terça-feira, 25 de junho de 2013

O que é ser Psicólogo? O Núcleo de Apoio Psicossocial (NAP) informa:

Nos tempos presentes, com o avanço e desenvolvimento em massa das grandes tecnologias e o crescimento das cidades urbanas, há um enorme benefício adquirido pela sociedade em relação a agilidade na prestação de serviços e resultados esperados. No entanto, a maioria das pessoas que vivem em meio a este crescimento constante das cidades, não tem suportando todo este agito de crescimento e, portanto, há uma sobrecarga física, emocional e social advindas do estresse e “correria do dia-a-dia”. E se em apenas um destes aspectos biopsicossociais o ser humano não está em acordo com a normalidade, ocorre um desequilíbrio em sua vida, isto é, não há uma homeostase. Se a consciência não vai bem, o corpo e assim sendo suas relações sociais não vão bem e, vice-e-versa.
Eis então, que neste momento de grande sofrimento psíquico e angústia decorrente das escolhas da vida, surge a importância do papel do psicólogo, ou como costumo dizer “Facilitador de Possibilidades”. Ele é quem irá possibilitar ao
indivíduo a porta de entrada para uma melhor qualidade de vida, não apenas com o intuito de prolongar a vida, mas enquanto esta existir que esta seja de qualidade.
No entanto, muitos, isto é, a grande maioria da sociedade ainda tem um pensamento arcaico e distorcido acerca da realidade humana e do papel importantíssimo que o psicólogo exerce sobre a sociedade. Dizem que psicólogo é “para doido”, ou simplesmente que “convence as pessoas” a fazer algo. Mas na verdade este profissional é um ser humano como você, mas que possui formação científica para exercer tal função de escuta e ajuda nas quais venham a necessitar. Ele, isto é, o psicólogo, é aquele quem vai auxiliar na busca de um leque de possibilidades para seu bem-estar psíquico. Segundo o idealizador da Psicologia Humanista, Carl Rogers, nós, psicólogos, ajudamos o outro a se ajudar. Isto porque não podemos ajudar alguém se este não pode nos ajudar através de suas informações e necessidades.
Além disso, o tratamento só pode ter um norte através daquilo que o outro trás; a partir de sua fala é que se poderá chegar a novas possibilidades que venham a eliciar uma vida com qualidade. Assim, nesta relação terapêutica, leva-se em conta o que Rosenberg (1987, p. 28) identifica: relacionar-se é dar o que não se tem para que o outro receba o que já tem (...) “Ajuda-me a ajudar-te”.
Assim o NAP – Núcleo de Apoio Psicossocial –, tem o prazer de prestar este serviço de desconstrução do pensamento equivocado acerca do papel do psicólogo, através da prestação de serviços que auxiliem a possibilitar bem-estar e qualidade de vida, não só quando adoecidos, mas também pela necessidade de crescimento pessoal, haja vista que “falar alivia as dores emocionais”.
Assim como existe a necessidade de comer porque sente fome ou de beber água porque sente sede; nós também temos a necessidade de falar, de desabafar, de pôr para fora tudo que sente e, para isto um profissional preparado e habilitado para ouvi-lo e poder auxiliá-lo a encontrar possibilidades de alívio para as dores emocionais.
O NAP dispõe de uma equipe multidisciplinar com o objetivo de atender as demandas dos servidores do Sistema Integrado de Segurança Pública – SISP-, (Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar) e seus familiares legais (cônjuges, pais, filhos e irmãos).

O serviço que o Núcleo de Apoio Psicossocial disponibiliza é seu por direito; Basta apenas conhecer!

Texto revisado e orientado por Francisca Félix Belém – Coordenadora/Psicóloga do Núcleo de Apoio Psicossocial NAP/SESP.

2 comentários:

  1. Um Psicologo é um profissional formado para ajudar as pessoas que se encontran em estado deprimido,para ajuda-lo e fazer com que o paciente olhe para dentro dele e consiga enxergar que ele é uma pessoa de valor e consegue superar suas dores emocionais e possa viver bem com a sociedade de forma geral.Louco é aquele que tem preconceito.

    ResponderExcluir
  2. A depressão é apenas uma das várias patologias psíquicas, meu caro. O papel do psicólogo é bem mais abrangente. Quanto a afirmação de que louco é quem tem preconceito, eu substituo a palavra por "ignorância", essa visão distorcida nada mais é do que falta de informação, coisa que o amigo Mychael eStá disponibilizando muito bem, expondo de maneira simples, de fácil compreensão.

    ResponderExcluir