quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Enafron se reúne com participação de comandante boliviano

Secretário de Segurança Pública visita
novo Comandante da Polícia de Pando
Ascom/Sesp
Em 15/01/2013
 
Na manhã desta terça-feira, o Secretário de Estado de Segurança Pública Reni Graebner, o Diretor Operacional delegado Alberto da Paixão, e o Secretário da Câmera Temática de Fronteiras do ENAFRON, Major Almir Lopes estiveram em visita oficial ao novo Comandante da Policia Boliviana do Departamento de Pando em Cobija, Cel. Ampuero Bazualdo.
O Comandante do Policiamento Operacional - CPO III, Coronel-PM Marcelo Antônio Victor, também participou da vista. Graebner cumprimentou o novo mandatário da Polícia Bolívia e lhe fez o convite para participar da reunião da Câmara Temática de Fronteira em Brasiléia – AC, às 10h:30m., do mesmo dia.
A reunião serviu para fazer um diagnóstico dos resultados das operações integradas e simultâneas da ENAFRON, realizadas nos dias 13 e 14 de dezembro de 2012 nas fronteiras do Estado do Acre.
A pedido do Secretário Reni Graebner, em atendimento as diretrizes da política da Secretaria de Estado Nacional de Segurança Pública – SENASP, a policia boliviana também realizou operações em seu território, em suas áreas de fronteiras com o Brasil, com o mesmo objetivos de prevenir e reprimir os crimes fronteiriços.
 
Integração Brasil e Bolívia
 
O relatório com os resultados das operações no Brasil foram entregues ao Comando da Policia Boliviana, este também entregou ao Secretario de Estado de Segurança Pública, o relatório das operações ocorridas na Bolívia, os quais seriam analisados e apreciados em conjunto por ocasião da reunião da Câmara Temática de Fronteira, o que efetivamente aconteceu algumas horas depois no município de Brasiléia – Ac.
O Comandante Cel. Ampuero Bazualdo agradeceu a visita das autoridades brasileiras e afirmou que dará continuidade das ações integradas entre a Policia Boliviana e Brasileira conforme foi firmado o Convênio de mútua ajuda de 28 de abril de 2011, entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública – SESP e o Comando Departamental da Policia de Pando.
O secretário Reni Graeber afirmou por fim que: “O crime organizado não tem fronteira nem limites territoriais. As policias dos dois países precisam se modernizar e trocar informações, respeitando à autonomia de cada País a fim de que, o combate à criminalidade seja mais eficiente”.
Ao final da visita, o comandante boliviano demonstrou interesse em fazer uma visita às instituições de segurança pública do Acre, ao Corpo de Bombeiros e ao Sistema Penitenciário, para buscar informações em suas respectivas áreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário