terça-feira, 20 de março de 2012

NAP tem novo endereço

NAP oferece atendimento psicossocial
 para agentes da segurança Pública

Nonato de Souza
Francisca Belém
Ascom/SESP
Em 20/03/2012

Núcleo de Apoio Biopsicossocial - NAP, órgão veiculado a Secretaria de Segurança Pública, tem novo endereço. Desde a manhã desta sexta-feira 16, a instituição passou a funcionar na Rua Geraldo Mesquita 216, Estação Experimental. (68)3223-7817).

De acordo com informações da coordenadora do NAP a psicóloga Francisca Belém, o projeto de implantação do núcleo teve por objetivo oferecer atendimento psicossocial aos policiais civis e quadro de apoio da Sesp. E logo após ocorrer a celebração do convenio com o governo federal através  do projeto de estruturação do núcleo, o objetivo foi atender todo o sistema integrado de segurança publica visando oferecer auxílio biopsicossocial aos policiais civis, militares, bombeiros e quadro de apoio da Secretaria de Estado, com ações preventivas que possibilite o bem estar psíquico, reintegração do servidores em seu ambiente de trabalho, orientando no enfrentamento das dificuldades emocionais auxiliando a instituição no gerenciamento das problemáticas inerentes ao desempenho da função”.

Belém é gestora, fundadora e a principal articuladora das políticas públicas, no âmbito da SESP, que visam auxiliar nas demandas do servidor que demonstrem comprometimento em seu bem estar, nas suas relações pessoais, familiares e institucionais.
“Nossa idéia é oportunizar um novo modelo de vida que possibilite mudanças positivas na forma de enfrentar seus conflitos e dificuldades diante dos eventos negativos desenvolvendo e fortalecendo competências emocionais, tornando-o menos vulnerável a fatores estressores”.

Durante a apresentaçao das novas instalações do NAP, Belém disse que finalmente a SESP, através da nova gestão liderada pelo Governador Tião Viana, deu à atenção devido ao Núcleo. “Posso garantir que nunca antes o NAP havia recebido a visita de um secretário de Segurança”. Como tem feito o Dr. Renir.

Os encontros de comunicação e vivência e demais modalidades de atendimento com os profissionais das Unidades da Policia Civil e quadros de apoio da SESP serviram de parâmetros para criação de programas e ações preventivas no interesse de contribuir no fortalecimento dos laços familiares. Diagnosticando situações de vulnerabilidade, estimulando a reflexão e o estabelecimento da ajuda grupal que impulsione a busca de alternativas especifica e adaptativas a nova realidade pós atendimento.

A solenidade  ocorreu em função apresentação do novo espaço e  do fortalecimento da parceria do NAP que oferece oportunidade para estagio  curricular  e remunerado aos acadêmicos do curso de psicologia das universidades FAAO e UNINORT  a partir da celebração do convenio com a sesp. O evento  foi prestigiada pelo diretor de Operações da SESP, (delegado aposentado da PF) Alberto da Paixão Nascimento, como representante da SESP, delegado Wanderley Thomas (diretor de Polícia da capital e Interior– DPCI, e gestor representativo da Policia Civil no NAP), Patrícia Couber e Kelly Albuquerque (coordenadoras do curso e do serviço de psicologia da FAAO),  Vera Alice Pereira da Silva, Professora Claudia e Karina (coordenadora e supervisoras acadêmicas do curso de psicologia da  Uninorte).

A psicóloga Belém diz  que parceria com as universidades possibilita atender as demandas.  Dados levantados pelo setor de estatística do NAP afirmam que patologias prevalentes são identificadas com os atendimentos junto aos policiais civis e quadro de apoio SESP desde a criação do Núcleo:
Esse novo espaço  e estrutura mobiliária possibilitará o atendimento a todos os servidores de segurança a partir da oficialização e da indicação dos gestores representativos de cada instituição que fazem parte sistema integrado de segurança pública os quais irão desempenhar no NAP papel importante na elaboração, execução de projetos preventivos e tomada de decisão em ações voltada a valorização, humanização e promoção de qualidade de vida para o servidor  de segurança pública. (Policia Militar, Civil, Corpo de Bombeiro), finaliza Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário