quarta-feira, 5 de outubro de 2011


Fórum comunitário de segurança em Porto Acre
 reúne autoridades e apresenta  suas dificuldades

 Escrito por nonato de Souza
Ascom/SESP
Em 04/10/2011

O fórum foi implantado dia 5 de julho e já se reuniu para apresentar reivindicações  de toda comunidade.




O Fórum Comunitário Permanente de Segurança Pública do Município de Porto Acre, implantando dia 5 de julho deste ano, já apresenta bons frutos e ratifica a idéia  que envolver polícia e sociedade é um projeto de sucesso, um acerto na política de segurança pública.

Hoje pela manhã, o Fórum Comunitário de Segurança Pública de Porto Acre convocou as autoridades em segurança para uma reunião no Centro Cultural, localizado na parte central da cidade. 

Entre as autoridades presentes: Comandante da Policia Militar Cel-PM José Anastácio dos Reis, o diretor de Operações da Secretaria de Segurança Pública (SESP) Alberto da Paixão Nascimento,  prefeito José Maria (PT), os delegados Frederico Tostes  e Henrique Maciel, Ten.Cel. Paladino (comandante da 5ª regional com jurisdição sobre Porto Acre), o Cel-BM José Alberto Flores da Silva comandante do Corpo de Bombeiros.
O  coordenador do Conselho Comunitário  pastor Antônio Rodrigues Cardoso e seus respectivos conselheiros, Carlos Augusto de Aquino, Vera Lucia F.G. Serra, Edson Alencar de Souza e Francisca Gadelha Rodrigues.

Os Fóruns Comunitários de Segurança Pública é uma política estratégica, prevista dentro do Planto de Metas determinada pelo Governo do Estado. O Coordenador Estadual dos Fóruns, secretário adjunto Ermício Sena “o fórum é um canal permanente de diálogo entre a sociedade e os poderes constituídos, além da segurança pública a Comissão local do fórum, pode ser reunida para debater qualquer outro assunto sempre que a comunidade considerar relevante”.
Segundo o  coordenador do fórum comunitário de Porto Acre, pastos Antônio Rodrigues Cardoso, “Por força do hábito a comunidade ainda não assimilou a necessidade de maior envolvimento  com as questões de Segurança Pública”.
O prefeito José Maria  defendeu maior compreensão com os adolescentes por que não se conhecer suas origens e meio ambiente onde vive.
Afirma que contratou uma psicóloga para a secretaria de educação para líder com essa questão. O Tenente Coronel Paladino cobrou mais envolvimento da classe política lembrando que além do prefeito, nenhuma outra autoridade política estava presente.

SESP busca solução para o Seringal Pirapora

Muito se discutiu a situação do Seringal Pirapora, cuja jurisdição pertence ao Amazonas  e está sob a responsabilidade da delegacia  de Boca do Acre.
São vários os relatos de criminalidade e violência praticada por pessoas supostamente fugitivas. Que se escondem naquela região por ser completamente despoliciada.

O diretor de Operações da SESP, delegado Alberto da Paixão trouxe o assunto ao conhecimento do secretário de Segurança Pública dr. Reni Graebner. Ele defende a construção de parcerias com a polícia do Amazonas, para que a Policia do Acre possa atuar naquela região.
Ao final da reunião foi apresentado um pacote de reivindicações para todas as vilas do município cabendo a sede do município:

Ø  Instalação de um Box da PM;
Ø  Ronda escolar;
Ø  Manutenção e conclusão da iluminação publica;
Ø  Policiamento nos eventos da cidade;
Ø  Conscientização de pais e aluno sobre drogas e álcool;
Ø  Criação de uma casa de passagem para menores com todas as estruturas;
Ø  Evitar que drogas cheguem ao município;
Ø  PROERD nas escolas;
Ø  Criação da guardar mirim; escoteiros; bombeiros mirim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário