quinta-feira, 12 de maio de 2011

ENSINO A DISTÃNCIA

Rede Nacional de EAD abre inscrições
para novos cursos gratuitos

Flaviano Schneider (Cruzeiro do Sul)   
12-Mai-2011

Telecentro de Cruzeiro do Sul promove integração entre policiais civis, militares, bombeiros e a sociedade civil.
Silvana Dantas, delegado Odilon Neto, José Gomes e Terezinha Cameli noTelecentro de Cruzeiro do Sul (Foto: Flaviano Schneider)
 A Rede Nacional de Educação a Distância (EAD), ligada à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, abriu inscrições para o segundo ciclo de cursos online, oferecidos gratuitamente a todos os servidores ligados à segurança pública. A gestora de Ensino a Distância no Acre, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Terezinha Messias Cameli, e a coordenadora de Ensino, Silvana Dantas, estão em Cruzeiro do Sul fazendo a divulgação dos cursos.  
Segundo Terezinha, podem se inscrever todos os servidores ligados às polícias Civil e Militar, Federal e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar, Iapen, inclusive os quadros administrativos dessas instituições e ainda através de parceria. Os cursos foram estendidos ao Detran. São 200 mil vagas para todo o território nacional.
 A Rede oferece 58 cursos e nesse ciclo entrarão cursos novos como Violência, Criminalidade e Prevenção, Identificação Veicular 2, Inglês, Eventos envolvendo bombas e explosivos e Atendimento a Vítima de Estupro.
As inscrições vão até o dia 14 deste mês. As inscrições terminam assim que forem preenchidas as vagas e podem ser feitas pelo site www.mj.gov.br/ead.
Rede Nacional de Educação à Distância (EAD)
 A Rede Nacional de EAD foi criada em 2005. É uma escola virtual que permite aos profissionais de segurança pública no país ter acesso a cursos de aperfeiçoamento, independentemente das limitações geográficas. A Rede já está presente em todos os Estados, por meio de 270 telecentros, dos quais quatro estão localizados no Acre, em Rio Branco, Brasileia Cruzeiro do Sul e Sena Madureira. 

No Acre os cursos começaram em 2006. Todos os anos eles ocorrem em três ciclos. A atual chamada refere-se ao segundo ciclo de 2011. No primeiro ciclo, que aconteceu no início do ano, 3.609 pessoas se inscreveram. A meta para este ciclo é chegar a cinco mil inscrições.

Telecentros -  Os telecentros são de fundamental importância para a Rede, pois eles possibilitam à comunidade da segurança pública a possibilidade de participar de aulas por videoconferência e fornecem as condições a quem não tem computador ou internet em casa de participar dos cursos oferecidos online.

O telecentro de Cruzeiro do Sul tem 12 máquinas e, segundo seu administrador, José Gomes, as atividades são constantes, tanto no que se refere aos cursos da Senasp quanto de cursos da sociedade civil. Recentemente, o telecentro foi o palco de um curso de informática avançada para indígenas.

A coordenadora de Ensino, Silvana, informa que a pretensão da Secretaria de Segurança é instalar telecentros em todos os municípios do Estado, inclusive nos remotos como Porto Walter e Marechal Thaumaturgo. Ela destaca como é importante para um município o telecentro, pois em breve vão receber o sinal do Enem, que tem, entre outras, um curso pré-vestibular e o sinal IPTV, que permite a realização de videoconferências.
Para o delegado Odilon Neto, o telecentro de Cruzeiro do Sul é muito importante devido à união que proporciona entre a classe policial. “Podemos reunir numa mesma estrutura física policiais civis, militares bombeiros e até policias federais. Além disso, também há a integração com a comunidade, que também usufrui o espaço”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário