terça-feira, 4 de outubro de 2011

POLICIAIS SOFREM DE DEPRESSÃO

 NAP constata que depressão é
 a maior doença entre policiais civis

Ascom/SESP
EM 30/09/2011

Os números estão em um relatório do Nap, liberado essa semana pela coordenação da instituição de apoio ao policial.

Núcleo de Apoio Psicossocial foi criado em 12 de março de 2008, com o objetivo de promover o bem estar psíquico e reintegrar o servidor do Sistema Integrado de Segurança Pública - SISP, no ambiente de trabalho, orientando-o no enfrentamento das dificuldades emocionais e auxiliando a instituição no gerenciamento das patologias inerentes ao desempenho da função. Tendo em vista a grande vulnerabilidade exposta em decorrência das atividades que desempenham.

Desde a sua criação já foram realizados mais de 1.100 (mil e cem) atendimentos a policiais e dependentes legais visando o tratamento e a sua reinserção na vida pessoal e profissional. Esses atendimentos e procedimentos psicológicos realizados resultaram numa amostragem das patolo


gias prevalentes com queixa no desempenho da função conforme mostra o gráfico abaixo. 

Atualmente instalado na Rua Geraldo Mesquita n° 226, bairro Estação Experimental, onde são realizados os atendimentos, os quais serviram para embasamento na criação e implantação de programas destinados a ajudar no tratamento do servidor a superar as patologias causadas decorrentes das atividades desenvolvidas. Tais programas como o Programa de Gerenciamento do Estresse (PGS).

Com o objetivo de auxiliar nas demandas do servidor que comprometam seu bem estar, suas relações pessoais, familiares e institucionais oportunizando a um novo modelo de vida que possibilite mudanças positivas na forma de enfrentar seus conflitos e dificuldades diante dos eventos negativos desenvolvendo e fortalecendo competências emocionais tornando-o menos vulnerável a fatores estressores.
   
Já o Programa de Apoio e Orientação Familiar (PAOF), com a finalidade de contribuir no fortalecimento dos laços familiares, diagnosticando situações de vulnerabilidade, estimulando a reflexão e o estabelecimento da ajuda grupal que impulsione a busca de alternativas especifica e adaptativas que permitam desenvolver competência emocional que evitem os conflitos que possam ocasionar a desagregação e rompimento do vinculo familiar e comprometimento institucional.

Quanto ao Programa de Atenção ao Usuário de Álcool e Outras Drogas (PAUAD). 
Visa oportunizar o tratamento do uso e abuso de substâncias psicoativas auxiliando na retomada da vida pessoal e profissional do servidor, através do apoio biopsicossocial necessário ao desenvolvimento de comportamentos que possibilite a reintegração no ambiente de trabalho a partir da construção de um novo modelo de vida que estejam de acordo com o exercício da profissão e dos padrões sociais. E principalmente no fortalecimento do programa de Preparação para aposentadoria (PPA).
O mesmo vai oferecer suporte aos servidores do SISP que estão aposentados e os na iminência de se aposentar, auxiliando nas demandas relacionadas que comprometam seu bem estar, buscando suavizar o impacto que esta nova fase da vida pode causar, no intuito de apresentar novas perspectivas e estimulo as reflexões sobre diversos temas, que possibilitem um repensar dos vínculos e a resignificação de suas vidas.
Além da implementação desses programas se faz necessário a Institucionalização do Núcleo de Apoio Psicossocial para o fortalecimento do mesmo como a elaboração de projetos que possibilite o desenvolvimento de ações conjuntas em um novo modelo de gestão voltada à valorização e humanização dos servidores do SISP, em consonância com a política adotada pelo Governo do Estado Tião Viana, que juntamente com o Secretário de Segurança Dr. Ildor Reni Graebner vem dando todo o apoio necessário para esse fim.
Coordenadora do NAP
Psic.Francisca Felix Belém

Um comentário:

  1. A Secretaria de Segurança e o Governo do Estado estão de parabéns, a partir do apoio que vem dando ao NAP, fortalecendo ações que venham a tratar da saúde de seus servidores coadunando com a politica do governo federal que é a de valorização do servidor e a melhoria da qualidade de vida do mesmo.

    ResponderExcluir