sexta-feira, 25 de março de 2011

Atendimento psicossocial

SESP quer ampliar ações do Núcleo de Apoio
Psicossocial aos agentes de segurança

Escrito por Nonato de Souza
Ascom - SESP

Secretário de Segurança e demais gestores visitam NAP e são recepcioados pela psicóloga Félix Belém 
A valorização do servidor público chega a Secretaria de Segurança Pública do Acre com maior ênfase, através das ações do Núcleo de Apoio Psicossocial - NAP.
O núcleo está em atividade desde março de 2008 e já fez 541 atendimentos. A valorização do servidor e a humanização dos serviços públicos é uma das prioridades do programa do Governo do Estado.
O NAP está sob responsabilidade gerencial da psicóloga Francisca Félix Belém, uma funcionária de carreira de SESP com 28 anos de “casa”. Ainda que pouco divulgado, tem prestado relevantes serviços na modalidade de atendimento psicossocial e ganha, na gestão do Secretário de Segurança Pública Dr. Reni Graebner, uma projeção de metas de atendimento também para policias militar e bombeiros militares, ainda no decorrer desde ano.
“Vamos trabalhar para dotar mos o NAP das condições necessárias para que o atendimento seja ampliado”, afirma o secretário.
O objetivo do NAP, de acordo com a psicóloga Francisca Félix Belém “é oferecer auxílio psíquicossocial aos policiais civis, militares e bombeiros da Secretaria de Estado de Segurança Pública, “por se constituírem profissionais vulneráveis dado às particularidades das funções que desempenham”.
A psicóloga conta que o núcleo nasceu a partir da constatação que na corregedoria de Polícia Civil havia acúmulo de processos administrativos contra servidores stressados, com dependência em álcool e outras substâncias químicas, sem oferecer nenhum um tipo de atendimento que pudesse recuperá-lo ao serviço público e em alguns casos eram até punidos com a perda da função e/ou emprego.
Com apoio de alguns abnegados, a servidora conseguiu formação profissional na área da psicologia e encampou uma luta interna para a implantação do núcleo.
Garante que a estrutura atual não é suficiente para atender a demanda. No entanto, confessa-se cheia de expectativas com a atenção que o NAP vem recebendo na atual gestão.
“Aqui fazemos atendimento psicossocial individual (diário), terapêutico em grupo de auto-ajuda (semanal). Supervisão e orientação para estagio de psicologia com acadêmicos na modalidade curricular obrigatório (semanalmente).
 Técnica de acolhimento; triagem, anamnese; palestras em eventos relacionados “convidados”. Atendimento Psicoterápico em Grupo (depressão e apoio a família, técnicas de relaxamento com os funcionários, semanalmente.
O secretário Reni Graebner fez uma visita ao NAP.  Inteirou- se da importância social do projeto e se dispões a não medir esforços para ampliar a estrutura funcional, dotando- o dos meios necessários para que alcance os objetivos propostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário