quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Setor de inteligência recebe investimentos


ENAFRON fortalece ações de inteligência na Fronteira
 
Nonato de Souza
Ascom SESP
Em 11/01/13
 
 
Na quarta feira, (09/01/13) o Secretário de Estado de Segurança Pública Reni Graebner e diretora Inteligência da SESP esteve nos municípios de Capixaba e Plácido de Castro. Foram oficializar a entrega de equipamentos para estruturar o setor de inteligências naqueles municípios.
São computadores, mesas e cadeira giratórias e fixas, bebedouros, impressoras coloridas, escâner digital, parelhos de TV, ar condicionados cartuchos de impressoras, câmaras filmadoras e máquinas fotográficas e Nobraecks.
 Graebner  explicou que a estruturação do setor de inteligência nas áreas de fronteira “é uma necessidade por ser um setor importante e estratégico no combate  as ações delituosa e garantirão as operações ostensivas a se antecipar as ações dos criminosos”.
Nesta primeira etapa serão liberados de R$ 3,5 milhões do  o montante de recursos destinados ao Acre. Serão usados exclusivamente na estruturação das unidades de inteligência policial. Os gabinetes de inteligência serão montados nas delegacias de Polícia, e usados de forma compartilhada entre todas as forças policiais.
 
O que é o plano ENAFRON
 
O plano de Estratégia Nacional de Fronteiras – ENAFRON – é um programa do Governo Federal concedido para Promover a articulação dos atores governamentais, das três esferas de governo, no sentido de incentivar e fomentar políticas públicas de segurança, uniformizar entendimentos e ações e aperfeiçoar o investimento de recursos públicos nas regiões de fronteira.
 
De forma repressiva, enfrentar os ilícitos penais típicos das regiões de fronteira e promover um bloqueio e a desarticulação das atividades de financiamento, planejamento, distribuição e logística do crime organizado e dos crimes transnacionais, cujos efeitos atingem os grandes centros urbanos e a sociedade brasileira com um todo.
 
Objetivos: Apreensões de drogas, armas e munições e contrabando.  Combater o tráfico de pessoas a exploração sexual infantil e reduzir os homicídios na área de fronteira.
 
Participam do ENAFRON os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O Governo Federal suprir a grande demanda na área de fronteiras desses 11 estados, compreendendo 27% do território brasileiro. A faixa de fronteira atingida pelas ações do ENAFRON compreendem 150 quilômetros de largura por 16.886 quilômetros de extensão abrangendo 10 países.
 
São 7.363 quilômetros em linha seca (terrestre) e 9.523 quilômetros de rios, lagos e canais em 588 municípios e 122 municípios limítrofes. Vai beneficiar diretamente uma população de 10,9 milhões de habitantes
O menor município tem 1.156 habitantes e o mais populoso tem maior município beneficiado pela ENAFRON tem 322.449 habitantes.
 
De acordo com o secretário de  secretário de Segurança Pública do Acre até o final de janeiro em curso, tão logo sejam liberados a segunda percela dos recursos  o Governo do Acre, através da SESP, vai entregar mais 10 barcos e respectivas carretas para serem utilizados no patrulhamento dos rios que ficam na fronteira. Mais 10 viaturas ostensivas, sendo seis para a Polícia Militar e quatro para a Polícia Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário