quinta-feira, 5 de maio de 2011

participação comunitária

SESP cria fórum comunitário de Segurança Pública na 3ª Regional

Escrito por Nonato de Souza
Assessoria / SESP


O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública, mobilizou a sociedade civil organizada, através de suas associações de moradores e as instituições públicas - representadas pelas policias Civil e Militar - para promover a implantação de um Fórum Comunitário Permanente na 3ª Regional de Segurança Pública, formada pela junção de 17 bairros e mais às comunidades localizadas ao longo da Estrada Transacreana.

O coordenador Regional do Fórum Comunitário será escolhido entre as lideranças das comunidades. A população será convocada sempre que um fato relevante justifique sua participação. Os debates tanto versar sobre segurança pública quanto para outros setores que tragam benefícios a coletividade, a exemplo de saúde educação, iluminação, água, recuperação de ruas etc.
As instituições policiais responsáveis pela segurança pública da 3ª Regional irão prestar contas de suas ações ao conselho comunitário a cada três meses. A comunidade que por sua vez  compartilhará das políticas de segurança, ajudando  com indicações, sugestões e mesmo projeto  que venham garantir a paz social.

O envolvimento da comunidade

O secretário de Segurança Ildor Reni Graebner afirma que a iniciativa do Fórum parte do próprio Governo e serve para demonstrar a determinação do governador Tião Viana em administrar com a participação da sociedade. “Ao mesmo tempo, garante à sociedade interagir, conversar com os secretários de diversas áreas sobre os problemas que  lhes afetam”.

Para o presidente da União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (UMARMB) – Gilson Albuquerque, (foto) “A presença do secretário de segurança, de Polícia Civil, comandante da Polícia Militar, Detran e Bombeiros, para discutir segurança pública com a própria comunidade é muito importante.

- A gente não pode ter a polícia em nossa comunidade apenas quando precisa. Todos podemos nos ajudar. O movimento comunitário também deve apresentar propostas.  Por exemplo, a destruição de um Patrimônio Público é um problema de polícia mas que afeta todos nós.
Temos o dever de preservar nossos bens públicos. Levar ao conhecimento das autoridades quem foi o responsável por sua destruição. “Estamos confiantes no sucesso dessa parceria que o Governo está nos propondo”.

A implantação dos Fóruns Comunitários de Segurança Pública, na capital e municípios está sob a coordenação do secretário adjunto Ermício Sena. Ele afirma que a iniciativa do Governador Tião Viana é permitir uma maior aproximação dos problemas da área de segurança pública com a sociedade.

“O Governador acredita que somente a conjugação de esforços dos governos federal, estadual, municipal e sociedade de um modo geral, poderá orientar os rumos que devemos dar a uma política de segurança de proximidade. Propõe que este debate se transforme em um tema permanente nos municípios”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário