quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Secretaria de Segurança Pública realiza reunião para avaliar operações de fronteira
Taiane Lima Ascom
Em: 16/01/2013

A reunião foi realizada no Auditório do Ministério Público em Brasiléia. Estiveram presentes representantes de todos os 12 órgãos que participaram das operações nos dias 13 e 14 de dezembro e 2012 a primeira operação simultânea a nível nacional.
Ao todo 11 estados brasileiros e os países que fazem fronteira com o Brasil como Argentina, Bolívia, Uruguai e Paraguai participaram da operação. Na reunião foram relatados os resultados da ação aqui no Estado sendo avaliada como positiva pelos participantes graças a participação dos diversos órgãos de segurança e demais instituições parceiras.
Sendo eles: Secretaria de Estado de Segurança Pública, Polícia Militar, Exército Brasileiro, Corpo de bombeiros, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Instituto do Meio Ambiente do Acre- IMAC, Instituto Criminalística, Polícia Federal, Secretaria da Fazenda Estadual e Instituo Brasileiro de Meio Ambiente IBAMA e a Policia Nacional Boliviana que realizou a operação no território da Bolívia, em Cobija.
Segundo o Comandante do Departamento de Pando/Bolívia, Coronel Ampuero a operação em Pando trouxe ótimos resultados. ”A integração e parceria entres os países vizinhos devem continuar para mantermos a segurança na fronteira.  
A operação da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras - Enafron ocorre uma vez por mês nos municípios fronteiriços do Acre. A operação simultânea a nível Nacional, fica a critério da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
O Secretário de Segurança Pública Reni Graebner salientou a importância destas ações, “aos poucos a integração vai se solidificando e as relações entre as forças policiais vão se estreitando e consequentemente os resultados se tornarão melhores.”
Resultados
Além da presença do Estado que age como fator inibidor e preventivo para a sensação de segurança, a operação teve os seguintes resultados materiais:
Pessoas abordadas: 1262, entre estrangeiros e não estrangeiros
Veículos fiscalizados: 600, entre caminhões, motocicletas, veículos de passeio, transporte escolar e embarcações
Veículos autuados: 14, sendo 2 de passeio e 12 motocicletas
Apreensões Diversas: uma pistola de fabricação Russa, uma escopeta, 13 munições calibre 380, 1 notebook, 64 maços de cigarro importado e 88,54 gramas de cocaína.
Mandatos de busca e apreensão 5; mandatos de prisão 8. Dos mandatos 9 foram presos.
A Polícia Federal fez uma apreensão de aproximadamente 02 KG de pasta a base de cocaína.

Nenhum comentário:

Postar um comentário