quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Novo Comandante da polícia boliviana faz visita ao Sistema Integrado de Segurança Pública do Acre
Taiane Lima (Ascom Sesp)
Em 15/08/2012
Novo Comandante da polícia boliviana em visita a SESP.
Nesta quarta-feira (15) o novo Comandante Departamental da Polícia de Pando, Cel. Felipe Puente fez uma  visita a Secretária de Segurança Pública. Ele esteve no gabinete do Secretário Reni Graebner para falar da integração da polícia do Brasil com a polícia da Bolívia.
Estiveram também presentes: o Oficial de Policia da Bolívia Tenente Wilmer Castillo, o Superintendente da Polícia Federal Marcelo Vieira, o Secretário da Polícia Civil Emylson Farias, o Cel. PM Anastácio, Cel. BM Pires, o Policial Federal Luiz Melo.
Deu-se inicio à reunião para a apresentação do novo Comandante da Polícia de Pando. O comandante falou sobre a integração entre a polícia do Brasil e da Bolívia, da cooperação que já existe por parte do Estado e também solicitou capacitações na área de combate a incêndios, análise criminal, perícia, trânsito, operações especiais e manutenção das viaturas de bombeiros.
O Secretário citou que intenção do Governo do Acre é cada vez mais melhorar o relacionamento entre as polícias de fronteira, como a troca de informações, tanto da parte da imigração quanto de crimes comuns. Foi mencionada ainda um Convênio no qual constam as solicitações feitas pelo antigo Comandante da Polícia de Pando Cel. Mario Luis Calderón. Nela estão firmados os seguintes temas:
1º Cooperação sobre investigações de delitos.
2º Entrega de presos na fronteira.
3º Luta conjunta contra a delinqüência organizada.
4º Informação sobre tráfico de pessoas.
5º Informação sobre tráfico de substâncias regulamentadas.
6º Coordenação nos controles fronteiriços.
7º Restituição de veículos roubados/furtados.
8º Cooperação em fatos que envolvam funcionários policiais.
9º Relacionamento social entre as policias.

Autoridades bolivianas visitam Comando da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado do Acre.
O Comandante atual afirmou que manteria o que foi tratado anteriormente e tentaria melhorar todas as ações existentes.  A seguir as autoridades bolivianas retornaram para Bolívia.
 Ao meio dia houve um almoço de confraternização e a tarde foi feita uma visita a Promotoria Geral de Justiça, retornando após o Comandante e o Tenente para a Bolívia. Durante a visita  ficou acordado uma reunião da Câmara Temática de Fronteira, em Brasiléia no prazo de quinze dias, para debater as ações da Segurança Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário