MELHORAR ATENDIMENTO
Ascom/SESP
Em
15/01/2012
O CIOSP – Centro Integrado de
Operações em Segurança Pública - deverá passar ao longo deste ano, por grandes transformações
e mudanças na área física e técnica. Na manhã desta quarta-feira 15, o
coordenador geral do CIOSP Major–PM Almir Lopes de Souza, relatou as mudanças durante
a primeira reunião do ano com integrantes do Sistema Integrado de segurança
Pública (SISP), formado pela Secretaria de Segurança Pública (SESP), Polícia
Militar, Polícia Civil, Bombeiro Militar, Instituto de Administração
Penitenciária (IAPEN) e Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN.
Entre
as mudanças previstas estão:
ü
Ampliação
do setor de Despacho (acrescentando o DETRAN, aumentando o número de baias para
Policia Militar e serviços de emergências quando necessitar como, por exemplo,
época de queimadas, alagação, grandes eventos e outros);
ü
Ampliação
do setor de atendimento emergencial (190/193); absorção da central de Radio a
Policia Civil (trazendo para responsabilidade do CIOSP a coordenação Geral do
Estado do Acre os serviços de radio comunicação da Segurança pública do Estado,
inclusive com mais 01 PA para PC).
ü
Implantação
do CIOSP nas Regionais do Purus e Tarauacá/Envira;
ü
Revisão
do sistema analógico de comunicação em todos Estado.
Gestores
de segurança entendem que há necessidade de mudanças no protocolo de
atendimento no sentido de fazê-lo mais ágil, melhorando o tempo resposta aos cidadãos
que solicitam dos serviços.
No
entanto dois aspectos fundamentais estão sendo avaliados, pois ao mesmo tempo
em que se habilita uma resposta imediata, abrem-se ainda mais precedentes para
a prática dos trotes.
Um
protocolo de procedimentos está em curso. O questionário necessário para a
geração das ocorrências deverá ser simplificado ainda que contenha informações
básicas para que as viaturas não tenham dificuldades de localizar o endereço
tornando mais demorado o atendimento.
Outra
novidade é a implantação do sistema Disk Denuncia e a capacitação dos
respectivos operadores, Inserção do DETRAN dentro do CIOSP.
Reestruturação
e ampliação do sistema de vídeo monitoramento e a regulamentação do SIGO CADG, uma solução para atendimento de
urgências, emergências e despacho eletrônico de viaturas da polícia militar,
polícia civil e corpo de bombeiro militar.
Essa
ferramenta localiza com exatidão a localização de viaturas policiais em
patrulhamento, possibilitando que a mais próxima da ocorrência seja acionada.
Isso vai reduzir o tempo resposta no atendimento ao usuário.
O
serviço de Rádio portátil “Al-tok” deverá sair do sistema analógico para o
digital. A SESP sabe que tal mudança implicará no dispêndio de mais recurso,
mas, por outro lado, terá a garantia que o serviço de rádio da segurança pública
não sofrerá interferência ou até invasão por parte de terceiros.
O
secretário de segurança Reni Graebner explica que o Governo do Estado tem
reiterado de todos, “máximo empenho para que o cidadão tenha o melhor atendimento
possível ao solicitar serviços do setor público. Neste sentido estamos nos
adequando as determinações do Governador e garantindo o melhor que podemos
fazer”,
PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE
A
SESP vai desenvolver uma campanha de esclarecimento junto à população, para reduzir
a enorme demanda diária no setor de atendimento do CIOSP. O gráfico mostra que 62,38% das ligações
feitas para o Seus, são situações alheias a competência da segurança pública ou
sem a emergência que se justifique a solicitação do Serviço. O delegado José Henrique
Ferreira Marcial, coordenador administrativo do CIOSP, cita dois exemplos bem
comuns.
“As pessoa ligam procurando saber
número de farmácia de plantão, endereço de pizzaria, número de celular de
policiais... o CIOSP é um centro de emergência das operações policiais. As
ocorrências de menor complexidade ou que não sejam urgência devem ser
registrados na delegacia da jurisdição onde se gerou a reclamação”.
Reclama
que a população está fazendo uso do numero 190 de forma equivocada e para todos
os tipos de ocorrências que nem são da área segurança pública
Chamadas atendidas para o 190
e 193 em 2011
Serviço
|
2010
|
2011
|
%
|
190
|
547.342
|
548.865
|
+ 0,25%
|
193
|
58.925
|
32.939
|
- 44,10%
|
TOTAL
|
A Ciosp registrou 224 ocorrências de trotes
O Coordenador técnico do CIOSP, Major BM Charles da Silva
Santos, garante que o número de trotes já foi bem maior. Ele acredita que a
população está se conscientizando da importância do uso adequado do aparelho.
Ainda que o que o numero seja menor em relação aos anos
anteriores foram 224 ocorrências com emprego de viatura, de agentes policiais,
equipamentos e combustíveis.
“Enquanto as viaturas são deslocadas para atender um
trote, ocorrências graves podem sofrer atraso no atendimento”, afirma.
Por falta de uma legislação especifica, os autores dos
trotes deixam de ser punidos com a severidade que merecem. Em estados como mato Grosso do Sul, Santa
Catarina e Paraná e Rio Grande Sul a lei pune o proprietário da linha de onde
partiu o trote.
Aqui no Acre a PM detectou que a maioria dos trotes são feitos
por menores em telefones públicos entes da entrada ou na saída da escola. É
preciso portanto que os país oriente seus filhos para não incorrerem neste tipo de infração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário