sexta-feira, 15 de março de 2013

Os aitianos aos olhos do Ministro


Ministro Eduardo Saboia foi
conhecer realidade dos Haitianos
Nonato de Souza
Ascom/ASCOM
EM 15/03/2013
 
Ministro foi a Brasiléia visitar acampamento dos aitianos
 
Nesta semana o Secretário de Segurança Pública Reni Graebner teve um encontro com o ministro da embaixada do Brasil na Bolívia, Eduardo Saboia.  
O ministro veio a Cobija (capital do Pando) conhecer os motivos de um motim no presídio Villa Busch, que terminou com a morte de um recluso brasileiro e deixou outros dois gravemente feridos.
Saboia constatou a fragilidade da política dos direitos humanos e, às vezes, os presos têm seus direitos violados. No momento a situação está controlada. Todos recebem assistência jurídica do Consulado do Brasil em Pando.
Eduardo Sabóia aproveitou sua estada na fronteira para conhecer outra realidade  igualmente preocupante, que é a situação de cerca de 480 haitianos  alojados em um ginásio esportivo no Município de Brasiléia, que estão recebendo ajuda  do Governo do Estado do Acre e da Secretaria Nacional de Direitos Humanos.
O acesso ao trabalho está muito difícil. As empresas privadas já não contratam como faziam antes, quando aportaram os primeiros asilados.
Um acordo com a governo haitiano que previa o visto de trabalho para 100 haitiano por mês, não está sendo cumprido. Atualmente a Polícia Federal tem uma estrutura de atendimento para dez pessoas por dia, que é insuficiente para atender toda a demanda.
Saboia se comprometeu fazer gestão para tornar esse atendimento mais ágil. Da reunião  para tratar do assunto Haitianos, participaram  Ministro Eduardo Sabóia, o Secretário de Estado dos Direitos Humanos, Nilson Mourão e o secretário de segurança Reni Graebner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário