segunda-feira, 25 de março de 2013

Segurança integrada na proteção dos cidadãos



Segurança Pública fortalece clima de
 paz em todas regionais de Rio Branco

Nonato de Souza
Helen Monteiro
Ascom/SESP
Em 23 03/2013

As políticas públicas de segurança determinadas pelo Governo do Estado, são planejadas com foco no fortalecimento da ordem pública, na tranquilidade, na manutenção da paz e na permanência da sensação de segurança.
Na última semana, durante reunião do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), ficou definido que seria dada uma dura resposta aos que insistem em quebrar a Paz Social e promover os delitos que incomodam a população como roubos e pequenos furtos em todas as regionais.
Para sexta-feira e domingo foi montada uma Mega Operação denominada “Arrastão” com a participação das polícias Militar e Civil e ainda o Funrepol (órgão responsável por licenciar e fiscalizar os ambientes que comercializam bebidas alcoólicas).
Naquela área da cidade foram identificados que muitos focos de desavenças ocorrem no interior de barzinhos. Em sua grande maioria esses ambientes funcionam de forma irregular, sem registro ou autorização do Funrepol.
Na noite de sábado, 23, o Comandante 5º Batalhão MAJ PM do Estephan Elias Barbary Neto, comandou as operações de fiscalização e abordagem. O oficial afirmou da participação de 43 PMs do 5º Batalhão incluindo unidade do Batalhão de Operações Especiais (BOP), homens do Grupo Tático, da Campanha Estadual de Trânsito,integrantes da Operação Álcool Zero. Foram montadas “barreiras” estratégicas nas entradas principais daquela regional. Carros, motos e pedestres, em atitudes suspeitas, foram abordados.

AÇÃO ENÉRGICA DO FUNREPOL


Coube aos agentes do Funrepol, comandados do próprio coordenador, Ten-PM. Felipe de Antônio  de Araújo Russo Rodrigues, fiscalizar todos os bares ao longo da Estrada do São Francisco e comprovar a existência de muitas irregularidades.
Todos os proprietários pegos em situação irregular foram convidados a comparecer no Funrepol para proceder à regularização e poder reabrir seus comércios.  
Um exemplo foi do pequeno comerciante Raimundo Nonato Ferreira Andrógeno, dono da Distribuidora “Gelaga” que abastecia grande freguesia no atacado e varejo a qualquer hora.

CIATRAN atuou na Operação Álcool Zero durante a blitz


Sob o comando do Capitão PM Paulo Fernandes, a Citaram montou barreira na entrada da Estrada Apolônio Sales e abordou dezenas de veículos. Muitos condutores foram surpreendidos por haver ingerido bebidas alcoólicas.
Convidados ao teste do Bafômetro, alguns se recusaram, ainda que os indícios de embriagues fossem bem fortes. Para estes casos o militar deu a explicação:
“A única forma de provarmos que a pessoa está alcoolizada é com o teste de bafômetro”. Se a pessoa se recusa, cabe a ela provar legalmente através de exames, que não está embriagada.
Como geralmente isso nunca ocorre, a pessoa é autuada da mesma forma. A nova lei seca, que já está em vigor neste o inicio do ano, dobra o valor da multa atual para o motorista flagrado sob efeito de álcool ou drogas, fixando-a em mais de R$ 1,9 mil. Em caso de reincidência em um ano, o motorista receberá uma nova multa em dobro: R$ 3,8 mil, além de ter o direito de dirigir suspenso por um ano. O telefone da Citaram é 3223-3851

A participação da Polícia Civil

Major Estefhan Barbary  e a delegada Lucia Jacoud no comando das operaçõa da 5ª Regional
A Polícia Civil participou da operação com 12 agentes e uma escrivã, sob a coordenação da delegada Lucia Jacoub.  Ela disse que a operação tinha efeito preventivo.
A polícia marca presença nos locais de maior incidência de ocorrências mandando um recado aos delinquentes: “Estamos aqui e ninguém que cometa crimes ficará impune”.
 A delegada Lúcia explicou que um dos objetivos da operação é reduzir os índice de criminalidade e proporcionar segurança aos cidadãos. Por fim afirmou que foi abordada por alguns populares parabenizando a decisão da polícia em combater à ação dos criminosos e garantir  tranquilidade aos cidadãos de bem.

A PM marcou presença maciça na operação


O comandante do 5º Batalhão Major PM Estephan Elias Barbary Neto, disse que a operação já estava prevista dentro de Plano Estratégico de Metas, elaborado no inicio do ano. “O que está ocorrendo é que por decisão do Governador, outras corporações foram inseridas as operações dando essa maior   dimensão e integração”.  

A 5ª Regional é formada pelos seguintes bairros: Ouricuri, Chico Mendes, Eldorado, Vitória, Oscar Passos, São Francisco, Edson Cadaxo, Placas, Loteamento Panorama, Loteamento Altamira, Loteamento Santo Antônio, Invasão da Embratel, Loteamento São Jorge, Parque dos Sabiás, Raimundo Melo, Loteamento Jaguar, Loteamento Guanabara, Vila Nova, Xavier Maia, Santa Cruz Adalberto Sena, Apolônio Sales, Wanderlei Dantas Loteamento Céu Azul Tancredo Neves Montanhês Alto Alegre Jorge Lavocat Irineu Serra, Defesa Civil, Caladinho, Loteamento Santa Luzia, e Loteamento Novo Horizonte.
O endereço da 5ª Regional é: Rua Boa Vista; 970 - bairro Vitória - Telefones: (68) 3223 1055 - Rio Branco-AC - CEP 69908-970 - email: 5bpm. pmac@ac.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário