terça-feira, 18 de junho de 2013

PROGRAMA DE RÁDIO

Programa “Fala Secretário” entrevista
Secretário de Segurança Pública.

Nonato de Souza
Ascom/SESP
Em 18/06/2013


O entrevistado do programa “Fala Secretário” desta terça-feira, 18, foi o Secretário de Segurança Pública, Ildor Reni Graebner. Ela falou sobre a semana da “Campanha Pela Paz”, do Programa de Estratégia de Segurança Pública na Região de Fronteira (Enafron) e dos investimentos que o Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, tem feito na área de Segurança Pública do Estado.
  
O programa “Fala Secretário” é apresentado pela radialista Nilda Dantas através do Sistema Público de Comunicação formado pelas Rádios AM Difusora Acreana e Aldeia FM, TV Aldeia e Agencia de Noticias do Acre.

Sobre o Enafron o Secretário disse ser é um programa do Governo Federal e atinge os 11 Estados da Federação que fazem fronteira com outros países.  “O Acre é uma região estratégica usada pelos narcotraficantes como rota internacional de drogas”. Vem daí o esforço conjunto dos Governos Estadual e Federal em guarnecer a região, com o patrulhamento dos nossos rios, igarapés e uma fronteira seca com extensão de 2.048 km divididos entre Bolívia e Peru, com o desafio de não ter um contingente humano em numero suficiente para patrulhar.

O Enafron tem investido com recursos para aquisição de equipamento que compreende barcos, viaturas, antenas, satélite. Equipamento de inteligência armas e munições, veículos adequados à realidade das regiões, câmaras de vídeo monitoramento, treinamento e capacitação.

Apesar do todo Estado do Acre fazer fronteira com países estrangeiros às ações do Enafron se concentram nos municípios de Brasiléia, Epitaciolândia, Assis Brasil, Sena Madureira, Feijó, Tarauacá, Santa Rosa e Cruzeiro do Sul. O Enafron já investiu mais de dois milhões na primeira fase e na segunda fase, está previsto investimento na ordem de 13 milhões.

Campanha Pela Paz tem uma semana de atividade

O Secretário Reni explicou que a “Campanha Pela Paz” é uma Ação de Governo, visando garantir Segurança e Cidadania, promovendo a inteiração entre polícia e comunidade. Nesta primeira fase a Campanha Pela Paz será levada a região conhecida como Baixada da Habitasa e compreendida pelos bairros: Sobral, Palheiral, João Eduardo I e II, Bahia Nova e Velha, Ayrton Senna, Boa União, bairro Glória e Aeroporto Velho. “Dependendo da aceitação do público será levado para outros bairros da capital e no futuro poderá chegar também ao interior”, explicou.

A uma pergunta sobre que tipo de crime traz maiores preocupações aos gestores de segurança pública, o secretário respondeu: “Todos os crimes são preocupantes, mas sem duvidas e que prende mais a atenção são as drogas porque desencadeia outros crimes como homicídios, estupros, roubos, furtos e outros”. 

Ele falou ainda que não há registros, pelos menos na esfera policial, que comprovem o tráfico de pessoas. O que existe é o desaparecimento de mulheres, na maioria adolescentes que cruzam a fronteira em busca de diversão na Bolívia ou mesmo que estão com namorados e ou casa de parentes e não comunicam o paradeiro aos pais ou responsáveis.

Por fim, o Secretário convidou a população da Baixada para participar da Campanha pela Paz. “Haverá palestras contra as drogas, as entidades parceiras farão serviços sociais como corte de cabelo, peças de teatro, testes biométricos por parte da Justiça Eleitoral, informação da Secretária de Pequenos Negócios, a Secretaria de Saúde estará medindo pressão arterial, o pessoal da Polícia Militar levará o programa Proed. A campanha terá seu encerramento com uma Caminhada pela Paz nas principais ruas dos bairros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário