terça-feira, 25 de junho de 2013

Operação Hidra de Lerna



Operação policial integrada dos Estados de Acre 
e   Rondônia prende nove pessoas em Rio Branco

Nonato de Souza
Ascom/SESP
Em 25/06/2013

 Delegado de Rondonia Vitor Santana Menezes, Secretário Emilson Farias 9da Polícia Civil e Secretário da Segurabnça Pública do Afre Ildor Reni Graebner durante entrevista coletiva a imprensa  na manhã de hoje. (Fotos; Asscom/SESP)

A Polícia de Rondônia em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Acre cumpriu mandados de prisão no Acre conseguindo localizar e prender nove pessoa, todas integrantes de uma quadrilha que vinha sendo investigada, sob segredo de justiça e Polícia Civil de Porto Velho.
A quadrilha atuava em Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Acre, onde estava iniciando sua terceira base de operação. Daí a operação ter recebido o nome de Hidra de Lerne, um  ser mitológico representado por um dragão de sete cabeças. Consta à lenda mitológica que Hercules tentou esmagar a cabeça do dragão mas, para cada cabeça decepada por sua espada, duas outras nasciam no lugar até que ele pediu ajuda ao sobrinho Iolau, para que as queimasse com  um tição cada cabeça após o corte, de forma que, cicatrizado o corte não se regenerava.
Lenda a parte, a operação  a Hidra de Lerna foi executada de forma simultâneas nas primeiras horas da manhã desta terça-feira 25/06, nos estados do Amazonas, Porto Velho e Acre, com emprego de 50 delegados e 200 agentes espalhados nas capitais e municípios do interior dos três estados.
 Foram cerca de 80 mandados expedidos pelo Juiz Edvino Preczvski titular da 1ª Vara Criminal de porto Velho. Toda operação esteve sob o comando do delegado Paulo Kakionis, titular da 1ª Delegacia de Porto Velho e o Corregedor do DETRAN de Rondônia, Dr. Cristiano Lopes Ferreira.
Para o cumprimento das prisões no Acre foram enviados a Rio Branco os delegados Vitor Santana Menezes e Sidney Amadio. A equipe do Acre estava formada pelos delegados Roberth Alencar, da Delegacia Itinerante, delegado Nilton Cezar Boscaro, da Delegacia de Combate ao Crime Organizado e do delegado Rômulo de Carvalho, Foram utilizado ainda 25 agentes de nove viaturas. Os mandados foram cumpridos em três endereços diferentes.

 No Acre nove pessoas foram presas na Operação Hidra de Lerna


1 - Jorgiano Melo da Silva
2 - José Ferreira da Silva (Zé)
3 - Weldem Loiola de carvalho (conhecido por Fua ou  Edinho)
4 - Mara de Fátima Bezerra  da Silva (Donda)
5 – Jeane Silva Araújo (Gé ou Jé)
6 – Willion Nascimento Ferreira
7 – Maria  Marta Cardoso Gonçalves ( Marta)
8 – Raimundo Edberto da Silva Feitosa
9 – Fábio Luiz de Oliveira

Eles vão responder aos crimes de Corrupção Passiva e Ativa, Peculato, Falsificação de documentos públicos, estelionato e inserção de dados falsos no sistema de informatização do DETRAN-RO. De acordo com o delegado Vitor Santana, o grupo não se limitava a falsificação de CNH.

Foi descoberta a instalação de uma verdadeira máfia de servidores públicos, despachantes, de dentro e fora do DETRAN-RO que acessassem a base de dado do DETRAN e mediante fraude realizavam alterações de características em veículos, baixava débito, multa para se licenciar veículos. 

Para o condutor autuado pela Lei Seca, por exemplo, bastava procurar a quadrilha que tudo desaparecia do sistema.   Com essas ações os criminosos falsificavam em média 15 a 20 CNH por dia e cobravam entre 1.500 a 4.000

Todo dinheiro que o proprietário passava para o despachante era rebaixado do sistema e o dinheiro ficava com o despachante.  A quadrilha deu enormes prejuízos ao erário público e aos proprietários de veículos após descoberto que suas multas não haviam sido pagas.

O secretário de segurança Pública Ildor Reni Graebner em companhia do secretário de Polícia Civil. Delegado Emilson Farias disse que o trabalho faz parte das parcerias entre a Segurança Pública dos dois estados e que já rendeu bons resultados em diversas missões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário