terça-feira, 13 de março de 2012

"Fala Secretário" entrevistou Ermicio Sena

Secretário de Segurança Pública foi o
 entrevistado de hoje, no “Fala Secretário”

Nonato de Souza
Ascom/SESP
Em13/03/2012


Secretario adjunto Ermicio Sena durante participação no Programa Fala Secretário

O programa “Fala Secretário”, produzidos as terças-feiras pelo Sistema Aldeia de Comunicação, entrevistou hoje o secretário adjunto de Segurança Pública (SESP), professor Ermício Sena (*).  “Fala Secretário” é apresentado pela jornalista Nilda Dantas.
Por cerca de uma hora o secretário abordou diversos temas. Explicou que a SESP opera o setor de Segurança Pública no Estado tendo como referencial o ano de 2011.  “No ano passado conseguimos baixar os crimes de homicídios (entre outros indicadores) em 22 por cento. Para 2012 o plano é ainda mais ambicioso. por ter sito eleito pelo governador Tião Viana, como o “Ano da Segurança Pública”.
VEJA OS PRINCIPAIS PONTOS DA ENTREVISTA:

FORUNS COMUNITÁRIOS - “Em 2011 foram implantados fóruns comunitários de Segurança Pública em todas as regionais da capital e do interior. Iniciaremos agora em abril, programa de formação e capacitação dos coordenadores e vices coordenadores eleitos pela comunidade durante a implantação dos fóruns. Estas pessoas atuarão como ligação dos anseios da sua comunidade com as autoridades de segurança
DISK DENUNCIA - “Já em fase final de licitação, á aquisição do software para a implantação definitiva do programa DISK Denuncia. O número deverá ser o 197. E equipe que vai atuar o sistema está sendo treinada e isso garantirá total segurança ao autor da denuncia garantindo a fidelidade do anonimato.
Essa ferramenta é mais uma arma contra o crime. Servirá também para “desafogar” o telefone 190. Esse numero, disponibilizado para atender as emergências policiais, está servindo a todas as ligações relacionadas à segurança, inclusive para o Corpo de Bombeiro e Samu.
A partir da implantação do Disk Denuncia, a SESP irá desenvolver uma campanha de esclarecimento no sentido de orientar a população quanto ao uso do numero de telefone relacionado ao serviço solicitado.
CAMARAS DE VIDEO MONITORAMENTO - No ano passado a SESP abriu licitação apara aquisição de mais 30 Câmaras de Vídeo monitoramento. O projeto não ficou totalmente pronto porque houve contestação por parte de uma das empresas participantes do processo. Isso atrasou o organograma do projeto.  Todas as pendências já foram sanadas.
Reuniões do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP) definirão a localização da implantação das câmaras. Identificado e definido onde as câmaras serão instaladas, a SESP aguardará apena a entrega do material para concluir esse importante projeto de combate a criminalidade.
SINAIS DE SATÉLITE - “A secretária de Segurança Pública adquiriu, através do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSISPAM), 32 antenas VSAT’s que irão garantir sinais de satélite em todos os municípios do Acre.
Nos dois primeiros meses do ano, os locais onde as atendas serão instaladas foram demarcados. Essas antenas já se encontram em Rio Branco. No mês passado foram instaladas as primeiras Atenas VSAT. Uma no Centro Integrado de Estudos e Pesquisa em Segurança Pública - CIESP. Quatro foram instaladas nos municípios de Brasiléia e Assis Brasil. O passo seguinte é instalação de antenas em todo o interior. Com as antenas, o programa do Sistema Integrado de Gestão Operacional – SIGO -, será levado a todo estado. “Atualmente o SIGO está funcionando apenas na capital.”
MODERNIZAÇÃO NAS COMUNICAÇÕES - O sistema de Rádio – serviço que aperfeiçoa as comunicações entre os operadores de segurança pública e reduz o tempo resposta dos serviços solicitados serão modernizados. Será substituído o atual sistema analógico para o Sistema Digital. Atualmente o sistema analógico e aberto, permite interferência de terceiros e a quebra o sigilo das operações policiais. O sistema de comunicação por rádio usado no Acre está obsoleto e em desuso nos demais estados da federação. O sistema digital, apesar de requerer de altos investimentos trará confiança e credibilidade. Tanto para a polícia quando para a comunidade.
INTERATIVIDADE COM O PÚBLICO
De Tarauacá, Railton Rodrigues quer saber se há algum projeto para re implantação de um BOX da PM, retirado do Bairro Lagoinha, onde reside alto [índice de criminalidade, venda e uso de produtos entorpecentes.
Rivelino (Xapuri) perguntou sobre a incorporação dos agentes penitenciários do Banco de Reserva e ainda quando ficará pronta a penitenciária do Município de senador Guiomar.
Vicente Maurício (Rio Branco) perguntou qual política havia para a prevenção e combate do uso de droga entre os adolescentes. Nilda Dantas ampliou a pergunta para saber se havia algum planejamento para expandir o Programa de Educação e Redução as Drogas (PROERD)  da Polícia Militar.
Vicente Soares, estudante Universitário (Rio Branco) pediu explicação do Governo porque no programa de reinserção do reeducando ao convívio com a sociedade não lhe é permitido (ao preso) participar de concursos públicos. E alguém que não se identificou quis saber os beneficio das tornozeleiras aos presidiários em Condicional e que tipo de implicação esses equipamentos traz para acessar uma agencia bancária.O programa encerra com uma enquete nas ruas da capital. O Tema abordado: “Em sua opinião, qual o maior desafio para a Segurança Pública do Acre?
Após ouvir diversas opiniões e responder as perguntas, Ermício Sena falou das determinações do Governador Tião Viana para os gestores de segurança pública. Disse que dentro o Plano de Metas cabe a cada comandante Militar e delegado da regional elaborar seu plano com foco da redução da criminalidade e que esse plano “é acompanhado mensalmente pela diretoria de Divisão de Planejamento Estratégico da Sesp e pelo próprio secretário de Segurança.
(*) Ermício Sena de Oliveira 45, é natural de Feijó. Formado em História pela Universidade Federal do Acre, com doutorado em Ciência Políticas e Administração Pública pela Universidade de Salamanca/Espanha. É professor adjunto da UFAC. Publicou vários artigos sobre políticas públicas em revistas científicas.  Atuou em várias ocasiões na gestão pública Municipal e Estadual. Assessor no Governo de Jorge Viana e de Raimundo Angelim na prefeitura de rio branco. É secretário adjunto de segurança, sendo o coordenador estadual dos fóruns comunitários de segurança pública. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário