sexta-feira, 31 de agosto de 2012

TRE convoca reunião de representantes da segurança do estado para tratar das eleições 2012
 Taiane Lima (Ascom. SESP)
Em 31/08/2012
Secretário Reni Graebner participa de reunião no TRE para definições da segurança nas Eleições 2012.
Na manhã desta quinta-feira (30), o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Acre esteve reunido em seu gabinete juntamente com os representantes da segurança pública do Estado para tratar da logística e da segurança para eleições 2012.
Estiveram na reunião, o Presidente do TRE-AC, Desembargador Pedro Ranzi; o Secretário de Segurança Pública, Reni Graebner; o Vice Presidente e Corregedor Roberto B. dos Santos; o Diretor Geral do TRE, Adauto Góis; o Procurador Regional Eleitoral, Paulo Henrique Brito; os Delegados de Policia Federal Alexandre Silveira e Fabio de Faria; o representante do Corpo de Bombeiros, T Cel. Roney; Inspetor e Representante da PRF, Getúlio Azevedo; o Coordenador Geral do CIOSP Delegado Henrique Ferreira; Delegado Alex Cavalcante, representando a Secretaria da Policia Civil; e o Cel. Marcelo Vitor representando o Comanda da Polícia Militar.
O objetivo da reunião foi conhecer e difundir os planos operacionais dos órgãos ligados à segurança, a fim de encaminhá-los aos juízes eleitorais para que em sua respectiva Zona Eleitoral, possam executar os trabalhos com tranquilidade.
Serão realizadas rondas ostensivas pela Polícia Federal e Civil, a fim de coibir atos ilícitos antes e durante as eleições. O Corpo de Bombeiros participará como organizador dos transportes gratuitos no dia da eleição. Em resumo, todos os trabalhos de segurança serão realizados de forma integrada com os Órgãos da Justiça Eleitoral.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Secretário de Segurança Pública do Acre participa do V Encontro Técnico da Estratégia Nacional de Segurança

Taiane Lima (Assessoria SESP)
Em: 28/08/2012
Secretários de Segurança Pública dos estados de fronteira.
As estratégias de enfrentamento contra a violência e criminalidade na área de fronteira do Acre e de outros 10 estados brasileiros foram debatidas nesta segunda-feira (27), em Ponta Porã (MS), durante o V Encontro Técnico da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras  (Enafron), promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Na ocasião, também foi realizada a assinatura de convênios entre o Ministério da Justiça e os governos de estados fronteiriços para investimento de R$ 150 milhões para apoio ao reaparelhamento dos órgãos estaduais de segurança pública em toda a faixa de fronteira.
O convênio prevê a aplicação do dinheiro na estruturação de unidades especializadas de fronteira, de unidades policiais rodoviárias estaduais, e de unidades policiais para atuação em vias fluviais e lacustres; fortalecimento de inteligência de segurança pública; inovações tecnológicas de monitoramento e controle fronteiriços; reaparelhamento de centros e postos integrados de segurança pública e fiscalização e unidades das policias civis, militares e perícia. Regina Miki, que veio ao Estado representando o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que os recursos se destinam a planos elaborados pelos estados e que levam em conta as peculiaridades de cada um.
Durante o evento, que promoveu o debate de ações policiais e gestão integrada de políticas públicas nas áreas de fronteira, os secretários de segurança pública dos estados que fazem fronteira com outros países – Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul e Santa Catarina –, pactuarão metas e indicadores com o governo federal.
Os representantes da Senasp apresentaram um balanço das atividades da Enafron, enquanto os gestores dos 11 estados mostraram os Planos Estaduais de Segurança Pública nas Fronteiras e o envolvimento dos Gabinetes de Gestão Integrada, Polícias Civil e Militar e Perícias na política de segurança na fronteira de cada estado.
SimpósioEm paralelo ao Enafron, a Senasp realizou o I Simpósio de Segurança Pública nas Fronteiras do Mato Grosso do Sul, para debater o trabalho executado pelo Departamento de Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Perícia, Ministério Público Federal, Receita Federal, Departamento de Operações de Fronteiras e Delegacia de Combate aos Crimes de Fronteiras no combate aos delitos transfronteiriços no Mato Grosso do Sul. 
Além disso, foram divulgados dados de investigações, elucidações e estatísticas criminais e os resultados da integração e colaboração entre as Forças Armadas e os órgãos de segurança pública na fronteira do Mato Grosso do Sul. A equipe de interlocutores da Enafron fará ainda visita técnica às instalações policiais nos municípios sul-matogrossenses de Ponta Porã e Coronel Sapucaia.





COMANDANTE DA POLICIA BOLIVIANA DE PANDO PARTICIPA DA REUNIÃO DA CÂMERA TEMÁTICA DE FRONTEIRA EM BRASILÉIA
Na manhã da sexta-feira (24) o Secretário de Segurança Reni Graebner reuniu-se com os participantes da Câmera Temática de Fronteiras em Brasiléia no Serviço de Educação Popular - SEDUP -, ao lado da Prefeitura Municipal, com o objetivo de definir o calendário das operações integradas, até o final do ano, para atender os compromissos assumidos com a adesão à Estratégia Nacional de Fronteiras – ENAFRON –, que o Estado do Acre, através do Governador Tião Viana, efetivou e comprometeu-se a participar no controle e na fiscalização das fronteiras do Acre com a Bolívia e o Perú.
Na reunião participaram, inicialmente, os representantes das forças de segurança da região, como o Comandante do Batalhão do Exercito em Epitaciolândia, Cap. Araújo; Comandante do Batalhão da PM em Brasiléia, Cap. Rômulo; Delegado de Policia Civil de Epitaciolândia, Dr. Sérgio; Ten. Cristiane, do Batalhão da PM de Brasiléia; Comandante dos Bombeiros Militares em Epitaciolândia, Major Vandernilson Peres; Chefe da Delegacia de Polícia Federal em Epitaciolândia, Delegado de Polícia Federal, Dr. Frederico; Agente Luiz Melo, da Polícia Federal; Secretário Executivo da Câmara Temática, T.Cel. Mário César, Interlocutor da ENAFRON no Acre e Diretor Operacional da SESP, Dr. Paixão; a Tenente PM Alexandrina, representantes do IBAMA e da Secretaria da Fazenda do Estado.
Na reunião ficaram acordadas as datas em que as operações conjuntas deverão acontecer com a participação de todas as forças de segurança da região, além da Fazenda Estadual e Federal, IBAMA, IMAC, etc., que tem o objetivo de prevenir e reprimir os crimes transfronteiriços daquela região.
“Estas operações e ações integradas terão influência direta na redução da criminalidade e no aumento da sensação de segurança em toda a região”, afirmou o Secretário Rení, “além de demonstrar que todas as instituições estão unidas para um mesmo fim que é o combate à criminalidade e proporcionar maior segurança para a população”.
Durante a reunião, ocorreu a visita do novo Comandante da Polícia Boliviana em Pando, Cel. Puente e seus assessores, a convite do Secretário de Segurança Rení, e na ocasião foi apresentado às autoridades de Segurança presentes.
O Comandante Boliviano declarou-se agradecido pela oportunidade e afirmou que é sua intenção de continuar com todas as ações de integração entre as policias dos dois países vizinhos que já vinham sendo executadas.
Também agradeceu a atenção recebida por parte dos Bombeiros Militares do Acre que já estão ministrando palestras aos policiais bolivianos sobre o combate a incêndios florestais, que, muitas vezes, já são combatidos em conjunto.
Outro assunto que foi tratado refere-se à restituição de veículos roubados/furtados no Brasil que se encontram apreendidos na Bolívia. O Comandante Boliviano afirmou que encaminhará uma relação de veículos brasileiros que estão apreendidos na via administrativa em Cobija, que poderão ser restituídos.
O Secretário Rení entregou oficio ao Cel. Puente informando que colocava à disposição algumas motocicletas bolivianas apreendidas na via administrativa pelo Ciretran (Circunscrição Regional de Transito) e que poderiam ser restituídas à seus proprietários, sem maiores formalidades.
No final, o Comandante Boliviano agradeceu ainda a oferta do Governo Brasileiro, por parte do Governo do Acre, da possibilidade de receber capacitações para policiais bolivianos através do Programa de Cooperação Técnica Descentralizada Sul-Sul, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República do Brasil, cuja Carta de Intenções já foi assinada pelo Governador Tião Viana e o Governador de Pando Luis Adolfo Flores Roberts.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Novo sistema de rastreamento de viaturas é apresentado a Secretário de Segurança Pública
Novo sistema de rastreamento sendo apresentado as autoridades do Sistema Integrado de Segurança.
Estiveram reunidos no gabinete do Secretário de Segurança Pública na manhã desta quarta (22), os representantes do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP). A reunião se deu para a apresentação de um sistema de rastreamento e monitoramento de viaturas operacionais do SISP e também foram mostrados os quadros da análise criminal do Estado e especialmente dos municípios de fronteira que continuam em escala decrescente.
Na oportunidade foram discutidas ações para redução dos números de roubos e furtos. No quadro geral as 1ª e 3ª Regionais diminuíram o número de registros de roubos. Nas 1ª e 4ª regionais a houve a redução do registro de roubos qualificados com uso de armas de fogo.
O sistema monitoramento apresentado possibilitará a redução no tempo de atendimento emergencial 190 e 193 das viaturas da segurança e otimizará a utilização das viaturas assim como proporcionará a diminuição dos gastos com combustível.

terça-feira, 21 de agosto de 2012


Governador Tião Viana faz visita a Secretaria de Segurança de Segurança Pública
Taiane Lima (Ascom. SESP)
Em 21/08/2012
Visita do Governador Tião Viana aos servidores da SESP.
Governador do Acre Tião Viana esteve na manhã desta terça (21) em visita a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP). Ele esteve visitando todos os setores da secretaria agradecendo a colaboração de todos os servidores.

O Governador também esteve no gabinete do Secretário de Segurança Reni Graebner para assinar o termo de convênio entre o Governo, a SESP e a Organização Não Governamental (ONG) “Desafio Jovem Peniel”.
Assinatura do termo de convênio para doação de um veículo a ONG "Desafio Jovem Peniel".
O termo trata da entrega de um veículo que irá auxiliar na prestação de serviços da ONG que atualmente atende em média 35 pessoas entre jovens e adultos. O Desafio Jovem Peniel tem como ação principal auxiliar uma casa de recuperação que fica na Vila do Incra e também fazer o atendimento no ramal Pirapora em Porto Acre.

O coordenador do projeto, pastor Wellington Antunes da Igreja Batista Peniel, falou da importância da doação, “o veículo servirá de apoio as ações do projeto, dará mais dinamismo ao trabalho, pois poderemos aumentar o número de visitas aos residentes e aos familiares dos dependentes químicos” disse o pastor.
Secretário de Segurança Pública Reni, fazendo a entrega das chaves do carro ao pastor Wellington.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Pesquisador Da UNESCO visita o Estado do Acre
Taiane Lima (Ascom. SESP)
Em 16/08/2012
Ações do Núcleo de Apoio Psicossocial são apresentadas a Pesquisador da Unesco.
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), por meio da Coordenação Geral de Combate a Tortura, está realizando uma pesquisa em todos os estados brasileiros. A pesquisa consiste na coleta de dados sobre a saúde do efetivo das instituições de Segurança Pública. Nesta quinta-feira (16) o Sr Paulo Cesar da Silva Goettems pesquisador da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura)chegou a Rio Branco para coletar os dados do Estado.
Autoridades da Segurança Pública conhecendo as instalações do NAP.
Estiveram no NAP (Núcleo de Apoio Psicossocial): o Secretário de Segurança Pública Reni Graebner, o Comandante Geral da PM-AC Cel. José dos Reis Anastácio, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar Cel. Flávio Pires, o Delegado Geral da Polícia Civil Del. Emylson Farias, o psicólogo e Sub-Tentente da PM Raimundo dos Anjos, o Diretor da Policlínica Cel. da PM Luis Marques e Coordenadora do NAPBelém. Na reunião foi mostrado as autoridades presentes todo o trabalho desenvolvido pelo Núcleo e também as instalações do prédio.
O público alvo desta pesquisa são as repartições responsáveis pelo atendimento médico, biopsicossocial e administrativo do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP). Com o objetivo de fornecer diagnósticos que subsidiem a SDH na elaboração e implementação de políticas destinadas aos profissionais da Segurança Pública, conforme o disposto no Programa Nacional de Direitos Humanos.
O pesquisador fez ainda na tarde de quinta visita ao Corpo de Bombeiros, e na manhã desta sexta estará em visita ao Comando da Polícia Militar e a tarde as Polícias Civil e Técnico-científica serão contempladas com a visita do pesquisador da SDH.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Novo Comandante da polícia boliviana faz visita ao Sistema Integrado de Segurança Pública do Acre
Taiane Lima (Ascom Sesp)
Em 15/08/2012
Novo Comandante da polícia boliviana em visita a SESP.
Nesta quarta-feira (15) o novo Comandante Departamental da Polícia de Pando, Cel. Felipe Puente fez uma  visita a Secretária de Segurança Pública. Ele esteve no gabinete do Secretário Reni Graebner para falar da integração da polícia do Brasil com a polícia da Bolívia.
Estiveram também presentes: o Oficial de Policia da Bolívia Tenente Wilmer Castillo, o Superintendente da Polícia Federal Marcelo Vieira, o Secretário da Polícia Civil Emylson Farias, o Cel. PM Anastácio, Cel. BM Pires, o Policial Federal Luiz Melo.
Deu-se inicio à reunião para a apresentação do novo Comandante da Polícia de Pando. O comandante falou sobre a integração entre a polícia do Brasil e da Bolívia, da cooperação que já existe por parte do Estado e também solicitou capacitações na área de combate a incêndios, análise criminal, perícia, trânsito, operações especiais e manutenção das viaturas de bombeiros.
O Secretário citou que intenção do Governo do Acre é cada vez mais melhorar o relacionamento entre as polícias de fronteira, como a troca de informações, tanto da parte da imigração quanto de crimes comuns. Foi mencionada ainda um Convênio no qual constam as solicitações feitas pelo antigo Comandante da Polícia de Pando Cel. Mario Luis Calderón. Nela estão firmados os seguintes temas:
1º Cooperação sobre investigações de delitos.
2º Entrega de presos na fronteira.
3º Luta conjunta contra a delinqüência organizada.
4º Informação sobre tráfico de pessoas.
5º Informação sobre tráfico de substâncias regulamentadas.
6º Coordenação nos controles fronteiriços.
7º Restituição de veículos roubados/furtados.
8º Cooperação em fatos que envolvam funcionários policiais.
9º Relacionamento social entre as policias.

Autoridades bolivianas visitam Comando da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado do Acre.
O Comandante atual afirmou que manteria o que foi tratado anteriormente e tentaria melhorar todas as ações existentes.  A seguir as autoridades bolivianas retornaram para Bolívia.
 Ao meio dia houve um almoço de confraternização e a tarde foi feita uma visita a Promotoria Geral de Justiça, retornando após o Comandante e o Tenente para a Bolívia. Durante a visita  ficou acordado uma reunião da Câmara Temática de Fronteira, em Brasiléia no prazo de quinze dias, para debater as ações da Segurança Pública.
Prefeita e Vereadora de Cobija visitam Acre para integração entre Brasil e Bolívia
Taiane Lima (Ascom Sesp)
Em 15/08/2012
Prefeita e Vereadora de Cobija visitam Secretária de Segurança Pública.
A Prefeita Ana Lúcia Reis e a Vereadora Eliana da Costa ambas de Cobija estiveram na manhã desta terça-feira (14) na Secretaria de Segurança Pública. Em reunião com o Secretário Reni Graebner, o Diretor de Operações do DETRAN Major Teles, o Superintendente do Rb Trans Ricardo Torres e o Comandante Geral da PM AC Cel. Anastácio, a prefeita falou sobre o trânsito e sinalização de Cobija e solicitou o apoio técnico para a manutenção dos semáforos e da engenharia de trânsito do DETRAN.
Em seguida a prefeita e demais autoridades seguiram para uma visita ao Prefeito Raimundo Angelim. No gabinete do Prefeito, Ana Lúcia externou mais uma vez a necessidade do povo boliviano e a importância de se manter uma interação com políticas públicas dos dois governos.
Segundo ela o maior problema é a falta de técnicos bolivianos capacitados para a manutenção dos equipamentos. Ela falou ainda que a prefeitura de Cobija vai implementar um restaurante para fornecer a merenda escolar em forma de “marmitas” para as escolas da cidade e por este motivo ela também visitou o restaurante popular da prefeitura que fica ao lado da SEMSUR.
Prefeito Raimundo Angelim firma compromisso com Ana Lúcia Reis.
O Prefeito Angelim falou da premiação que o Acre ganhou no ano passado pela qualidade da merenda escolar, e afirmou que não seria difícil ajudar o país vizinho a organizar a cozinha industrial para fazer a marmitas. Quanto às outras solicitações da prefeita ficou acertado que será enviado um técnico para uma visita a Cobija e posteriormente elaborar um curso de capacitação para os técnicos bolivianos.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

CIEPS dá início a Curso de Multiplicador de Polícia Comunitária
Taiane Lima (Ascom. SESP)
Em 14/08/2012
Aula inaugural do Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária.
Aconteceu nesta segunda-feira (13), pela manhã a aula inaugural do Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária para o Acre. O curso tem como finalidade formar 27 multiplicadores que vão atuar na docência nas próprias instituições e nos cursos ministrados no CIEPS (Centro Integrado de Estudos e Pesquisas em Segurança Pública). Farão parte do curso profissionais com nível superior do Sistema Integrado de Segurança Pública, IAPEN (Instituto Penitenciário do Acre), do ISE (Instituto Socioeducativo do Acre) e da Secretária de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH) e Tribunal Justiça.
No auditório do CIEPS esteve o Secretário de Segurança Pública Reni Graebner juntamente com o Comandante Geral da PM AC Cel. Anastácio, o Procurador Geral do Estado Rodrigo das Neves, o Coordenador da Polícia comunitária Major PM Almir, o Coordenador pedagógico do CIEPS Tenente Cel. França, o Diretor do IAPEN Dirceu Augusto, Procurador de Justiça Oswaldo d’Albuquerque, Cel. Gilvan (representando o Prefeito Angelim), a Diretora do CIEPS Giselle Gadelha e o Secretário de Direitos Humanos Nilson Mourão que ministrou uma palestra inaugural.
Serão 27 novos multiplicadores de Polícia Comunitária.
Essa nova capacitação demonstra que o Acre adota a mesma filosofia de Polícia Comunitária dos outros estados e com isso pode ser considerada uma polícia moderna que recebe constantes investimentos por parte do Ministério da Justiça e do Governo do Estado. ”É uma política de aproximação e integração do Estado com toda comunidade “disse o Secretário de Segurança.
O Procurador Oswaldo d’Albuquerque disse em sua apresentação que esse curso de Polícia Comunitária servirá para aproximar ainda mais a polícia da sociedade. “A cada dia mais, é preciso o aprimoramento dos serviços da polícia.” Finalizou o Procurador.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Regional de Segurança do Baixo Acre faz apresentação do Plano de Metas
Taiane Lima (Ascom. SESP)
Em 10/08/2012

Resultados do Plano de Metas da Regional do Baixo Acre foi satisfatório.

 O Secretário de Segurança Pública esteve nesta quinta, 09, no Fórum de Senador Guiomard para participar da apresentação dos resultados do Plano de Metas da regional de segurança do Baixo Acre, fazem parte deste, os municípios de Senador Guiomard, Capixaba, Acrelândia, Plácido de Castro e a Vila Campinas.
Estiveram presentes também os responsáveis pelo SISP (Sistema Integrado de Segurança Pública) de Acrelândia - Comandante Juarez Figueiredo -, de Plácido de Castro - o Comandante José Neri e o Delegado Martin Hessel-, de Capixaba – Comandante Ten. Marleudo e a Delegada Lucélia Martins -, de Vila Campinas - Comandante Tenente Afonso -, e Senador Guiomard - Delegado Ricardo Casas e o Comandante Cap. Santana e o Comandante de Policiamento Operacional – CPO III Cel. Marcelo Antônio Victor.
O resultado em todos os municípios foi satisfatório, onde quase 100% das metas foram atingidas. Em Senador Guiomard houve uma diminuição expressiva no número de casos de lesão corporal que caiu de 24 casos para 9 casos. Outro fato interessante foi o aumento de denúncias de violência doméstica, o que poderia ser visto como algo ruim, porém, foi concluído pelos analistas policiais que isso se deu com o aumento de confiança da população na polícia, e isso fez com que houvesse o aumento da denuncias destes casos.
Secretário de Segurança Pública esteve também na delegacia do município de Senador Guiomard.
O Secretário Rení Graebner também esteve na Delegacia de Senador Guiomard para conversar com o Delegado e o representante do Furepol do município. A visita consistiu em uma conversa para apurar os problemas do local e o fortalecimento dos serviços do Furepol.
O Delegado Ricardo Castelo Casas falou a respeito da praça de alimentação, onde hoje é feita a venda de bebidas alcoólicas até altas horas da noite. Ele explicou também que até o momento não houve nenhum tipo de ocorrência de natureza grave no local, mas entende que deve ser feito algo como medida preventiva.
O Secretário propôs uma sala de situação, para a próxima semana, para buscar uma solução em conjunto com o Delegado, o Comandante da PM, Furepol, Prefeitura, Ministério Público e os representantes dos bares.
NOTA

Em razão do pronunciamento do Deputado Estadual Wherles Rocha no dia 08/08/12, na Assembleia Legislativa, em que procura denegrir a minha imagem, afirmo que tenho plena consciência do meu potencial e que aqui, no Acre, retornei, a convite do Governador Tião Viana, para contribuir na melhoria da Segurança Pública e o bem estar de toda a população do Acre, em razão da larga experiência que tenho como Agente Federal, Delegado Federal, Superintendente Regional da Polícia Federal no Acre, e outros na Polícia Federal, auditor líder da ISO 1989/2000, avaliador do Programa de Qualidade no Serviço Público, MBA em Administração Global pela Universidade de Santa Catarina – UDESC e Universidade de Lisboa, e outros.
Também pesou na decisão do meu retorno ao Acre a vontade de retribuir a homenagem do título de cidadão acriano, que me foi concedido em 1996 pela Assembleia Legislativa do Acre, como representante do povo acriano.
Em toda a minha vida pública e privada fui bem sucedido, e orgulho-me disto porque sempre adotei uma conduta de retidão aos princípios da lealdade, da honestidade, da moral, da ética e da legalidade, herdados como uma educação de berço de meus pais.
A agressão graciosa do referido deputado não ecoa em qualquer espaço, porque da mesma forma como agi na Polícia Federal, agora como Secretário de Estado de Segurança Pública, nada mais faço senão cumprir a lei, a ordem judicial, o respeito aos meus superiores, o respeito à dignidade das pessoas, dos meus pares e de meus companheiros.
Aproveito a oportunidade para também repudiar as injustas difamações e injúrias que foram assacadas por esse deputado contra o Governador Tião Viana, que merece todo o nosso respeito como homem público e como pessoa que é; ao contrário do citado deputado que perdeu sua compostura de parlamentar e, valendo-se de sua imunidade, ofendeu princípios elementares de ética, moral, hierarquia e de disciplina a que ele ainda está vinculado como Oficial da reserva da Polícia Militar do Acre.
Ao proferir injúrias e difamações injustas contra o Governador Tião Viana, demonstra que é um parlamentar despreparado e sequer merece estar entre seus pares.
Assim, repudio veementemente a infeliz e injusta manifestação do senhor deputado contra a minha pessoa e contra a pessoa do nosso Governador Tião Viana.
Ildor Rení Graebner – Secretário de Segurança do Acre.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012


O Estado recebe hoje mais 140 novos soldados PM para reforçar a segurança pública

Taiane Lima (Assessoria da SESP)
Em 08/08/2012


Os novos soldados entoando o hino da Polícia Militar.
O Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública Francisco Mangabeira (CIEPS) formou hoje mais um número expressivo de policiais militares, 140 novos soldados estão aptos para se integrarem na força da policia militar do acre e prestarem seus serviços para proporcionarem a segurança a toda sociedade do Acre.

 A solenidade foi realizada esta manhã no Teatrão e estiveram no local o governador do Estado Tião Viana, o secretário de segurança Rení Graebner, o Comandante da Polícia Militar José dos Reis Anastácio, o Cel. PM Gilvan Vasconcelos  (representando o Prefeito Raimundo Angelim), a chefe da Casa Civil Márcia Regina, a chefe do gabinete militar cel. PM Francisca Margarete, o cel. BM Flávio Pires, o delegado corregedor Carlos Flávio Portela (representando Emylson Farias) o presidente do IAPEN Dirceu Augusto, a diretora do DETRAN Sawana Leite, a diretor do CIEPS Gisele Gadelha, o chefe da Divisão de Ensino e coordenador pedagógico Tenente Cel. Marcelo França e os familiares dos novos soldados, entre outras autoridades.
Secretário de Segurança Pública fazendo o seu discurso.
Foram nove meses de curso onde os alunos estiveram desde o dia 18 de outubro de 2011 até o dia 7 de agosto de 2012, recebendo instruções teóricas e práticas.  O Secretário de Segurança falou em discurso da alegria que é a formação desses novos policiais militares. “O ingresso e a presença dos senhores e senhoras na atividade de segurança, é de grande relevância” acrescentou ele.

Após o ato de juramento feito pelos Formandos,  houve entrega de prêmios para os 3 primeiros colocados. O primeiro lugar com maior nota foi do soldado PM Rosinak, que falou das dificuldades e das lutas enfrentadas por ele e por seus colegas para finalizar o curso. “Durante o curso a luta foi grande, pois deixamos muitas vezes de estar com nossos familiares para nos dedicarmos ao povo. Eu abdiquei de ser professor para ser PM, para fazer o curso  e servir e proteger a sociedade”, disse Rosinak.
Houve também a entrega do certificado pelo empenho dos soldados nos trabalhos de ajuda aos desabrigados pela alagação. O Governador entregou o certificado a formanda Daiane, que representou os demais colegas que participaram dessa ação do Acre Solidário.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Representantes da segurança entregam cartilhas aos alunos do bairro Santa Inês
Taiane Lima- Ascom. SESP
Em 02 de agosto de 2012
Alunos da escola Antônia Fernandes participam de palestra e entrega de cartilhas com dicas de segurança.
Entrega de Cartilhas sobre segurança foram entregues nesta tarde na Escola Antonia Fernandes, no bairro Santa Inês.  Estiveram no local o Diretor Operacional da Secretaria de Segurança, Alberto Paixão, o Sargento Silvestre Coordenador do Policiamento Escolar do 2º Distrito, a Diretora da escola Raimunda Silva de Almeida e o Delegado Titular da 2ª Regional Cleiton.
Como público alvo é a comunidade e os alunos da rede pública, o sargento Silvestre deu uma palestra sobre a violência. Foi falado sobre os tipos de violência que mais ocorrem nas escolas e também quais as suas penalidades.
Um dos assuntos mais comentados não só na mídia, mas também pelos próprios alunos, nos últimos tempos é o bullying. Essa forma de agressão consiste em atos de violência física e psicológica que podem ser apelidos, “chingamentos”, entre outros. No ano passado foi aprovada uma lei que combate o bullying nas escolas do estado.

Diretor Operacional da Secretaria de Segurança, Alberto Paixão, realizando a entrega das cartilhas.

Foram entregues na escola cem cartilhas, contendo quarenta e três páginas com diversas orientações para que os alunos mantenham-se seguros e até mesmo repassem esse aprendizado aos pais e aos vizinhos. Há também algumas páginas com conteúdo de diversão e educativo.
A diretora da escola, Raimunda Almeida, enfatizou a importância das ações da segurança pública nas escolas. ”As cartilhas e as palestras ministradas aqui, vão esclarecer aos alunos e aos familiares sobre a violência. Isso é importante por que às vezes os crimes acontecem por falta de conhecimento” disse a diretora.