sexta-feira, 7 de outubro de 2011

SEGURANÇA AVALIADA

Segurança Pública reúne para avaliar
resultados e planejar metas futuras
Nonato de Souza
Ascom/SESP
Em 30/09/2011

Comandantes militares e delegados de polícia da capital e interior, estão reunidos para avaliar resultados alcançados até a gora e planejar operações para os próximos meses
FOTOS/ASCOM SESP

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública (SESP) reúne se a partir das 8:00h de hoje com comandantes Militares, delegados de Polícia Civil e Analistas Criminais de todo o Estado, para avaliar o Plano de Metas, um programa concebido para  conter a criminalidade no Estado e que é compostos de três eixos;
Objetivos estratégicos: Reduzir os índices de Violência e Criminalidade no Estado do Acre e aumentar a sensação de segurança da população.
Metas e indicadores: Redução dos crimes contra o patrimônio e crimes violentos contra a vida.
Metas Operacionais: que é prevenção da Criminalidade com a repressão qualificada.
A reunião acontece no 1º piso do Palácio das Secretarias e deve se encerrar por volta de 18 horas.

COLHEITA DE RESULTADOS
Na visão mas acessível da terminologia, a reunião  recebe a nomenclatura de “Reunião de Governança” ou “Colheita de Resultados. No primeiro exemplo, as decisões posteriores e, com base nas sugestões de cada regional, o Governo é quem determina que tipo de investimento ou remanejamento de um setor que eventualmente esteja sobrando, para alocar noutro  onde os investimentos são menores.
No caso de “Colheita de Resultados” se explica devido o resultado da soma de esforço integrado para alcançar os objetivos que são: Preservar a vida, a integridade física e o patrimônio de todos os cidadãos.
Através de metodologias inovadoras e muito planejamento a SESP através da integração de todas as forças de segurança, alcançou até a presente data uma redução de 28 por cento nos crimes de homicídios, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Em sua essência o Plano de Meta é composto de 32 ações cuja metodologia, para ser executada, é debatida exaustivamente entre os gestores das regionais e a direção de Planejamento Estratégico da SESP. Através de uma avaliação mensal cada regional de segurança relata  o que conseguiu realizar dentro do que estava previsto.
Numa análise mais critica, relatam também que tipo de dificuldades e porque não  foi possível a execução de todas as demandas.
Essas dificuldades são encaminhadas ao secretário de Segurança Pública e este as encaminha ao governador. Semestralmente uma reunião mais ampla e com a participação de todos é realizada na capital.
UNIÃO E CONCENTRAÇÃO DE ESFORÇOS
Para o secretário de Segurança Pública Reni Graebner, o sistema integrado de todos os órgão de segurança tem conseguido excelentes resultados.  Uma ou outra regional tem encontrado mais ou menos dificuldades para realizar suas metas. Com persistência e usando os recursos disponíveis, vamos adequando as nossas operações e as vezes até nos replanejando, para o cumprindo pleno da nossa missão.
Fazer segurança pública é oneroso e demanda de muitos recursos. Nem sempre  esses recursos estão disponíveis  nos momentos em que mais precisamos.
“O Governador tem sido sensível aos nossos apelos e nos ajudados bastante. Agora recentemente levamos ao seu conhecimento que algumas guarnições do interior estavam impossibilitadas de operar  nos ramais devido as dificuldades de acesso. Ele  nos autorizou à alocação de seis viaturas adequadas as necessidades dessas regionais. E assim tem feito sempre que precisamos”.
O secretário lembra que o sucesso do plano de metas da SESP  é também o resultado do empenho de oficiais, delegados de polícia,  agentes, escrivães e analistas criminais. “Não fosse essa união de todos, não conseguiríamos alcançar nossas metas. A população é a grande  beneficiada por essa integração.
Nosso objetivo é fechar o ano com a redução de 7% nos crimes de homicídios. Até hoje estamos com 28%. Temos a convicção que alcançaremos nos objetivos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário