sexta-feira, 13 de abril de 2012

Plano de Metas éavaliadono Juruá

SESP reúne comandantes e delegados para

avaliar criminalidade em Cruzeiro do Sul

Nonato de Souza
Ascom/SESP
Em13/04/2012                                                                                                                     fotos: ascom/sesp

 Delegados e comandante falam das dificuldades fazer segurança pública na zona rural, palco de dois crimes violentos no primeiro trimestre do ano
O Secretário de Segurança Pública Reni Graebner e a coordenadora do Departamento de Planejamento Estratégico Rosemeire Fonseca (SESP) estiveram reunidos na tarde de sexta-feira em Cruzeiro do Sul, com os Comandantes Militares e Delegados de Polícia Civil, Escrivães e Analistas Criminais, para analisar o Planejamento Estratégico de Metas da Segurança Pública dos últimos três meses. 
O acompanhamento dessas análises serve para identificar o mapa da violência, bem como suas causas e efeitos diante da população. Segundo o secretário Reni Graebner o Plano de Metas e/ou Pacto Pela Paz: “É uma política estratégica de Governo Tião Viana buscando garantir segurança a população usando paradigmas que unem prevenção, repressão e a investigação qualificada”.  
São cerca de 30 ações de procedimento operacionais que objetivam reduzir os indicadores da violência envolvendo especialmente os crimes contra a vida (homicídios), atentado contra a vida e contra o patrimônio.
Essas operações são feitas de forma integrada pelas polícias Militar, Civil e demais instituições cujas ações estejam de alguma forma ligadas ao combate a criminalidade. 
A cada mês, a gestora de Planejamento Estratégico da SESP, Rosemeire Fonseca, reúne-se com os comandantes e suas equipes. Avalia o desempenho de cada instituição policial e confere se o planejamento do período foi cumprido.
Caso contrário busca os mecanismos necessários para o pleno desenvolvimento das ações planejadas e a redução da criminalidade.
Na mesma reunião é elaborado novo planejamento ou a conclusão dos que não foi efetivado no período anterior. No próximo mês, nova reunião busca fazer a tabulação dos resultados.
Em termos gerais o Plano de Metas (Pacto Pela Paz) funciona estabelecendo parâmetros toleráveis de criminalidade tendo como referência o mesmo período do ano anterior.
“Foi com aplicação desses procedimentos que a Segurança Pública do Acre conseguiu reduzir os crimes de homicídio em 2011, em 22% em relação ao ano de 2010. Isso significa uma redução de 19,9% dos crimes de homicídios, para cada 100 mil habitantes, configurando-se a maior redução nos últimos 15 anos”. Garantiu Graebner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário