quinta-feira, 12 de abril de 2012

Camara Temática em Cruzeiro do Sul

Autoridades falam na Câmara Temática

de Segurança Pública em Cruzeiro do Sul

 Nonato de Souza
Ascom /Sesp
Em 12/04/2012
Secretario de Segurança Reni Graebner, preside reunião da Camara Temática de Fronteira em Cruzeiro do Sul 
 Fotos: SESP/DECOM
 
Autoridades em Segurança Pública do Vale do Juruá se reuniram na tarde de quinta feira 12, no auditório da Secretaria da Fazenda para o primeiro encontro da Câmara Temática de Segurança Pública de Fronteira em Cruzeiro do Sul. 
A Câmara Temática foi criada em 31 de outubro de 2011, no âmbito do Gabinete de Gestão Integrada Estadual - GGIE - é presidida pelo secretário de Segurança Pública, dr, Reni Graebner e coordenada pelo secretário adjunto Ermício Sena.  O secretário geral da Câmara é Ten. Cel. PM Mário Cezar.
Sua instituição é uma das exigências do Governo Federal, através do Ministério da Justiça, para implantação do programa Estratégico Nacional Segurança Pública de Fronteira ENAFRON.
O Acre e mais dez estados da Federação, localizados em Regiões de Fronteiras, são contemplado com o programa.
Vem de encontro a Política de Estado traçada pelo Governador Tião Viana em garantir a presença do Estado em toda região de fronteira, proporcionando sensação de segurança para a população. 

A Câmara Temática objetiva:

ü Discutir e auxiliar na implantação da política de Segurança Pública nas fronteiras de forma integrada. 

ü Coordenar a Política Estadual de Segurança de Fronteira; 

ü Organizar a agenda de reuniões táticas e operacionais, inclusive participar das reuniões operacionais nos núcleos regionais;  

ü Propor operações integradas dos órgãos de Segurança Pública do Estado e articular com os demais órgãos federais; 

ü Elaborar estudos e análise situacional para subsidiar a tomada de decisão nos níveis estratégico, tático e operacional do Sistema Integrado de Segurança Pública - SISP;  

ü Acionar, quando for o caso, outros órgãos de controle e fiscalização sejam eles municipais estaduais ou federais, para solucionar problemas identificados, inerentes à zona de fronteira.
ü Realizar o monitoramento e avaliação dos resultados alcançados;
ü Propor a destinação dos recursos oriundos de recursos estaduais, federais ou de outras fontes quando esses forem aplicados em atividades de prevenção ou repressão aos crimes de fronteira. 

As reuniões irão ocorrer periodicamente em todas as Regionais de Segurança do Estado, em especial nos municípios que compõem a faixa de fronteira.  
Já foram realizadas as reuniões de Rio Branco, Brasiléia,   Cruzeiro do Sul (com participação dos municípios que compõem o Vale do Juruá), Sena Madureira, Região do Yaco, faltando a Região do Alto Tarauacá e Plácido de Castro. 
Da reunião em Cruzeiro do Sul, participaram: O secretário de segurança Reni Graebner, o Subcomandante da Polícia Militar, Paulo Cezar, o Ten. Cel. PM Mário Cezar (secretário geral da Câmara Temática), o comandante do 61º BIS; Ten. Cel. do Exército Alexandre Guerra, José R. Peres da Polícia Federal, Eva Nilce Moura (Receita Federal) Comandante da PM em Cruzeiro do Sul, Major Alves, delegado da Polícia Civil Elton Futgani Luiz Valentim e João de Souza (FUNAI) e o professor  Manuel do Nascimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário