terça-feira, 31 de maio de 2011

Treinamento

 CIOPaer  orienta gerentes do Ciosp
sobre acionamento do Helicóptero

Escrito por Nonato  de Souza
Ascom/SESP



Gerentes operacionais do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) estão recebendo informações detalhadas sobre as diretrizes de uma portaria da Secretaria de Segurança (SESP) normatizando sobre qual situação o Helicóptero Harpia 01 pode ser acionado, a partir do Centro Integrado de Operações Policiais Aéreas (CIPaer).
A Portaria N° 55 de 16 de março de 2010, estabelece que operações áreas de Segurança Pública sejam às atividades típicas de policiamento ostensivo. Manutenção da ordem pública, Defesa Civil e de Policia Judiciária, apoio ao cumprimento de ordem judicial, controle e monitoramento de tumultos, resgates, busca e salvamento terrestre e aquático, ressalvadas a competência dos órgãos integrantes do Sistema de Saúde – SUS.
O treinamento dos oficiais do CIOSP – explica o piloto de Helicóptero Ten-PM Samir Rogério Freitas - busca fornecer informações, integrar as operações do Ciosp, os pilotos e a tripulação do CIOPaer, esclarecendo eventuais dúvidas sobre as situações em que o CIOPS pode acionar emergencialmente o uso do Helicóptero.
O piloto 1º Ten-PM Samir explica: “De acordo com a portaria da SESP, o CIOSP pode acionar o Harpia 01, sem autorização prévia, nas situações urgentes e de proteção a vida. Ao patrimônio para atender as demandas da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Civil, desde que observado os procedimentos operacionais padrão.
Conforme a população teve conhecimento através da imprensa, na noite de terça feira um casal de jovens foram assaltados e seqüestrado por dois elementos anda não identificado.
O CIOSP agiu de acordo os procedimentos. Acionou o Hárpia 01 por volta de 1:00h da manhã. O nevoeiro impediu a decolagem imediata da aeronável mas tão logo as condições  de tempo se tornaram favoráveis  o helicóptero  decolou em apoio as forças terrestres.
No treinamento aos oficiais do CIOPS, consta um sobre vôo do aeroporto ao centro da cidade. Cada gerente participou do “vôo treino” e agora tem a noção exata entre o tempo do pedido  e a resposta do atendimento.
Esses treinos são importantes para que as ações sejam integradas em tempo real. Para proporcionar os operadores do CIOSP, informações do nosso procedimento operacional entre o tempo do pedido e o deslocamento  da aeronave para atender o chamado”, explica o tenente Samir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário