quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Em pesquisa de opinião população
diz  que confia no trabalho do CIOSP

Nonato de Souza
Ascom/Sesp
09/01/2013


O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública – CIOSP - atendeu no ano passado, 131.194 mil ocorrências, 8,1% a mais que o ano anterior, 2011. O coordenador do CIOSP, delegado José Henrique Maciel Ferreira, disse que esses números representam apenas as ocorrências geradas e atendidas.

Já o setor de atendimento emergencial que compreende os bombeiros (193) e a Polícia Militar (190) atenderam juntos 662.838 mil ligações em 2012 contra 581.861 mil em 2011. Um amento de 13,9%.  Os trotes infelizmente tiveram um aumento de 5,6% em relação ao ano anterior (9.536 em 2011, contra 10.072 em 2012).

Sobre trotes e a perturbação dos serviços emergenciais, o secretário de segurança Reni Graebner disse que nos próximos meses: “estarão sendo inseridos em rádios, jornais e televisa campanhas de esclarecimento contra o uso indevido dos números 190 e 193”. Ele garante que a Secretaria de Segurança Pública vai usar todos os recursos legais para punir os reincidentes, autores de trotes para os telefones de atendimentos emergencial da população.

Numa avaliação amparada apenas nos números sem levar em conta à análise criminal, o coordenador do Ciosp Henrique Maciel Ferreira, diz que algumas ocorrências subiram e outras baixaram. Exemplifica os casos de Vias de Fatos com registros de 1.311 em 2011 contra 969 em 2012.

Os disparos de arma de fogo registraram uma queda de 13,22% em relação ao ano anterior. Porte Ilegal de Armas caiu de 227 para 193               e as Lesões Corporais caíram de 2.121 para 1.859, uma redução 12,35%.
Reconhecimento em pesquisa de opinião

O CIOSP é para os gestores de segurança pública o “cartão de visitas” do Sistema Integrado de Segurança Pública – SISP, entregue para a comunidade.  É o elo entre o cidadão que precisa de ajuda emergencial, seja das policias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros, com a Segurança Pública.

Há um cuidado especial dos coordenadores para que nenhuma ocorrência registrada no CIOSP deixe de ser atendida e com o menor tempo de resposta possível.
Mesmo que o usuário do sistema acredite que o atendimento poderia ser mais rápido, o fato que infelizmente em momentos isolados, todas as viaturas disponíveis estão envolvidas em algum tipo de ocorrências. Daí os reiterados pedidos para que algumas pessoas parem de fazer trotes ou usar de forma indevida o número 190. 

O secretário Reni Graebner explica que na busca por um atendimento de excelência os atendentes do CIOSP estão em constantes treinamentos e curso de capacitação. “Isso nos deu em 2012, excelentes índices de aceitação por parte da população numa pesquisa popular envolvendo 1.974 entrevistados em Rio Branco”.

Para 68,38 dos entrevistados, ou seja, 1.332 houve melhoria do atendimento das ocorrências pelo CIOSP e outras 31,62%, ou seja, 616 pessoas, acreditam que não houve melhorias”.

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