segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Secretária da Senasp chega ao Acre

Base da Funai no Envira  atacada por traficantes
peruanos na fronteira do Acre com o  Peru

 Escrito por Nonato de Souza
Ascom/SESP
Em 09/08/2011
Funcionários da Funai haviam abandonado o posto após o ataque, retornaram na última sexta-feira acompanhados de   Policiais Militar

A secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki (foto), desembarca por volta das 13:00 hs., desta terça-feira 9, no Aeroporto Internacional de Rio Branco. Ela vem acompanhada do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira.

Miki vem tratar com autoridades da Segurança Pública do Acre  e o superintendente regional da Polícia Federal, sobre ações  do Governo Federal em relação  ao  ataque de narcotraficantes peruanos a uma Base da Funai no Alto Envira,  localizada a 32 quilômetros da fronteira entre o Brasil e o Peru localizada no Estado do Acre e a cinco dias de barco do município de Feijó (AC).
Segundo a Funai, a base atacada por traficantes peruanos no final de julho deste ano é de fundamental importância estratégica. É responsável  em garantir  a segurança  e a proteção territorial da população de índios isolados  que habitam a fronteira  do Brasil com o Peru, descobertos há 3 anos  por indigenistas da própria Funai
Apesar de não haver baixas, funcionários lotados na base abandonaram a região e só retornaram na última sexta-feira, dia 5  acompanhados de uma guarnição da Polícia Militar do Acre.
Um dos traficantes foi preso  pela Polícia federal 
Helicoptero João Donato participa de ação integrada contra traficantes

De acordo com informação da Funai em Brasília, o apoio logístico do Estado do Acre e do Exército, a ajuda de mateiros que trabalham na frente de Envira, possibilitou que uma equipe da Polícia federal (PF) conseguisse rastrear e prender, o narcotraficante português Joaquim Antônio Custódio Fadista. 

Custódio (foto) havia sido preso e extraditado para o Peru mas voltou à região, supostamente para pegar uma mochila com drogas. Funcionários da Funai acompanhados por mateiros experientes  teriam encontrado indícios que traficantes ainda estejam na região.
Há o temor que esses traficantes possam ser atacados pelos índios isolados, depois que uma flecha pertencente a uma das comunidades de índios isolados, foi encontrada no interior de uma mochila deixada em um dos acampamentos dos traficantes.
Para as autoridades de Segurança Pública do Acre, a situação está sob controle. A vinda da secretária de Segurança Nacional Regina Miki, pode determinar uma solução  definitiva para o conflito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário