sexta-feira, 14 de junho de 2013

Investimentos do Enafron

Enafron anuncia investimentos e estratégia para a segurança na fronteira
13/06/2013 - Flaviano Schneider (Cruzeiro do Sul)
Segurança Pública realiza reunião para anunciar investimentos nos municípios fronteiriços (Foto: Onofre Júnior)

A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) realizou reunião em Cruzeiro do Sul, através do Gabinete de Gestão Integrada da Câmara Temática de Fronteira, para anunciar novos investimentos do governo Federal pelo programa Estratégia Nacional de Segurança Pública para as Fronteiras (Enafron), criado com o objetivo de combater os crimes nos onze estados que fazem fronteira com países da América do Sul.
Participaram do encontro representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Marinha, Exército (61º BIS), Ibama, Imac, ICMBIO, Corpo de Bombeiros e Detran. Segundo o major PM Almir, da Câmara Temática de Fronteira, a intenção é fazer um alinhamento conceitual e apresentar a estratégia das operações da Enafron, além de um plano de metas para Cruzeiro do Sul. Reunião semelhante já foi realizada no Alto e Baixo Acre e na região do Purus e Tarauacá.
Explicou o major que na primeira fase a Enafron investiu em equipamentos: 03 viaturas Hilux, 02 barcos com motor de 80 HP, 06 motocicletas e 02 quadriciclos, além de equipamentos de escritório e este investimento vai dobrar. Agora deverá acontecer uma ação imediata no sentido de melhorar as condições de segurança em Cruzeiro do Sul: as operações conjuntas deverão acontecer mensalmente. Também, segundo o major, vão acontecer três grandes operações durante o ano, denominadas operações simultâneas, que acontecem em todos os estados de fronteira, que terão a participação também dos países vizinhos.
A Sesp, conta o major, está montando gabinetes de inteligência em cada um dos municípios fronteiriços que atuará simultaneamente com as ações ostensivas.
Metas

Na reunião, a PM apresentou o resultado da atuação em relação às metas. Para o comandante do 6º Batalhão da PM, sediado em Cruzeiro do Sul, tenente coronel Aires, o resultado do cumprimento das metas foi satisfatório. Em todos os municípios em que atua o batalhão as ocorrências policiais têm reduzido, especialmente homicídios e assaltos. No ano passado, até esta data, em Cruzeiro do Sul já haviam sido registrados nove homicídios enquanto neste ano ocorreu um homicídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário