terça-feira, 28 de agosto de 2012

COMANDANTE DA POLICIA BOLIVIANA DE PANDO PARTICIPA DA REUNIÃO DA CÂMERA TEMÁTICA DE FRONTEIRA EM BRASILÉIA
Na manhã da sexta-feira (24) o Secretário de Segurança Reni Graebner reuniu-se com os participantes da Câmera Temática de Fronteiras em Brasiléia no Serviço de Educação Popular - SEDUP -, ao lado da Prefeitura Municipal, com o objetivo de definir o calendário das operações integradas, até o final do ano, para atender os compromissos assumidos com a adesão à Estratégia Nacional de Fronteiras – ENAFRON –, que o Estado do Acre, através do Governador Tião Viana, efetivou e comprometeu-se a participar no controle e na fiscalização das fronteiras do Acre com a Bolívia e o Perú.
Na reunião participaram, inicialmente, os representantes das forças de segurança da região, como o Comandante do Batalhão do Exercito em Epitaciolândia, Cap. Araújo; Comandante do Batalhão da PM em Brasiléia, Cap. Rômulo; Delegado de Policia Civil de Epitaciolândia, Dr. Sérgio; Ten. Cristiane, do Batalhão da PM de Brasiléia; Comandante dos Bombeiros Militares em Epitaciolândia, Major Vandernilson Peres; Chefe da Delegacia de Polícia Federal em Epitaciolândia, Delegado de Polícia Federal, Dr. Frederico; Agente Luiz Melo, da Polícia Federal; Secretário Executivo da Câmara Temática, T.Cel. Mário César, Interlocutor da ENAFRON no Acre e Diretor Operacional da SESP, Dr. Paixão; a Tenente PM Alexandrina, representantes do IBAMA e da Secretaria da Fazenda do Estado.
Na reunião ficaram acordadas as datas em que as operações conjuntas deverão acontecer com a participação de todas as forças de segurança da região, além da Fazenda Estadual e Federal, IBAMA, IMAC, etc., que tem o objetivo de prevenir e reprimir os crimes transfronteiriços daquela região.
“Estas operações e ações integradas terão influência direta na redução da criminalidade e no aumento da sensação de segurança em toda a região”, afirmou o Secretário Rení, “além de demonstrar que todas as instituições estão unidas para um mesmo fim que é o combate à criminalidade e proporcionar maior segurança para a população”.
Durante a reunião, ocorreu a visita do novo Comandante da Polícia Boliviana em Pando, Cel. Puente e seus assessores, a convite do Secretário de Segurança Rení, e na ocasião foi apresentado às autoridades de Segurança presentes.
O Comandante Boliviano declarou-se agradecido pela oportunidade e afirmou que é sua intenção de continuar com todas as ações de integração entre as policias dos dois países vizinhos que já vinham sendo executadas.
Também agradeceu a atenção recebida por parte dos Bombeiros Militares do Acre que já estão ministrando palestras aos policiais bolivianos sobre o combate a incêndios florestais, que, muitas vezes, já são combatidos em conjunto.
Outro assunto que foi tratado refere-se à restituição de veículos roubados/furtados no Brasil que se encontram apreendidos na Bolívia. O Comandante Boliviano afirmou que encaminhará uma relação de veículos brasileiros que estão apreendidos na via administrativa em Cobija, que poderão ser restituídos.
O Secretário Rení entregou oficio ao Cel. Puente informando que colocava à disposição algumas motocicletas bolivianas apreendidas na via administrativa pelo Ciretran (Circunscrição Regional de Transito) e que poderiam ser restituídas à seus proprietários, sem maiores formalidades.
No final, o Comandante Boliviano agradeceu ainda a oferta do Governo Brasileiro, por parte do Governo do Acre, da possibilidade de receber capacitações para policiais bolivianos através do Programa de Cooperação Técnica Descentralizada Sul-Sul, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República do Brasil, cuja Carta de Intenções já foi assinada pelo Governador Tião Viana e o Governador de Pando Luis Adolfo Flores Roberts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário