quinta-feira, 31 de março de 2011

ATOS INSTITUCIONAIS

ESTADO DO ACRE
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA-SESP
DEPARTAMENTO DE GESTÃO INTERNA DA SESP

EXTRATO DO CONTRATO Nº 017/2011

Contrato nº 017/2011, firmado entre a Secretaria de Estado de Segurança
Pública do Estado do Acre e a Empresa E. NOMINATO IMP. EXP.
OBJETO: O (A) CONTRATADO (A) se obriga a Fornecer material de
consumo (açúcar e café), para atender as necessidades da CONTRATANTE
e suas unidades.
VALOR: Dá – se ao contrato o valor global de R$ 4.806,00 (quatro mil
oitocentos e seis reais).
PRAZO: O prazo de prestação dos serviços será até o dia 31/12/2011.
PROGRAMA DE TRABALHO: 71900506181203721210000
ELEMENTO DE DESPESA: 33.90.30.00
FONTE DE RECURSOS: 100 - RP
DATA DA ASSINATURA: 04 de março de 2011.
ASSINAM: O Sr. Ildor Reni Graebner, pela SESP, e o do outro lado a
Sra. Elda Nominato, pela(o) CONTRATADO (A).
_________________________________________________________
ESTADO DO ACRE
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA-SESP
DEPARTAMENTO DE GESTÃO INTERNA DA SESP

EXTRATO DO CONTRATO Nº 018/2011

Contrato nº 018/2011, firmado entre a Secretaria de Estado de Segurança
Pública do Estado do Acre e a Empresa R. P. DA CUNHA - ME.
OBJETO: O (A) CONTRATADO (A) se obriga a Fornecer material de
consumo (limpeza e higiene), para atender as necessidades da CONTRATANTE
e suas unidades.
VALOR: Dá – se ao contrato o valor global de R$ 32.258,00 (trinta e dois
mil duzentos e cinquenta e oito reais).
PRAZO: O prazo de prestação dos serviços terá período de vigência de
12 (doze) meses, a partir da data da assinatura.
PROGRAMA DE TRABALHO: 7190050618120372121000
ELEMENTO DE DESPESA: 33.90.30.00
FONTE DE RECURSOS: 100 - RP
DATA DA ASSINATURA: 04 de março de 2011.
ASSINAM: O Sr. Ildor Reni Graebner, pela SESP, e o do outro lado o
Sr. Raimundo Pereira da Cunha, pelo (a) CONTRATADO (A).

GGI TEM PARTICIPAÇÃO DO GOVERNADOR

GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA


A 1ª reunião do ano de 2011, do Gabinete de Gestão Integrada ocorreu dia 29/03 no Auditorio da Secretaria de Segurança Pública, presidida pelo dr. Reni Graebner – Secretário de Segurança, contou com a participação dos seus membros, instituições que compõem o Sistema Integrado de Segurança Pública – SISP, e instituições como Tribunal de Justiça, Ministério Público, para juntos discutirem a política e estratégias para a segurança. A união dos esforços dessas instituições tem como objetivo fortalecer ações de enfrentamento a violência.
Na reunião, foram apresentados o plano de metas da secretaria de segurança que busca reduzir significativamente os índices de homicídios, tentativas de homicídios e lesão corporal, como também os acidentes de trânsito, foi apresentado os projetos empenhados em 2010, onde o Ministério da Justiça se comprometeu de repassar os recursos ao Estado.
O Gabinete de Gestão Integrada – GGI – é um órgão deliberativo e executivo, composto pelos Titulares dos órgãos que operam o Sistema Único de Segurança Pública – SUSP – e foi instituído pela Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP – desde 2003. Ele tem como objetivo operacionalizar ações com vistas a fomentar a integração institucional, através do SUSP.
O GGI, busca discutir e deliberar por consenso, questões, estratégicas e ações em segurança pública, sem hierarquia e respeitando a autonomia das instituições que o compõem, conduzindo o processo segundo as mediações do tripé diagnóstico-planejamento-avaliação.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Plano estratégico de Segurança Pública
 para 2011 é apresentado ao governador

Escrito por Nonato de Souza
Decom/SESP – Em 28/03/2011



 
O governador Tião Viana esteve reunido hoje pela manhã com todos os operadores de Segurança Pública, para se inteirar do planejamento estratégico de metas  de redução dos índices de violência  projetados para 2011.

Após ouvir a explanação dos técnicos da Secretaria de Segurança, polícia e Militar e Civil ele se disse satisfeito e aprovou o plano. Pediu maior concentração de esforço no combate  ao trafico de drogas e na área das comunicações para que todo a planejamento aprovado  possa ser  convertido em sensação de segurança para a população.

O governador disse que todos têm que ter humildade para falar das deficiências, unir esforços. Garantiu que pela oposição que ocupa não está acima do conhecimento dos gestores da segurança pública e sua função é garantir a governabilidade para que os planos, metas e projeções sejam alcançados. O plano estratégico de metas já  foi apresentando mas delegacias e batalhões militares de 18 municípios de Acre.

AS ferramentas são:

- PAINEL DE ACOMPANHAMENTO DOS INDICADORES DE VIOLÊNCIA;
- PAINEL DAS METAS OPERACIONAIS PARA A REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA;
- PAINEL DE MENSURAÇÃO DE RESULTADOS DAS OPERACÕES;
- PAINEL DE PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO

De acordo com o painel apresentado nas reuniões realizadas e agora aprovadas pelo governador, todos os setores   estão contemplado:

Operação Carnaval 2011 - Prevenir e reprimir os CVCV  no período do carnaval  Executores : Policia Civil, Polícia Militar, Detran, Furepol  Colaboradores: FEM, Prefeituras, Bombeiros, SAMU, RBtrans e Ciretrans, Conselho Tutelar, Juizado da Infância, Tribunal de justiça (Juizado Especial Criminal).
Operação Captura - Capturar  indivíduos com mandados em aberto na Regional. Executores: Policia Civil e Militar  Meta Mensal: Cumprir no mínimo 3 mandados de prisão. Operação Repressão ao Tráfico de Drogas - Combater o tráfico de drogas em territórios de alta incidência de venda . Executores: DRE e BOPE  Parceiros: Ministério Público, Polícia Federal  Meta Quadrimestral:  1 operação  com inteligência realizada na capital e 1 em cada regional do interior.

Operação  Arrastão  - Combater o tráfico  nos pontos quentes da Regional por um período de 24 horas . Executores: Policia Civil e Polícia Militar Meta Mensal:  1 operação saturação 24 horas realizada nas Regionais. 
Operação Saturação  - Estabelecer pontos fixos de abordagem e policiamento nos pontos quentes de violência e criminalidade. Executores:  Polícia Militar

Operação Boemia - Fiscalizar e abordagem em bares, inferninhos, boites, áreas de postos de combustível e vias públicas Executores: Policia Civil, Policia Militar, Furepol, Corpo de Bombeiros Militar Colaboradores: Conselho Tutelar, Semeia. Meta  Mensal: A partir de 30% dos estabelecimentos da regional/município De 20 a 30% dos  estabelecimento da regional/município.

Operação Sossego =  Combater os crimes ambientais, poluição sonora, alcoolemia e acidentes de trânsito na Regional/Município.  Executores:Batalhões Regionais da PM, Pelotão Florestal da PM,Detran,Policia Civil,  Colaboradores:  IMAC, SEMA, SEMEIA.
Meta Mensal  Acima de 1 operação na regional /município 1 operação na regional /município
Sem operação na regional /município
Operação Autoria de CVCV =  Identificar autoria de CVCV e Latrocínio. Executores: Policia Civil
Meta  Mensal:  Identificação de mais de 50%  de autores na regional/município.  Inferior a 50% dos autores  na regional/município.
Operação Visita Solidária - Acompanhar as vítimas de ameaça, lesão corporal e tentativa de homicídio.  Responsáveis: Policia Civil e Polícia Militar  Meta Semanal:  Acompanhamento de 100% das vítimas na regional/município  Acompanhamento de 80% das vítimas na regional/município. Inferior a 50% de acompanhamento de vítimas na regional/município .

Operação Laudo Prioritário  =  Priorizar os laudos dos inquéritos do CVCV de maneira a elaborá-los em até  10 dias do requisitório.  Executores  Departamento de  Polícia Técnica PC
Meta Semanal:  100% dos laudos elaborados no prazo.  50% a 99% dos laudos elaborados no prazo.  Inferior a 50%.

Operação Mulheres: Implementar e acompanhar a execução das medidas protetivas  Executores: DEAM Meta Mensal: Acompanhamento de 100% das vítimas na regional/município  Acompanhamento de 80% das vítimas na regional/município.  Inferior a 50% de acompanhamento de vítimas na regional/município.
Operação Corregedoria  em ação. Supervisionar escalas dos policiais civis nas delegacias, bem como dos oficiais de operações da Polícia Militar nas ruas, objetivando averiguar as atividade desempenhada e regularidade presencial e correicional. Executores: Corregedorias PC e PM
Meta Mensal; Supervisão de 5 ou mais unidades;   Supervisão de 1 a 4 unidades;  Sem supervisão
Operação Pagamento:  Reduzir os índices de roubo e furto no período de pagamento dos servidores públicos, através de ações de repressão e prevenção nas imediações de bancos e locais de grande concentração de pessoas  Executores : Polícia Militar e Polícia Civil  Meta Mensal Redução de 10% CCP em relação ao mesmo período do ano anterior. Redução de 5 a 9% CCP em relação ao mesmo período do ano anterior
Operação Festa Tranqüila: Operação em festas regionais com grande quantidade de participantes Executores: Polícia Militar, Polícia Civil, Detran , Furepol.  Meta Anual - Realização de 2 ou mais operações na Regional/município. Realização de 1 operação na regional/ município.

sexta-feira, 25 de março de 2011

SEM TOLERENCIA

Operação Álcool Zero é lançada em Rio Branco     
Samuel Bryan     25-Mar-2011 

Ações intensas de prevenção e repressão contra motoristas alcoolizados faz parte do Programa Estadual de Educação no Trânsito
A operação Álcool Zero começa nesta sexta-feira, 25, e vai até o fim de 2011 (Foto: Angela Peres/Secom)

Mudar a cultura popular que ainda insiste em juntar bebida e direção é o principal objetivo da Operação Álcool Zero. Lançada na manhã desta sexta-feira, 25, no Gabinete do Governo, a ação de parceria entre Detran e Polícia Militar pretende diminuir os números de acidentes de trânsito por causa de embriaguez ao volante em Rio Branco, principalmente nos fins de semana, através de medidas preventivas, além de repressão.
A operação faz parte da Campanha Pela Vida, lançada na quarta-feira, 22, pelo governador Tião Viana pela paz no trânsito. Em 2010, foram registrados 140 vítimas fatais em acidentes no Acre - 63 só na capital - por conta de imprudência, imperícia e negligência no trânsito.
A operação Álcool Zero começa nesta sexta-feira, 25, e vai até o fim de 2011. 32 homens da Polícia Militar farão barreiras de terça a domingo na capital acreana, intensificando bastante esse trabalho aos sábados e domingos, dias com maior média de acidentes, junto a bares e boates. Por noite, cada operação terá  duração de cinco a seis horas. “Queremos evitar tanto que os motoristas coloquem suas vidas em risco como a de pessoas inocentes”, comenta o tenente-coronel Mário César, da Polícia Militar.
O Detran também fará um importante trabalho de prevenção e educação, passando pelos ambientes de maior movimentação noturna da capital e orientando os motoristas a não dirigirem embriagados, além das consequências de serem pegos alcoolizados em uma barreira.
Segundo a diretora do órgão, Sawana Carvalho, “ingerir bebida alcoólica e pegar a direção não é mais um ato feito pela falta de conhecimento das consequências”.
Se o cidadão for flagrado dirigindo alcoolizado, será autuado no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro,resultando numa infração gravíssima, multa de R$ 900 e suspensão do direito de dirigir. Embora o teste durante uma blitz não seja obrigatório, o artigo 227 do Código de Trânsito Brasileiro estabelece que todo condutor de veículo automotor, envolvido em acidente de trânsito ou que for alvo de fiscalização de trânsito, sob suspeita de haver excedido os limites previstos, será submetido a testes de alcoolemia, exames clínicos, perícia ou outro exame por meios técnicos ou científicos, em aparelhos homologados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Hoje a frota do Acre é composta por 157 mil veículos e 160 mil condutores. A Campanha Pela Vida será  veiculada em rádio, televisão, outdoors e jornais. São utilizadas imagens reais ou representações da realidade (no caso dos spots para rádio). O objetivo é causar choque nas pessoas para que elas possam parar e refletir sobre as vidas que estão em jogo no trânsito e que a pressa é inimiga do tráfego.

Atendimento psicossocial

SESP quer ampliar ações do Núcleo de Apoio
Psicossocial aos agentes de segurança

Escrito por Nonato de Souza
Ascom - SESP

Secretário de Segurança e demais gestores visitam NAP e são recepcioados pela psicóloga Félix Belém 
A valorização do servidor público chega a Secretaria de Segurança Pública do Acre com maior ênfase, através das ações do Núcleo de Apoio Psicossocial - NAP.
O núcleo está em atividade desde março de 2008 e já fez 541 atendimentos. A valorização do servidor e a humanização dos serviços públicos é uma das prioridades do programa do Governo do Estado.
O NAP está sob responsabilidade gerencial da psicóloga Francisca Félix Belém, uma funcionária de carreira de SESP com 28 anos de “casa”. Ainda que pouco divulgado, tem prestado relevantes serviços na modalidade de atendimento psicossocial e ganha, na gestão do Secretário de Segurança Pública Dr. Reni Graebner, uma projeção de metas de atendimento também para policias militar e bombeiros militares, ainda no decorrer desde ano.
“Vamos trabalhar para dotar mos o NAP das condições necessárias para que o atendimento seja ampliado”, afirma o secretário.
O objetivo do NAP, de acordo com a psicóloga Francisca Félix Belém “é oferecer auxílio psíquicossocial aos policiais civis, militares e bombeiros da Secretaria de Estado de Segurança Pública, “por se constituírem profissionais vulneráveis dado às particularidades das funções que desempenham”.
A psicóloga conta que o núcleo nasceu a partir da constatação que na corregedoria de Polícia Civil havia acúmulo de processos administrativos contra servidores stressados, com dependência em álcool e outras substâncias químicas, sem oferecer nenhum um tipo de atendimento que pudesse recuperá-lo ao serviço público e em alguns casos eram até punidos com a perda da função e/ou emprego.
Com apoio de alguns abnegados, a servidora conseguiu formação profissional na área da psicologia e encampou uma luta interna para a implantação do núcleo.
Garante que a estrutura atual não é suficiente para atender a demanda. No entanto, confessa-se cheia de expectativas com a atenção que o NAP vem recebendo na atual gestão.
“Aqui fazemos atendimento psicossocial individual (diário), terapêutico em grupo de auto-ajuda (semanal). Supervisão e orientação para estagio de psicologia com acadêmicos na modalidade curricular obrigatório (semanalmente).
 Técnica de acolhimento; triagem, anamnese; palestras em eventos relacionados “convidados”. Atendimento Psicoterápico em Grupo (depressão e apoio a família, técnicas de relaxamento com os funcionários, semanalmente.
O secretário Reni Graebner fez uma visita ao NAP.  Inteirou- se da importância social do projeto e se dispões a não medir esforços para ampliar a estrutura funcional, dotando- o dos meios necessários para que alcance os objetivos propostos.

quinta-feira, 24 de março de 2011

A população do Município de Bujari recebeu resposta rápida do Governo do Estado, ao pedido de providências na área de Segurança Pública, para conter a onda de crimes contra o patrimônio registrados nos últimos meses.
Segurança Pública se reúne no Bujari para discutir criminalidade
Nonato de Souza
ASCOM/SESP




Delegado Paixão, diretor de
 Operações 
 representou o secretário
Na manhã desta quarta-feira, (23/03/2011) aconteceu uma reunião no Centro Comunitário do Bujari, com a presença do Diretor Operacional da Secretaria de Segurança Pública (SESP), delegado de Polícia Federal (aposentado) Alberto Paixão – representando o secretário de segurança Dr. Reni Graebner, o secretário de Polícia Civil, delegado Emylson de Farias, o comandante da Polícia Militar,Cel-PM José Anastácio, o prefeito João Edivaldo Teles de Lima, vereadores, comerciantes e professores.
Na pauta, busca de soluções conjuntas que reduzam a criminalidade e o restabelecimento da paz e segurança de todos. Governo do Estado determinou ações urgentes para normalizar o clima de insegurança. O prefeito João Teles  atribui esse clima de tensão   ao registro de um roubo ocorrido na semana passada. Uma comerciante foi atacada dentro de casa e agredida por uma quadrilha formada por três homens armados e ainda não identificados pela polícia.
O diretor da SESP, Aberto Paixão disse que todas as demandas seriam sanadas dentro das condições disponíveis e anunciou alguns investimentos tecnológicos que vai facilitar o trabalho da polícia no combate a criminalidade.
Uma das ferramentas é o SIGO - Procedimento Interado de Informações Única – que proporciona monitorar as ocorrências, os locais, o perfil de quem comete os crimes, o horário e o “modo operand”, a motivação e demais informações que permitem a polícia identificar em menor tempo, o infrator.
Além do SIGO, a implantação do Provedor Público Floresta Digital, a instalação de equipamentos de informática e a interligação de dados com todo sistema de segurança integrado na capital em tempo real.
A Polícia Militar está disponibilizando o retorno das viaturas lotadas no Pelotão do Bujari que estavam em manutenção. A eventual substituição de alguns agentes, o retorno do policiamento escolar e uma reunião periódica com os comerciantes para avaliar a política implantada e reformular procedimentos que não tenha rendido o resultado esperado.
 O secretário de Polícia Civil Emilson de Farias, reconheceu a necessidade de aumento do contingente de agentes civis. Garantiu que está em fase de conclusão um concurso público para a contratação de mais agentes e creditou o repentino aumento de ocorrências em Bujari a ação energica que as polícias (civil e militar) vêm imprimindo na capital forçando a migração da criminalidade para outros locais.  “Os municípios para mais próximos da capital tem sido alvo da preferência dos delinqüentes”, avalia.
Ao final o prefeito João Teles agradeceu o empenho do governador em atender de imediato o clamor do seu município. Colocou-se como parceiro incondicional para atuar no combate a violência em seu Município.
Bujari tem 8 474 habitantes. Está a 20 km de distância da capital e tem uma área de 3.467 habitantes., faz limites com Rio Branco, Porto Acre e Sena Madureira. Foi criado em 28 de abril de 1992.

quarta-feira, 23 de março de 2011

PESQUISA

GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA-SESP

DEPARTAMENTO DE GESTÃO INTERNA DA SESP

EXTRATO DO CONTRATO Nº 015/2011

Contrato nº 015/2011, firmado entre a Secretaria de Estado de Segurança  Pública do Estado do Acre e o Senhor MICHELE MAURI.

OBJETO: Constitui objeto do contrato a prestação de serviços de acompanhamento  junto ao IPEA/ACRE, da formulação de métodos de pesquisa de opinião sobre a satisfação dos usuários e a sensação de segurança  no município de Rio Branco - AC.

VALOR: Dá – se ao contrato o valor total de R$ 6.000,00 (seis mil reais).
VIGÊNCIA: O contrato vigerá de 10.03.2011 à 10.05.2011.
PROGRAMA DE TRABALHO: 71900521210000.
ELEMENTO DE DESPESA: 33.90.36.00
FONTE DE RECURSOS: 100 - RP
DATA DA ASSINATURA: 03 de março de 2011.

ASSINAM:
O Sr. Ildor Reni Graebner, pela SESP, e o do outro lado o
Sr. Michele Mauri, pelo contratado.

Inteligência

ESTADO DO ACRE
DECRETO Nº 1.441 DE 22 DE MARÇO DE 2011


O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE, no uso da atribuição que lhe confere o art. 78, inciso VI, da Constituição Estadual,
RESOLVE:

Art. 1º Nomear ALIETH MARIA GABRIEL GADELHA, para exercer o cargo de Diretora Executiva de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública– SESP.

Art. 2° Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos a contar de 3 de março de 2011.

Rio Branco-Acre, 22 de março de 2011, 123° da República, 109º do
Tratado de Petrópolis e 50º do Estado do Acre.

Tião Viana
Governador do Estado do Acre

domingo, 20 de março de 2011

COMBATENDO AS DROGAS

MP promove concurso para combater
drogas  aos estudantes de Sena Madureira

Nonato de Souza
ASCOM/SESP
 Em 18/03/2011



Autoridades e pessoas da comunidade lotaram o auditório da escoçla Estadual Julio Matiolle em Sena Madureira
Durante anos, câncer e AIDS foram responsáveis pela atenção máxima da ciência. Combatê-los era prioridade absoluta até que no final da década de 70, sugiram as drogas.

Claro não havia a dimensão contemporânea. A repressão era a única política publica voltada para combatê-la. Mas aí sua expansão fugiu ao controle.
Hoje é considerada “questão” de saúde pública e discutida em três principais eixos: Prevenção, Tratamento e Redução de Danos. Neste contexto, não se descartam a repressão como mecanismo de punição.

Para o procurador geral do Ministério Público do Acre, Samy Barbosa: “Para cada dez crimes envolvendo homicídios, roubos e furtos, oito estão ligados diretamente ao trafico e consumo de drogas”.

Enquanto o coordenador do Conselho Estadual de Entorpecentes, professor Mário Elder, avalia as drogas como sendo um inimigo poderoso: “Temos que vencer o prazer que a droga causa no primeiro momento (até levar o usuário à total dependência) e o dinheiro”.

E explica: “Na avaliação do setor especializado da ONU, as drogas já superaram o PIB Americano no montante do capital envolvido, segundo dados de 2010”.

O mundo busca alternativa para eliminar inimigo tão poderoso. No Acre não é diferente! Políticas de combate às drogas e seus efeitos na sociedade é uma das principais políticas públicas do Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública.

É discussão principal na elaboração do planejamento estratégico de metas de redução dos índices de violência da Segurança de Segurança Pública (SESP) para 2011.

No âmbito do Ministério Público Estadual, as drogas é também destaque no seu plano estratégico de metas previstas para este ano.

Na última quinta-feira dia 17, Governo do Estado e Ministério Púbico, assinaram convênio voltado para combater o crime organizado, principalmente o tráfico de drogas no Município de Sena Madureira (distante a 170 km de Rio Branco).  
“Pelo alto índice de registros de ocorrências policiais, envolvendo uso e tráfico de drogas”. Ratifica o delegado geral de polícia no municio, delegado Alberto Falistes.

O Ministério de Público de Sena Madureira está literalmente envolvido no assunto. Na sexta-feira 18, reuniu autoridades, líderes sindicais, estudantis, comunitários, professores e alunos - no auditório da Escola Estadual de Ensino Médio Julio Matiolli - para o lançamento do 1º Concurso Cultural: “Combate as Drogas Ações Pela Vida”.
“Esse concurso foi elaborado a partir do envolvimento de setores e segmentos organizados da sociedade de Sena Madureira”, afirma a promotor chefe do MP daquele município, Vanessa de Macedo Muniz.

O diretor de Operações da SESP, delegado de Polícia Federal (aposentado) Alberto Nascimento Paixão, representou o secretário de Segurança Reni Graeber.  Avalia todos como responsáveis pelo estágio atual em que as drogas chegaram:

“Os pais por omissão, os educadores por medo e as autoridades por não terem dado a importância necessária ao assunto. Quando se tratar de drogas, podemos ser tudo, menos omissos. Precisamos ter coragem e confiança nas instituições para vencer o inimigo tão poderoso”.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Aguas no rio Tarauacá

Defesa Civil, bombeiros e prefeitura continuam em
alerta e monitorando o nível dos rios nas cabeceiras
O nível do rio Tarauacá, foi registrado em 8,10 metros na manhã desta sexta-feira, 18, nove centímetros abaixo do que foi registrado na quinta. A redução da lâmina d’água mostra uma tendência à estabilização, mas não garante, ainda, uma vazante significativa nem afasta o risco de uma alagação de grandes proporções.
A Defesa Civil na cidade faz o monitoramento do rio Tarauacá e do rio Muru, que é o seu principal afluente. De acordo com o capitão José Guimarães Ferreira, os dois rios ainda continuam muito cheios nas cabeceiras, mas estáveis. “Se as chuvas reduzirem e o nível dos rios não subir mais, em dois ou três dias teremos uma vazante maior aqui em Tarauacá”, disse o oficial. No entanto, o capitão acredita que não dá para relaxar, haja vista que já foi registrada enchente forte até no mês de abril naquela cidade. “Vamos continuar monitorando o rio para evitar que sejamos pegos de surpresa.”
A cota de alerta do Tarauacá é de 8 metros, e a partir de 8,30 metros o rio já começa a desabrigar famílias. As primeiras a serem atingidas são as que residem nos bairros da Praia e Triângulo. Os dois são localizados às margens do rio e formam uma depressão que provoca o alagamento mais rápido que em outras regiões da cidade. Quando isso acontece, a Defesa Civil faz a retirada das famílias, que são levadas para a escola João Ribeiro e para a creche municipal. O governo do Estado está acompanhando a situação da cidade e já disponibiliza ajuda aos atingidos pela cheia.

quinta-feira, 17 de março de 2011

TREINAMENTO

Policiais participam de Curso de Ações
Táticas oferecido pelo Governo     
Tatiana Campos   / 17-Mar-2011 
Curso terá aulas teóricas e práticas em ambientes de selva, aquático e aéreo, incluindo paraquedismo
Foto: Sérgio Vale)



Governador ministrou aula inaugural na presença de autoridades militares e participantes do curso
Fazer 50 abdominais em um minuto, correr (com fardamento completo) dez quilômetros em uma hora e suportar pressões psicológicas extremas. Esses são alguns dos desafios físicos e emocionais aos quais 45 policiais estarão submetidos no Curso de Ações Táticas do Batalhão de Operações Especiais (Bope).
O curso faz parte da política de valorização e formação continuada que o governador Tião Viana vai executar em seu governo. É coordenado pelo Bope e supervisionado pelo Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps). Com duração de 49 dias, a aula inaugural, com a presença do governador, foi realizada na manhã desta quinta-feira, 17, no auditório da Biblioteca Pública.
O sargento Sidney Jesus, há 14 anos no Bope, foi um dos aprovados no teste de seleção e espera concluir o curso, que teve sete desistentes na semana zero. “É uma oportunidade para me aperfeiçoar. Primeiro, é um momento de melhorar os conhecimentos, de aprimorar a formação. Mas, além de tudo isso, é uma grande satisfação pessoal participar desse curso”, avalia.
O coordenador do curso, tenente-coronel Ulysses Araújo, explica que os participantes são submetidos a uma pressão psicológica intensa e levados aos limites físicos e emocionais. “A intenção é prepará-los para tomada de decisões sob forte pressão, como em tomadas de reféns. É um curso que testa os limites, que exige muito esforço e que nem todos conseguem terminar. Eles estão conscientes de que vão passar por situações extremas”, disse.
O governador Tião Viana falou do orgulho de proporcionar um curso especializado como esse para os policiais acreanos. O curso, aliás, foi aberto para participantes de Rondônia e Amazonas. “É um desafio. No Rio de Janeiro, de 60 policiais que iniciaram, apenas 17 concluíram. Quero dizer que estarei ao lado dos que desistirem, porque cada um sabe o seu limite. Tenho certeza de que cada um tem plena consciência dos desafios impostos. O curso abre perspectivas de um tempo de valorização na carreira policial”, declarou.

Cancelamento de Missão

Missão de autoridades de Rondônia ao Acre foi cancelada
Nonato de Souza
Ascom / SESP

A visita oficial do Secretário de Segurança Defesa e Cidadania de Rondônia, delegado de Polícia Federal, Marcelo Nascimento Bessa, prevista para às 9:00hs., desta quinta-feira dia 17, a Rio Branco, foi cancelada.
O avião de propriedade do Governo Estado de Rondônia, que seria usado para o transporte das autoridades rondonienses ao Acre, apresentou problemas técnicos e não pode decolar.
Além deste fator, o secretário rondoniense explicou por telefone que os distúrbios registrados no canteiro de obras da construtora responsável pela usina hidrelétrica do Jirou, impediu o deslocamento da equipe para fora do Estado. A assessoria do secretário Marcelo Bessa está providenciando outra data em sua agenda para que o projeto de vir ao Acre seja finalmente realizado.

Combatendo as Drogas

Governo do Acre e Ministério Público assinam
convênio de campanha contra as drogas     
Samuel Bryan    
17-Mar-2011 
Acordo realiza ações de prevenção em Sena Madureira junto à comunidade estudantil
(Foto: Gleilson Miranda/Secom)
 Governador ressaltou o poder da união institucional no combate às drogas


Combater as drogas, principalmente entre os jovens, é um dos maiores objetivos do Ministério Público Estadual e do Governo do Acre. Assim, ambos assinaram na manhã desta quinta-feira, 17, no Gabinente do Governador, um termo de cooperação e adesão ao projeto Concurso de Combate às Drogas: Ações Pela Vida.
A campanha é destinada primeiramente à cidade de Sena Madureira e consiste em ações de prevenção como palestras, desenvolvimento de trabalhos livres no ambiente escolar e estímulo à comunidade.
“Ações como essa fazem parte do planejamento estratégico do Ministério Público, que envolve ouvir a comunidade”, conta Sammy Barbosa Lopes, procurador-geral de Justiça do Acre. As drogas são uma preocupação prioritária na sociedade, por isso o MPE resolveu sair em ações práticas, começando por esse combate e prevenção às drogas em Sena Madureira, que deve se estender a todo o Estado. “Se, por um lado, temos a integração da América Latina fazendo fronteira com mais dois países, por outro, faz-nos um corredor de substâncias ilícitas que temos de combater.”
O governador Tião Viana ressaltou a importância da iniciativa do MPE. “Que a gente se una no combate às drogas, na prevenção e na repreensão também”, disse. Ele reforçou o respeito ao Ministério Público e a esperança de que, com essa união institucional, chegue-se muito mais longe na grande batalha de combate às drogas.
O evento também contou com a participação do assessor da Juventude, Thiago Higino, da chefe do Gabinete Civil, Márcia Regina, e do presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes, Mario Helder. O secretário de Segurança, Ildor Graebner, citou as ações de segurança do Estado na repreensão às drogas, mas lembrou: “A prevenção é tão importante quanto a repreensão”.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Trocando experiências

Secretário de segurança pública de Rondônia
vem conhecer políticas  de segurança do Acre

Escrito por Nonato de Souza
ASCOM/SESP

O Secretário de Segurança Defesa e Cidadania de Rondônia, delegado de Polícia Federal, Marcelo Nascimento Bessa, chega hoje a Rio Branco para uma visita oficial de dois dias.

Vem acompanhado do comandante da Polícia Militar Cel-PM Paulo Cezar de Figueiredo, do Comandante do Corpo de Bombeiros Cel - BM Lioberto Caetano de Souza e do diretor da geral a Polícia Civil, delegado Claudionor Soares Muniz.

A comitiva rondoniense será recepcionada pelo secretário de Segurança Pública do Acre delegado federal Reni Graebner, em seu gabinete de trabalho às 09:00hs. Do encontro participa ainda o secretário adjunto operacional/Ac, delegado do Polícia Federal Alberto Paixão, o comandante da Polícia Militar/Ac Cel- PM José dos Reis Anastácio o comandante do Corpo de Bombeiros Cel-BM Flávio Ferreira Pires e o secretário de Polícia Civil, Dr. Emiylson de Farias.

As autoridades de Rondônia vêm conhecer o Sistema Integrado de Gestão Operacional de Segurança Pública. O Programa de Polícia Comunitária e promover a troca de experiências com às autoridades em segurança pública do Acre.

Na agenda oficial dos rondonienses consta ainda uma visita ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) e visita ao quartel da Polícia Militar. Dia 18 (sexta-feira) haverá visita ao Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (CIEPS), as 10:00hs visita ao gabinete do secretário de Polícia Civil, dr. Emylsom de Farias, ao Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (BOPE) e encerrando a programação as 17:00hs uma visita ao hangar do Centro Integrado de Operações Aéreas do Acre (CIOPAER-AC).

terça-feira, 15 de março de 2011

Prisões justificadas

Justiça justifica prisão dos envolvidos no “Caso Pinté
     
Samuel Bryan    
15-Mar-2011
 
Carlos Bayma, Manoel Cirino e Paulo Araújo tiveram prisão decretada

O delegado da Polícia Civil Carlos Alberto da Costa Bayma foi preso nesta segunda-feira, 14, junto com o agente de Polícia Civil Manoel Araújo Ferreira, conhecido como Manoel Cirino, e Paulo César Ferreira de Araújo. Os três foram acusados de envolvimento no assassinato de Fernando José da Costa, o “Pinté”, ocorrido em maio de 2010.
A prisão preventiva foi decretada pelo juiz de Direito da Comarca de Acrelândia, Gilberto Matos. De acordo com a autoridade policial que conduz o inquérito, Bayma, Manoel Cirino e Paulo César estariam praticando os crimes de prevaricação, abuso de poder, suborno e coação no curso do processo. Segundo as acusações, os envolvidos estariam tentando mudar os depoimentos de testemunhas do crime de homicídio cometido contra "Pinté".
As acusações também apontam que Carlos Bayma expediu intimação às testemunhas do Caso Pinté para que comparecessem à 2ª DP em Rio Branco, sem nenhuma atribuição legal para tanto. Lá, ele teria “contado a verdade sobre o caso”, mudando a versão dada anteriormente pela testemunha.
A prisão preventiva foi justificada: “Como necessária à garantia da ordem pública, a fim de demonstrar aos representados e à comunidade como um todo que a Justiça não tolera intervenções ilegais nos feitos sob a sua competência, e que todos aqueles que forem intimados para colaborarem como testemunhas de um processo criminal podem ficar tranquilos de que não serão alvos de pressão, ameaça, importunação e retaliação. Pelo fato de terem colaborado com investigações criminais”.
Na mesma decisão, Gilberto Matos negou a prisão preventiva do advogado Sanderson Moura, que patrocina a defesa dos acusados, requerida pelo delegado responsável pelo inquérito policial. O Ministério Público também se manifestou pelo indeferimento do pedido.
Vereadores de Assis Brasil são recebidos
em  audiência pelo secretário de segurança

Comissão de vereadores de Assis Brasil em audiência com o secretário de segurança pública

Uma comissão de vereadores do Município de Assis Brasil, distante 319 km da capital, foi recebida em audiência na manhã desta terça-feira, 15, pelo secretário de segurança pública Dr. Reni Graebner.
A comissão liderada pela presidente da câmara de vereadores Antônia Cavalcante, veio a Rio Branco fazer reivindicações para segurança pública no município.
Na área da Policia Civil os vereadores pediram reforma e ampliação na delegacia local, contratação de mais agentes e infra estrutura como equipamentos de informática e internet. Reclamaram das ações das polícias Militar e Federal durante as operações e blitzes, por excesso nas abordagens e na maneira como seus integrantes estão agindo contra a população.
Os comerciantes sentem se prejudicados com o rígido controle no horário de funcionamento de bares e restaurantes, afirmam. Dos fiscais da Receita Federal, se queixam da falta de informações sobre o que pode ou não ser comprado no lado peruano e concentraram o maior número de queixas contra o representante da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em Assis Brasil. Segundo os vereadores, ele controla a compra de qualquer produto peruano, inclusive material de construção.
O secretário Reni Graebner esteve recentemente em Assis Brasil. Conhece a realidade local e já havia tomado providências sobre a maioria das reivindicações posta na reunião pelos vereadores. Disse que a parte de estrutura na área de segurança é uma das prioridades do governo do Estado e já estão sendo postas em práticas, mas admite: “É necessário humanizar o atendimento a população”.
Como primeira providência está se deslocando para a Assis Brasil nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira dia 16, uma equipe formada pelo secretário adjunto Ermício Sena, o delegado de Polícia Civil, Henrique Maciel, o subcomandante da Polícia Militar Cel-PM Paulo Cezar Rocha dos Santos e o assessor da Secretaria de Articulação Polícia, Gilvandro de Assis.
A missão já estava com viajem agendada. A data apenas coincidiu com vinda dos vereadores de Assis Brasil a capital. No município essas autoridades irão ouvir a comunidade, os comerciantes, os políticos e os chefes das organizações policiais.
Tem a missão de resolver as demandas possíveis e fazer os encaminhamentos necessários para que o secretário Reni Graebner possa discutir o assunto com o governador Tião Viana.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Combatendo a violência

Plano estratégico de Segurança Pública
para 2011 chega a todo o Estado
Escrito por Nonato de Souza
Decom/SESP - Em 14/03/2011

A Secretaria de Segurança Pública (SESP) elaborou um plano estratégico de metas para reduzir os índices de violência no Estado. Este plano tem sido alvo de reuniões com os comandos militares e delegados da capital e do interior.
A redução dos fatores de violência foram planejadas a partir das informações do banco de dados e coletadas no período de 2005 a 2010. A meta é reduzir de 6 a 7 por cento  os indicadores de crimes violentos contra a vida, bem como valorizar as ações dos policiais, mediante o pagamento de premiações.
Dentre as premiações está assegurado o pagamento de R$ 1.500 (Um mil e Quinhentos Reais) anualmente em duas parcelas para os agentes de polícia civil (valorização de atividade policial – VAP) desde que seja atingida as metas de redução da taxa de homicídios, crime contra a vida, contra o patrimônio e desbaratamento de quadrilhas.
Já para os agentes da Policia Militar o pagamento da Valorização da Atividade Militar (VAM) é o mesmo, mas as metas são: redução da taxa de homicídios, apreensão de drogas, armas e redução dos crimes de roubos.
O secretário Reni Graebner explica que entre janeiro e fevereiro deste ano houve redução de 58,33 por cento nos índices de violência. Já fazem parte do plano estratégico e atendem satisfatoriamente o choque de gestão exigido pelo governador Tião Viana.
Graeber esclareceu que o plano foi concebido para atender prioritariamente a população, mas ao final, todos saem ganhando. Nas visitas ao interior, o secretário e assessores faz o detalhamento do plano estratégico. Coleta dados e ouve sugestões, passa orientações técnicas aos policiais civis e militares quanto à utilização de ferramentas de planejamento, monitoramento e gestão a ser utilizada no decorrer de 2011.

AS ferramentas são:

- PAINEL DE ACOMPANHAMENTO DOS INDICADORES DE VIOLÊNCIA;
- PAINEL DAS METAS OPERACIONAIS PARA A REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA;
- PAINEL DE MENSURAÇÃO DE RESULTADOS DAS OPERACÕES;
- PAINEL DE PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO

Hoje a equipe está em Acrelândia. Amanhã estará em Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, dia 16 em Rodrigues Alves, dia 17 e 18 em Tarauacá e Feijó. O ciclo de visitas se encerrará dia 22 de março.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Acrelândia para quem não conhece

Acrelândia fica a 110 km de Rio Branco e diante de sua estrutura física, logo se percebe que é uma cidade planejada. Município de economia rural forte, a localidade se destaca pela produção de grãos (milho e arroz) experiências positivas com a soja, algodão, lacticínios, bem como na exportação de banana e frutas regionais.

Assista o video

http://www.youtube.com/v/43q9l6EwbkI?fs=1&amp;hl=pt_BR"></param><param

quinta-feira, 10 de março de 2011

Carnaval da Paz

Carnaval 2011 foi um dos mais
tranquilos dos últimos anos
Tião Vitor/9-Mar-2011 
 
Gestores da segurança pública havaliam ter sido um dos carnavais mais tranquilos dos últimos tempos
O que já era possível de perceber durante as quatro noites de folia realizadas na avenida Amadeo Barbosa foi comprovado através de númerosoficiais: o carnaval 2011 foi um dos mais tranquilos dos últimos anos. Os números foram apresentados pela equipe de segurança pública do governo do Estado na tarde desta quarta-feira, 9, durante entrevista coletiva realizada no Comando-Geral da Polícia Militar.
Os números registram uma redução sensível no número de ocorrências em relação aos dois últimos anos. Em 2009 foram registradas 293 ocorrências. Já em 2010, o número de ocorrências foi de 220. Já neste carnaval, o número de ocorrências foi de apenas 146 registros. “Temos que levar em conta que esses dados refletem, também, o número de ocorrências registradas no entorno da avenida Amadeo Barbosa, diferente do que ocorria nos anos anteriores onde se registrava apenas o ocorrido no lugar do carnaval”, disse o comandante da Polícia Militar, coronel José dos Reis Anastácio. “Outro fator que devemos levar em consideração é que as noites de carnaval se estenderam até às 3 horas da madrugada”, completou.
No interior do Estado, foi registrado um total de 244 ocorrências. A cidade com maior número foi Feijó, que teve um total de 75 ocorrências registradas. Santa Rosa, Manoel Urbano e Porto Valter tiveram apenas três ocorrências registradas.
No trânsito não foi diferente. A diretora do Detran, Sawana Carvalho disse que apenas um acidente com vítima fatal foi registrado na BR-317, na cidade de Capixaba. Os motivos do acidente devem ser investigados pela Polícia Rodoviária Federal, haja vista que aquela rodovia está sob a jurisdição daquela força policial. “Além deste, tivemos apenas três casos em que os motoristas tiveram que ser encaminhados ao pronto-socorro pelo Samu. Mas os ferimentos foram de menor gravidade”, contou. Sawana credita a tranquilidade no trânsito ao trabalho feito pelas polícias e aos apelos feitos pelas autoridades para que as pessoas buscassem se divertir e respeitar a vida, não dirigindo sob o efeito de álcool. “A presença das autoridades de trânsito, bem como a conscientização do condutor acreano contribuiu muito para o sucesso que obtivemos durante o carnaval”, completou.
Carnaval para os policiais
O coronel José dos Reis Anastácio elogiou a atuação das forças de segurança que trabalharam durante todo o carnaval. Ele disse que a tranquilidade registrada nas quatro noites de evento só foi possível graças à atuação dos abnegados homens e mulheres que trabalharam durante as noites de evento.
Como forma de reconhecimento e recompensa pelo trabalho eficaz, a Polícia Militar e o governo do Estado devem promover uma festa exclusiva para essas pessoas. O evento está programado para a sexta-feira, 11.
“Essas pessoas se doaram incansavelmente para que o resultado desse carnaval fosse o melhor possível. Por isso estamos reconhecendo de publico o excelente trabalho que esse policiais desenvolveram nesses dias”, afirmou.
Confira abaixo os números de ocorrências registradas em todo o Estado durante o carnaval:
REGISTROS DO INTERIOR  MUNICIPIO QTD
CRUZEIRO DO SUL ...................................64
RODRIGUES ALVES...................................16
MAL. THAUMATURGO ..............................4
PORTO VALTER .........................................3
TARAUACA ..............................................24
FEIJO ........................................................75
SENA MADUREIRA ...................................30
MANOEL URBANO ....................................3
SANTA ROSA DO PURUS ...........................3
PORTO ACRE ...........................................12
SENADOR GUIOMARD ............................22
PLACIDO DE CASTRO ................................4
ASSIS BRASIL ............................................12
BRASILEIA ................................................11
XAPURI .....................................................15
TOTAL ....................................................244