quarta-feira, 4 de maio de 2011

Fóruns comunitários

SESP implanta fóruns comunitários de
Segurança Pública nas regionais de Rio Branco

O Governo do Estado do Acre, através da Secretaria de Estado de Segurança Pública, pactuou com os órgãos de segurança pública um Plano de Metas para redução dos índices de violência e da criminalidade no Estado. Este plano tem no diálogo, uma de suas principais ferramentas de aproximação da política de segurança com as  instituições e com a sociedade civil.
Neste sentido, estamos iniciando o debate acerca da instalação de um espaço de discussão deste tema nos municípios. A idéia força desta iniciativa é no sentido de permitir uma maior aproximação dos  problemas da área de segurança pública com os demais setores que tratam do tema, tanto do ponto de vista  da prevenção, quanto da repressão.
Acreditando que somente a conjugação de esforços dos governos federal, estadual, municipal e sociedade de  um modo geral, poderá orientar os rumos que devemos dar a uma política de segurança de proximidade, estamos propondo que este debate se transforme em um tema permanente nos municípios.
Esta iniciativa é orientada a ser realizar por determinação do Governador Tião Viana e tem nas oficinas do Plano de Governo, realizadas no ano de 2010, o primeiro diagnóstico da Visão da Sociedade e que orienta as políticas públicas do atual governo.
O Fórum Regional de Segurança Pública permitirá que este diagnóstico seja revisto pela própria sociedade e, principalmente, esta possa propor ao Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Segurança Pública iniciativas que somente os órgãos de segurança no município podem visualizar como sendo viável, tanto do ponto de vista operacional dos órgãos de segurança, como dos entes que compõe a rede  governamental e não-governamental do município.
O governo propõe que o Plano de Metas seja acompanhado pela sociedade e pelos órgãos de governos. Já foram iniciados diálogos com o movimento comunitário, onde foi discutido discutimos a metodologia e a agenda de instalação destes espaços de discussão do tema da segurança nas regionais de Rio Branco.
A Instalação do 1º Fórum Regional de Segurança Pública em Rio Branco que acontece nesta quarta-feira, 4 de maio às 16:00 horas, no Centro de Referência  Baixada da Sobral ao lado do Restaurante Popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário