Escrito por Nonato de Souza
Ascom/SESPGerentes operacionais do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) estão recebendo informações detalhadas sobre as diretrizes de uma portaria da Secretaria de Segurança (SESP) normatizando sobre qual situação o Helicóptero Harpia 01 pode ser acionado, a partir do Centro Integrado de Operações Policiais Aéreas (CIPaer).
A Portaria N° 55 de 16 de março de 2010, estabelece que operações áreas de Segurança Pública sejam às atividades típicas de policiamento ostensivo. Manutenção da ordem pública, Defesa Civil e de Policia Judiciária, apoio ao cumprimento de ordem judicial, controle e monitoramento de tumultos, resgates, busca e salvamento terrestre e aquático, ressalvadas a competência dos órgãos integrantes do Sistema de Saúde – SUS.
O treinamento dos oficiais do CIOSP – explica o piloto de Helicóptero Ten-PM Samir Rogério Freitas - busca fornecer informações, integrar as operações do Ciosp, os pilotos e a tripulação do CIOPaer, esclarecendo eventuais dúvidas sobre as situações em que o CIOPS pode acionar emergencialmente o uso do Helicóptero.
O piloto 1º Ten-PM Samir explica: “De acordo com a portaria da SESP, o CIOSP pode acionar o Harpia 01, sem autorização prévia, nas situações urgentes e de proteção a vida. Ao patrimônio para atender as demandas da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Civil, desde que observado os procedimentos operacionais padrão.
Conforme a população teve conhecimento através da imprensa, na noite de terça feira um casal de jovens foram assaltados e seqüestrado por dois elementos anda não identificado.
O CIOSP agiu de acordo os procedimentos. Acionou o Hárpia 01 por volta de 1:00h da manhã. O nevoeiro impediu a decolagem imediata da aeronável mas tão logo as condições de tempo se tornaram favoráveis o helicóptero decolou em apoio as forças terrestres.
No treinamento aos oficiais do CIOPS, consta um sobre vôo do aeroporto ao centro da cidade. Cada gerente participou do “vôo treino” e agora tem a noção exata entre o tempo do pedido e a resposta do atendimento.
Esses treinos são importantes para que as ações sejam integradas em tempo real. Para proporcionar os operadores do CIOSP, informações do nosso procedimento operacional entre o tempo do pedido e o deslocamento da aeronave para atender o chamado”, explica o tenente Samir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário