sexta-feira, 27 de maio de 2011

Ex-secretária de segurança recebe homenagens  e honrarias


Escrito por Nonato de Souza
Ascom /SESP
 


Servidores da SESP prestam homenagens a ex-secretária Márcia Regina, atual chefe do Gabinete da Casa Civil

A chefe de Gabinete Civil do Governo do Estado, Márcia Regina de Souza Pereira, foi alvo de homenagens na manhã desta quinta-feira 26, por colegas e ex subordinados da Secretaria de Segurança Pública, onde exerceu o cargo de secretária de Segurança durante um ano e nove meses.
O ato foi precedido da disposição da sua fotografia na galeria dos ex-secretários de segurança pública, exposta no saguão do sub solo do Palácio das Secretarias.
Discursos, entrega de flores, placas comemorativas e exposição de vídeo e fotos, contando um pouco da história de sua passagem pela SESP, foram inseridas no roteiro das homenagens. Todos os servidores da casa se fizeram presentes. Márcia tem o reconhecimento “da casa” pela política de humanização implantada durante sua gestão e pelas conquistas  que representou para a segurança pública do Estado.
A atual secretária adjunta de gestão estratégica da SESP, Antônia (Beth) Francisca  de Oliveira  escreveu um relato  sobre a vida de Márcia Regina. O documento foi lido durante as homenagens, pelo secretário de Segurança, Ildo Reni Graebner.  
Quem é MARCIA REGINA - Formada em direito pela Faculdade Integradas do Rio de Janeiro. De 2005 a 2007 cursou o mestrado na universidade federal de Santa Catarina, também na área de direito, defendendo a tese um emergente movimento social transfronteiriço e sua gestão ao desenvolvimento sustentável na região da Amazônia Sul Ocidental, onde foi aprovada com louvor.
É funcionária de carreira da Procuradoria Geral do Estado do Acre.
De 1999 a 2006 foi procuradora especializada em meio ambiente, onde prestou relevantes serviços na concepção e normatização do Zoneamento Econômico e Ecológico do Acre, bem como nos marcos legais do projeto BID, que viabilizou a primeira etapa do desenvolvimento do Acre, com as primeiras grandes obras estruturantes, como a construção das BRs, reorganização, construção e reforma de prédios públicos e outros projetos sociais. 
De 2007 a 2009 foi procuradora geral adjunta do Estado do Acre e responsável pela construção dos marcos legais relacionadas a Política Ambiental e coordenadora da legislação que criou o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP).
Nos anos de 2009 e 2010 exerceu o cargo de secretária de Estado de Segurança Pública. Nesse cargo criou com a sua equipe o inovador modelo de gestão orientada para solução de problemas e a busca por resultados. Os desafios foram grandes.
Definiu e normatizou processos de integração das polícias, criou metodologia de integração e apostou na qualidade dos serviços como um direito do cidadão. Na sua gestão, foi adquirido o sistema SIGO. Foi uma embaixadora da Segurança Pública, junto ao Governo Federal, na busca de recursos e credibilidade ao sistema de segurança do Acre junto com o governador Binho Marques e com o atual governador Tião Viana, à época Senador da República.
Buscou parcerias com a justiça e o Ministério Público para uma atuação integrada de Segurança Pública.
A dra Márcia, como é conhecida por todos, prestou um relevante serviço de modernização na gestão da política pública de segurança, por acreditar nos princípios de cidadania, por acreditar no cidadão e no estado democrático de direito. “É uma mulher além do seu tempo, quem não teme os desafios da vida. Uma profissional competente e engajada, que luta pelo que acredita” , conclui o texto de Beth.
Agradecimentos - Márcia Regina agradeceu as homenagens. Disse que não teria  obtido os resultados  que obteve sem a participação de todos.  Falou da discriminação que o Estado sofre por seu tamanho e localização geográfica, na hora  de obter os recursos federais. E lembrou não haver um único dia que  não lembre com carinho,  as conquistas que obteve com sua equipe a frente dos destinos da SESP.
Sempre lembrada como uma mulher de fibra e coragem.   Ela rebate com a seguinte frase: “Coragem não é  ausência do medo. É ter  determinação  e  lutar  por aquilo em que se acredita”.
Por fim, falou do carinho que sente pela Segurança Pública do Acre e se colocou a disposição  em  contribuir no que for possível  para que os objetivos sejam alcançados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário