segunda-feira, 16 de maio de 2011

Prevenção através da capacitação


Ação de Governo contra uso de drogas
capacita professores na zona rural

 Escrito por nonato de Souza
Ascom/SESP

Professores da zona rural foram capacitados pelo Conem a combater uso de drogas nas escolas
Escola atende 300 alunos em um raio de 50 km
Professor Mário Elder, o diretor Marcos Antônio e Diretor da SESP Alberto Paixão 
 Combater a disseminação do uso de drogas ilícitas entre adolescentes é uma das prioridades do Governo do Estado.  Políticas de prevenção e repressão estão nas diretrizes do planejamento estratégico de metas a ser alcançado pela segurança pública em 2011.
O tema tem sido explorado em simpósios, fóruns e seminários onde o assunto é focado. As drogas vêm causando transtornos também entre pais e educadores, despreparados para a correta abordagem do assunto.
Existem depoimentos de pais e mestres, que preferem a omissão à abordagem do assunto (drogas) por temor da reação do filho ou aluno. Para ajudar nessa abordagem, o professor e coordenador estadual do Conselho Estadual Anti Drogas (CONEM) Mário Elder, vem ministrando cursos de capacitação nas escolas tendo como público alvo, o corpo docente, pessoal de apoio e administrativo.
No bojo dessas iniciativas, são tomadas as providencias para a criação dos conselhos municipais antidrogas levando o tema para o âmbito oficial e ampliando as parcerias para o enfrentamento das drogas, os males que ela causa a sociedade e a busca de alternativas, para a redução de danos entre os que já são considerados dependentes químicos.
Nesta semana professores da Escola Municipal José Cezário de Farias, distante 20 km do Município Bujari, foram capacitados pelo CONEN com o Curso de “Formação de Agentes Multiplicadores na Prevenção ao uso de Álcool e outras Drogas no Ambiente Escolar”.
No sábado aconteceu o encerramento e a entrega  dos respectivos certificados. A Secretaria de Segurança Pública, foi representada na ocasião pelo diretor de operações, delegado DPF Alberto da Paixão Nascimento.
Segundo o professor Mário Elder de Melo Lima, a dependência química é uma doença social, com características de epidemia e com custos econômicos e sociais vultosos.
“O dependente é um cidadão debilitado, tem sua capacidade produtiva entorpecida e pode vir a causar grandes danos aos outros cidadãos, à sociedade e a si mesmo”.
Para o diretor de operações da SESP, “o uso de drogas espalha-se de acordo com os mesmos referenciais que ocasionam a disseminação das epidemias, com um agravante: Os pacientes buscam o agente instalador da doença, a droga, ao invés de evitá-lo”.
 O Alberto Paixão parabenizou os professores que participaram da capacitação e em  nome do Governador Tião Viana e do secretário de Segurança agradeceu  a presença de todos:  “É gratificante vermos tanta gente envolvida em um projeto que focaliza a prevenção do uso abusivo das drogas entre o estudantes e adolescentes”.
 Direção diz que o curso foi um presente
O professor e diretor Antônio Marcos da Silva, afirma que a escola foi entregue a comunidade em 2008.  Atende 300 alunos das 1ª a 8ª série do primeiro grau em dois turnos. Sua clientela é formada  por alunos que residem no entorno da escola em um raio de  50 km.
Marcos Antônio afirma que ainda não foi identificado  drogas nas dependências da escola e é que pouco comum o uso de drogas entre alunos da zona rural. Ainda assim o curso é importante como meio de prevenção.
“Foi um grande presente sermos beneficiados com esses conhecimentos. Esperamos nunca precisarmos usá-los  mais se precisarmos, temos a garantia de estarmos capacitados a líder com o assunto”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário