quarta-feira, 17 de agosto de 2011

TJAC E SESP EM TEMPO REAL

  Sesp e TJAC firmam cooperação
 para modernizar a comunicação
Nonato de Souza  -Ascom/SESP
e Ascom/ TJAC
Em 17/08/2011
O Governo do Estado através da Secretaria de Segurança Pública e o poder Judiciário, por intermédio do Tribunal de Justiça, firmaram um acordo de cooperação técnica, pelo qual permitirá que um número restrito de servidores do judiciário tenha acesso virtual  ao banco de dado produzido  pelo Sistema Integrado de Gestão Operacional (S.I.G.O) e, pelo mesmo acordo, alguns servidores do Sistema Integrado de Segurança Pública tenham acesso  a informações do Sistema de Automação do Judiciário e-SAJ, do Tribunal de Justiça.
As novas medidas que  irão modernizar a comunicação entre as duas instituições - Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SESP)  - foram estabelecidas na tarde desta terça-feira (16). O acordo foi assinado pelo Desembargador-Presidente Adair Longuini e pelo Secretário de Segurança Pública, Ildor Graebner.
Presentes ao ato, os desembargadores Samoel Evangelista e Arquilau Melo (Vice-Presidente e Corregedor-Geral da Justiça, nessa ordem); pelos juízes Laudivon Nogueira e Marcelo Carvalho (Auxiliar da Presidência e Presidente da Associação dos Magistrados do Acre, respectivamente); pelos diretores Idalécio Galvão (Planejamento) e Roberto Romanholo (Tecnologia da Informação) do TJAC; e pelo Gestor do Departamento de Tecnologia da Informação da SESP, Fábio Pereira.
De acordo com o presidente do TJ Adair Longuini, a parceria garantirá uma série de vantagens, especialmente segurança e rapidez. Ele avalia que 2011 é um ano voltado para tecnologia da informação.
“Essa integração é muito importante porque permitirá aos juízes e membros do Tribunal de Justiça o acesso a informações policiais sobre réus, posição de inquérito etc., por meio do sistema SIGO. Por outro lado, iremos garantir à Secretaria de Segurança, por meio do Malote Digital, que se comunique online conosco”
E conclui o desembargador: “Dessa forma, uma delegacia poderá enviar um ofício ou outras correspondências a um juiz virtualmente, sem papel, e vice-versa. Essa cooperação institucional vai trazer mais fiscalização, segurança, praticidade, economia e rapidez aos nossos serviços”.
 Modernização para a Segurança Pública e para o judiciário
O Secretário de Segurança Pública do Acre, Ildor Graebner, considerou que a iniciativa irá modernizar a Justiça no Estado. “É uma satisfação estendermos o SIGO ao Tribunal de Justiça, estabelecendo a partir de agora essa interação de nossas informações e sistemas, como também podermos nos comunicar pelo Malote Digital. A polícia trabalha para o Judiciário, logo, nada melhor que as comunicações, dados e inquéritos sejam tratados de modo mais eficiente e transmitidos por via eletrônica. Portanto, ao interagirem, nossos sistemas modernizarão a nossa Justiça”, afirmou.

Cooperação do SIGO

A permissão de acesso virtual entre os sistemas do Tribunal e da Secretaria (SAJ e SIGO) se dará apenas na condição de visitante. Assim, nem o TJAC nem a SESP poderão alterar a estrutura, forma ou o conteúdo dos dados e informações.
À Secretaria de Segurança, caberá cadastrar e capacitar os membros do Tribunal de Justiça Acreano e a equipe técnica para acesso ao SIGO. Para tanto, também terá de incluir a participação de um membro do Tribunal na comissão de acompanhamento técnico do sistema.
Por outro lado, o Tribunal também deverá cadastrar e capacitar os membros da SESP e a equipe técnica para acesso ao SAJ. Nesse sentido, também deverá incluir a participação de um membro da Secretaria de Segurança na comissão de acompanhamento técnico do sistema. As senhas de acesso aos dois sistemas serão mantidas em absoluto sigilo, para garantir o controle, segurança e bom funcionamento da parceria. (com informações da Ascom/TJAC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário