sexta-feira, 18 de março de 2011

Aguas no rio Tarauacá

Defesa Civil, bombeiros e prefeitura continuam em
alerta e monitorando o nível dos rios nas cabeceiras
O nível do rio Tarauacá, foi registrado em 8,10 metros na manhã desta sexta-feira, 18, nove centímetros abaixo do que foi registrado na quinta. A redução da lâmina d’água mostra uma tendência à estabilização, mas não garante, ainda, uma vazante significativa nem afasta o risco de uma alagação de grandes proporções.
A Defesa Civil na cidade faz o monitoramento do rio Tarauacá e do rio Muru, que é o seu principal afluente. De acordo com o capitão José Guimarães Ferreira, os dois rios ainda continuam muito cheios nas cabeceiras, mas estáveis. “Se as chuvas reduzirem e o nível dos rios não subir mais, em dois ou três dias teremos uma vazante maior aqui em Tarauacá”, disse o oficial. No entanto, o capitão acredita que não dá para relaxar, haja vista que já foi registrada enchente forte até no mês de abril naquela cidade. “Vamos continuar monitorando o rio para evitar que sejamos pegos de surpresa.”
A cota de alerta do Tarauacá é de 8 metros, e a partir de 8,30 metros o rio já começa a desabrigar famílias. As primeiras a serem atingidas são as que residem nos bairros da Praia e Triângulo. Os dois são localizados às margens do rio e formam uma depressão que provoca o alagamento mais rápido que em outras regiões da cidade. Quando isso acontece, a Defesa Civil faz a retirada das famílias, que são levadas para a escola João Ribeiro e para a creche municipal. O governo do Estado está acompanhando a situação da cidade e já disponibiliza ajuda aos atingidos pela cheia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário