sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Segurança preparada para garantir um “Carnaval de Paz

Nonato de Souza Ascom/SESP
Janice Dantas  (Ascom/Detran)
Em 10/02/2012

 Autoridades em segurança pública durante colletiva a imprensa sobre a programação do carnaval 2012

O secretário adjunto de Segurança Pública, Ermírio Sena participou na manhã desta sexta-feira 10, de uma coletiva a imprensa, onde foram repassadas aos órgãos de comunicações do Estado todas as informações sobre o planejamento do Carnaval. Momento antes da coletiva ele disse que em atendimento as determinações do Governo do Estado “tudo será feito no sentido de promover um Carnaval de Paz e sem violência. Com prioridade absoluta a segurança dos cidadãos”.
A coletiva foi liderada pelo Ten.Cel-PM Mário Cezar, responsável pelo Comando do Policiamento Oracional 1. Ele explicou que entre as novidades em relação ao ano anterior este ano a festa popular vai até as 5 horas da manhã.
A Segurança Pública montou uma mega estrutura para garantir, segundo informou o próprio comandante Cel-PM José Anastácio; “Um carnaval mais tranqüilo do que foi o ano passado”.
Cada órgão que compõe a SISP (Sistema Integrado de Segurança Pública) estabeleceu sua própria estratégia e depois, durante reunião integrada ficou definido o planejamento final. A coordenadoria de eventos do Governo do Estado participou da coletiva se informando do esquema montado para também de planejar e se adequar ao sistema de segurança planejado.
Transporte não vai faltar, garante Rbtrans
O diretor da RbTrans, Ricardo Torres falou  que na parte de transportes públicos já tem a garantia  das empresas de transportes coletivos  que serão disponibilizados 30 ônibus  com linha direta para á Avenida Amadeu Barbosa.
“Com as linhas que já operam na área do Segundo Distrito serão 45 o numero de ônibus para tender a população. Após a meia noite os ônibus saem do estacionamento improvisado em frente da Polícia Militar até o horário de funcionamento normal das linhas de ônibus”.
Torres disse ainda que serão 617 taxis e mais 540 moto taxis a serviço dos foliões. “Temos a convicção que não faltará transportes para quem for ao Circuito Arena da Floresta. Duas tendas instaladas servirão de “terminal de ônibus pára que público não fique exposto em caso de chuva, na hora de apanhar o transporte para retornar para casa.
Delegacias e postos de observação
Polícia Civil atuar com delegados plantonistas e delegacias permanentes. Para tanto esquematizou a implantação de dois treiler’s que funcionarão como delegacias de polícia e plantão permanente de delegados para os casos de flagrante. Haverá espaço para manter a distância os foliões que promovam desordens ou algum ato ante social. Agentes estarão circulando entre os foliões detectando e coibindo qualquer ato que possa comprometer a segurança dos brincantes.
PM usará força máxima em homens e viaturas
O comandante da Polícia Militar Cel-PM José Anastácio dos Reis, afirmou que a PM atuará com escala dobrada incluindo até os PMs que estejam de férias ou a disposição de outros órgão.
“Só na arena da Floresta serão mais de 350 militares e vales ressaltar que a policiamento normal nas regionais não será alterados. Ainda teremos a participação dos alunos do curso de soldado. Temos, pois a convicção que se depender do empenho da Polícia Militar, o carnaval será uma dos mais tranqüilos de Rio Branco
Portaria vai tratar especificamente do menor
 Na segunda-feira os secretário de Segurança Reni Graebner já tem agenda confirmada para as 15hs com o juiz Romário Divino – responsável para Vara da Infância e da Juventude - para tratar da participação de menores nos espaços onde serão promovidas festas de carnaval.
Fiscalização de trânsito
Janice Dantas
Ascom Detran
Durante os dias de duração da festa momesca, Detran, Polícia Militar, Ciatran e RBTrans estarão trabalhando unificados na realização da fiscalização de trânsito. Serão ao todo 29 homens, sendo 11 policiais militares e 18 agentes  de trânsito que estarão atuando no combate a embriaguez ao volante. A educação de trânsito do Detran também estará presente auxiliando nas travessias que levam a Avenida Amadeo Barbosa.
Ao todo serão 12 educadores, distribuídos em seis duplas. Eles estarão realizando o trabalho preventivo de combate a mistura de bebida e direção. Mas, se mesmo assim, ainda houver folião que insista na prática, o Detran informa que agentes com bafômetros estarão nas proximidades da festa para punir os condutores infratores.
“Estaremos fiscalizando a embriaguez ao volante com o intuito de combater acidentes nesse período que deve ser de festa e alegria e com isso, estaremos salvando vidas”, finalizou a diretora do Detran, Sawana Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário