terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Acre apresenta índice de homicídios abaixo da média nacional

27/01/2012 - 17:02 Tatiana Campos


Trabalho conjunto garante mais segurança (Sérgio Vale/Secom)

Em 2011, o Acre atingiu o índice de 19 homicídios para cada cem mil habitantes. A taxa ainda não é a aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que indica nove mortes a menos para a mesma proporção de habitantes. Mas está bem abaixo da média nacional, que é de 26.2 assassinatos para cada cem mil pessoas. A vitória acreana foi anunciada, junto com outras boas notícias, na manhã desta sexta-feira, na reunião do comitê de governança da segurança pública, com a presença do governador Tião Viana.

“A nossa meta no ano passado era reduzir em 7% a taxa de homicídios, mas conseguimos a redução de 22%. Se em 2012 apenas mantivermos este número, mesmo sem crescimento, já será outra grande vitória” disse o secretário de segurança, Ildo RenirGraebner.

O governador Tião Viana, satisfeito com os resultados, parabenizou toda a equipe e disse que a escolha de 2012 como o ano da segurança pública é uma forma de reconhecer o trabalho dos profissionais que se dedicam a oferecer sensação de segurança à sociedade.

“Como me alegra perceber que estamos em outro ambiente, onde o governo não luta contra forças paralelas e todos os comandantes da polícia militar dirigem programas sociais. Nós vamos fortalecer ainda mais este trabalho pela segurança”, disse o governador.
Tião Viana lembrou do compromisso em aumentar em quatro vezes o Grupo Águia, em investir R$ 10 milhões no Corpo de Bombeiros, melhorar o sistema de viaturas e reativar a cavalaria para a presença pacificadora da polícia nos bairros.

Gestão é a chave do sucesso

Emylson Farias, delegado geral da Polícia Civil, reconheceu a importância da ferramenta adotada há três anos para atingir os níveis alcançados hoje. “Outros estados estão há dez anos com essa ferramenta e conseguiram reduzir os homicídios em 10%. Nós estamos há três e atingimos uma redução de 22%. O trabalho integrado entre o sistema de segurança também é de grande força para esse resultado positivo”, disse.

A ferramenta a que Emylson se refere é, na verdade, o modelo de gestão da segurança pública, que inclui um sistema inteligente de planejamento, monitoramento e avaliação de riscos e resultados, com mapas e outras informações precisas que auxiliam os profissionais da área.

Acre também é o estado com melhor índice de elucidação de homicídios

O Acre é o estado com o melhor índice de elucidação de homicídios no Brasil. Enquanto a média nacional é de 90% de casos que não conseguem ser elucidados, o Acre surpreende com a taxa de 87% de crimes elucidados. O trabalho integrado do sistema de segurança pública acreana foi elogiado pela procuradora do Ministério Público Estadual, Patrícia Rêgo. “Eu também sou uma autoridade pública e sei que somos mais suscetíveis a críticas que a elogios, o que é um vício, um mal da sociedade. Mas eu acredito que as boas coisas devem ser reconhecidas. Eu sou testemunha dos avanços que tivemos nos últimos anos e faço questão de dizer isso: nós melhoramos muito e é preciso parabenizar o trabalho bem feito”, comentou.

O trabalho integrado do Sistema de Segurança Pública no Estado tem contribuído com o trabalho do MPE. Hoje o Acre é um dos estados brasileiros com maior perspectiva de atingimento da Meta 2, estabelecida pelo Grupo de Persecução Penal da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), em 2011. A meta 2 prevê a conclusão dos inquéritos sobre homicídios instaurados no país até dezembro de 2007.

Disposto a continuar melhorando os indicadores e reduzir a violência, o governador Tião Viana anunciou que 2012 será o ano da segurança pública em seu governo. Isso significa investimentos pesados na área e uma atenção maior com a gestão e valorização profissional. Segundo o secretário de segurança, só de emenda de bancada serão investidos R$ 40 milhões na reestruturação das delegacias do interior do estado e novos equipamentos.

Trânsito menos violento
 
 Campanhas em todo o estado reduzem acidentes. Em Cruzeiro do Sul, há três meses não há mortes no trânsito (Arquivo Secom)

Outra luta do governador Tião Viana é contra a violência no trânsito, que mata 35 mil pessoas por ano no Brasil. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) tem adotado diversas estratégias para garantir um trânsito mais seguro em todo o estado. “Não me importa que seja antipática a luta contra este tipo de violência, ou que seja antipático fazer blitz. O que importa é a causa. O importante é que uma blitz pode flagrar um motorista alcoolizado e evitar um acidente com a morte de um inocente. Vamos continuar combatendo isso”, disse o governador Tião Viana.

Segundo a diretora do Detran, Sawana Carvalho, em Cruzeiro do Sul, segundo maior município acreano, há três meses não é registrada nenhuma morte no trânsito. O interior do estado também tem sido alvo do trabalho do órgão, com mais fiscalização, estratégias de combate ao álcool no volante e, principalmente, um trabalho de orientação e conscientização dos condutores.

Profissionais são homenageados

Como forma de reconhecer o esforço dos profissionais que atuam na área de segurança pública, principalmente os que se dedicam a esta carreira há vários anos, foram entregues placas e certificados a comandantes de batalhões e delegados titulares, coordenadores das regionais, analistas criminais e gestores.

A delegada Aurea Dene, da Delegacia da Mulher, foi uma das homenageadas. Ela, que há 30 anos se dedica à segurança, estava emocionada. São 14 anos de serviços em Cruzeiro do Sul e 16 anos em Rio Branco. “É uma emoção muito grande este reconhecimento, estou sem palavras, realmente. Foram muitas lutas, muitos momentos difíceis, muitos momentos bons. Que bom ver o esforço de uma vida sendo reconhecido”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário