sexta-feira, 20 de maio de 2011

Concluida 1ª etada

SESP conclui implantação dos fóruns
 de segurança pública na capital
 
Escrito por Nonato de Souza
 Assessoria /SESP
 
 
Encerramento de implantação de fóruns comunitário na 5ª Regional de segurança pública

A Secretaria de Segurança Pública (SESP), concluiu no final desta quinta-feira 19, o projeto de implantação dos Fóruns Comunitários de Segurança Pública na capital. Os fóruns são canais permanente de comunicação entre o Governo do Estado e as comunidades e fazem parte no Planejamento Estratégica de Metas da SESP para redução dos índices de criminalidade.
Na visão do secretário de segurança Reni Graebner: “A realização dos fóruns permitirá que um diagnóstico amplo possa propor ao Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública iniciativas que somente os órgãos de segurança do município podem visualizar como sendo viáveis e adequadas as suas especificidades, tanto do ponto de vista operacionais quando dos elementos que compõe a rede governamental e não governamental de cada município”.
Ermício Sena, Secretário Adjunto de Segurança está à frente da coordenação estadual dos fóruns, lembra que o governador Tião Viana determinou a interação dos órgãos de segurança junto à comunidade, através de suas representações. “Essa será a maneira de validar o nosso Plano de Metas”, comenta.
Da implantação dos fóruns participam os representantes da segurança pública de cada regional. Diretores de escolas, comerciantes, sindicatos e demais setores organizados da sociedade.
Representes do Ministério Público e do Judiciário. Trabalhadores e representes da comunidade, presidentes de associações de moradores e representes da administração estadual e municipal.
Como o fórum é regionalizado e permanente, é a própria comunidade quem define dia, local e data em que o fórum será convocado, bem como a pauta da reunião.
As demandas serão levadas ao âmbito da segurança pública e dado a solução. Uma forma justa, democrática e participativa da população. Onde a comunidade aponta as ações que pretende sejam implantadas para segurança pública daquela comunidade.  Delegados e comandantes militares da regional prestarão contas trimestralmente ao fórum dando conta de suas ações. Discutem a planejam as ações futuras.

Por ocasião do encerramento dessa primeira etapa, ocorrida no auditório da delegacia da 5ª Regional (Conjunto Senador Adalberto Sena), o coordenador do Fórum da 2ª Regional, Francisco Pereira da Silva, disse que a implantação do fórum era o que estava faltando como canal de diálogo popular. “Antes tínhamos nossas reivindicações, anseios e sugestões, mais não tínhamos o interlocutor. Discutia mos internamente nossos problemas, mas sem nenhuma solução prática. Estou muito satisfeito e confiante nas melhorias que virão”.
 O morador Antônio Magalhães, líder comunitário do bairro Montanhês, disse serem visíveis as mudanças na área de segurança pública. “Agora com a implantação dos fóruns comunitário a tendência é melhorar”
 
 Evolução da implantação dos fóruns

 O 1º Fórum foi implantando como um projeto piloto, dia 11 de maio em Xapuri com excelente participação popular. Na capital o primeiro fórum foi implantado dia 4 de abril na 3ª Regional - na área da Sobral. O coordenador e vice eleitos foram Francisco das Chagas da Silva Matias e Lídia Britto de Souza, respectivamente.
Dia 11 de abril foi implantado o Fórum da 1ª Regional, na área da Cadeira Velha. Foram eleitos coordenador e vice, Raimundo Nonato Gomes e Valdisa Mendes da Costa. No dia 12 foi implantado o fórum da 2ª Regional na área do Segundo Distrito.  Foram eleitos o coordenador Francisco Pereira da Silva e seu vice Francisco Barroso da Costa 
No dia 17 de abril foi implantado o fórum na 4ª Regional (área da Estação Experimental e Distrito Industrial). Foram eleitos Antônio Valério de Albuquerque e Leonilde Oliveira dos Santos e finalmente dia 19, foi implantado o fórum permanente da 5ª Regional, na área do bairro Placas, Xavier Maia e outros. Para coordenado da regional foram eleitos José da Costa Nascimento e seu vice Claudia Alves Clementino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário