quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

SISP QUEM CIOSP MODERNIZADO

CIOSP  SERÁ MODERNIZADO PARA
MELHORAR ATENDIMENTO
Nonato de Souza
Ascom/SESP
Em 15/01/2012
O CIOSP – Centro Integrado de Operações em Segurança Pública - deverá passar ao longo deste ano, por grandes transformações e mudanças na área física e técnica. Na manhã desta quarta-feira 15, o coordenador geral do CIOSP Major–PM Almir Lopes de Souza, relatou as mudanças durante a primeira reunião do ano com integrantes do Sistema Integrado de segurança Pública (SISP), formado pela Secretaria de Segurança Pública (SESP), Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiro Militar, Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN) e Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN.
Entre as mudanças previstas estão:  
ü  Ampliação do setor de Despacho (acrescentando o DETRAN, aumentando o número de baias para Policia Militar e serviços de emergências quando necessitar como, por exemplo, época de queimadas, alagação, grandes eventos e outros);
ü  Ampliação do setor de atendimento emergencial (190/193); absorção da central de Radio a Policia Civil (trazendo para responsabilidade do CIOSP a coordenação Geral do Estado do Acre os serviços de radio comunicação da Segurança pública do Estado, inclusive com mais 01 PA para PC).
ü  Implantação do CIOSP nas Regionais do Purus e Tarauacá/Envira;
ü  Revisão do sistema analógico de comunicação em todos Estado.
Gestores de segurança entendem que há necessidade de mudanças no protocolo de atendimento no sentido de fazê-lo mais ágil, melhorando o tempo resposta aos cidadãos que solicitam dos serviços.
No entanto dois aspectos fundamentais estão sendo avaliados, pois ao mesmo tempo em que se habilita uma resposta imediata, abrem-se ainda mais precedentes para a prática dos trotes.
Um protocolo de procedimentos está em curso. O questionário necessário para a geração das ocorrências deverá ser simplificado ainda que contenha informações básicas para que as viaturas não tenham dificuldades de localizar o endereço tornando mais demorado o atendimento.
Outra novidade é a implantação do sistema Disk Denuncia e a capacitação dos respectivos operadores, Inserção do DETRAN dentro do CIOSP. Reestruturação e ampliação do sistema de vídeo monitoramento e a regulamentação do SIGO CADG, uma solução para atendimento de urgências, emergências e despacho eletrônico de viaturas da polícia militar, polícia civil e corpo de bombeiro militar.
Essa ferramenta localiza com exatidão a localização de viaturas policiais em patrulhamento, possibilitando que a mais próxima da ocorrência seja acionada. Isso vai reduzir o tempo resposta no atendimento ao usuário.
O serviço de Rádio portátil “Al-tok” deverá sair do sistema analógico para o digital. A SESP sabe que tal mudança implicará no dispêndio de mais recurso, mas, por outro lado, terá a garantia que o serviço de rádio da segurança pública não sofrerá interferência ou até invasão por parte de terceiros.
O secretário de segurança Reni Graebner explica que o Governo do Estado tem reiterado de todos, “máximo empenho para que o cidadão tenha o melhor atendimento possível ao solicitar serviços do setor público. Neste sentido estamos nos adequando as determinações do Governador e garantindo o melhor que podemos fazer”,
PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE
A SESP vai desenvolver uma campanha de esclarecimento junto à população, para reduzir a enorme demanda diária no setor de atendimento do CIOSP.  O gráfico mostra que 62,38% das ligações feitas para o Seus, são situações alheias a competência da segurança pública ou sem a emergência que se justifique a solicitação do Serviço. O delegado José Henrique Ferreira Marcial, coordenador administrativo do CIOSP, cita dois exemplos bem comuns.
“As pessoa ligam procurando saber número de farmácia de plantão, endereço de pizzaria, número de celular de policiais... o CIOSP é um centro de emergência das operações policiais. As ocorrências de menor complexidade ou que não sejam urgência devem ser registrados na delegacia da jurisdição onde se gerou a reclamação”.
Reclama que a população está fazendo uso do numero 190 de forma equivocada e para todos os tipos de ocorrências que nem são da área segurança pública
Chamadas atendidas para o 190 e 193 em 2011
Serviço
2010
2011
%
190
547.342
548.865
+ 0,25%
193
58.925
32.939
- 44,10%
TOTAL

 606.268






  A Ciosp registrou 224 ocorrências de  trotes

O Coordenador técnico do CIOSP, Major BM Charles da Silva Santos, garante que o número de trotes já foi bem maior. Ele acredita que a população está se conscientizando da importância do uso adequado do aparelho.

Ainda que o que o numero seja menor em relação aos anos anteriores foram 224 ocorrências com emprego de viatura, de agentes policiais, equipamentos e combustíveis.

“Enquanto as viaturas são deslocadas para atender um trote, ocorrências graves podem sofrer atraso no atendimento”, afirma. 

Por falta de uma legislação especifica, os autores dos trotes deixam de ser punidos com a severidade que merecem.  Em estados como mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná e Rio Grande Sul a lei pune o proprietário da linha de onde partiu o trote.

Aqui no Acre a PM detectou que a maioria dos trotes são feitos por menores em telefones públicos entes da entrada ou na saída da escola. É preciso portanto que os país oriente seus filhos  para não incorrerem neste tipo de infração.

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