quinta-feira, 21 de março de 2013

Conen será restruturado




Meta é implantar conselhos em todos os municípios

Nonato de Souza e
Hellen Monteiro
Ascom/SESP
Em 20/03/13


Representantes  dos conselhos   voltados as políticas de prevenção e tratamento de dependentes químicos - Caminho de Luz, Conen/Ac, Cades, Peniel, Apadec  e da própria SESP, estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 21/03,  no gabinete do Secretário de Segurança Pública Reni Graebner, para apresentar as diretrizes de um programa de reestruturação do Conselho Estadual de Entorpecentes Conen-AC, cuja coordenação atual é do professor Mário Elder de Melo Lima.
Encabeçados pela Central de Articulação das Entidades em Saude (CADES) reivindicam mais autonomia administrativa ao Conen-AC, e maior poder  de decisão  nas articulações das políticas pública ante drogas.
Dentro do projeto de reestruturação do Conen, cujo montante está orçado em cerca de R$ 113.459,00, estão assegurados os recursos necessários para implantação dos Conselhos Municipais. O Secretário de Segurança explicou que esta reestruturação  do Conen está dentro do planejamento estratégico da SESP e que vai merecer um estudo mais profundo para a tomada da decisão final.
Ele explicou que a criação desses conselhos permitirá o fortalecimento e o aprimoramento dos sistemas nacional e estadual sobre drogas, constituindo-se como órgão fiscalizador e coordenador no âmbito dos municípios.  “O Conen será uma das peças fundamentais na política de execução do  programa Crack  é Possível Vencer.”
O secretário afirmou que no próximo dia 04 de abril haverá a indicação de novos representantes e coordenadores do Conen. No próximo dia 12 de Abril  acontecerá uma reunião com os novos escolhidos  para o planejamento das ações a serem desenvolvidas pelo Conen em 2013 e iniciar os debates para as propostas  de sua estruturação.
O Conen foi criado a partir do Decreto 151 de 26 de outubro de 1982, com o objetivo de integrar o sistema estadual de prevenção, fiscalização e repressão de entorpecentes. Formatar a política estadual de entorpecentes em obediência as diretrizes do Conselho Federal de Entorpecentes, compatibilizar planos estaduais, nacionais e municipais, além de fiscalizar sua  respectiva execução.
É prerrogativa do Conen estabelecer prioridades entre as atividades do sistema através de critérios técnicos, econômicos e administrativos, fixados pelo Conselho Federal de Entorpecentes, tendo em vista as necessidades e peculiaridades regionais. 
Entre os assuntos tratados na reunião, Mário Elderfalou da importância da criação dos Conselhos Municipais de Políticas Sobre Drogas (COMAD’S), prevista na Legislação Federal nº 11343 de 23 de agosto de 2006 e na Lei Estadual nº 14561 de 26 de dezembro de 2011. Atualmente só existem dois COMAD’S no Acre, um em Rio Branco e outro em Xapuri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário