sexta-feira, 15 de junho de 2012

Fim do isolamento digital


Santa Rosa e Jordão já estão conectados
ao mundo através de antenas Vsat’s

Nonato Souza
Em 14/06/2012
Ascom – SESP

No dia 20 de fevereiro deste ano foi instalada no Centro Integrado de Estudos e Pesquisas em Segurança Pública (CIEPS) a primeira das 33 antenas parabólicas modelo VSAT adquiridas pela Secretaria de Segurança Pública com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sejam).
Os equipamentos encurtam a distância geográfica entre a maioria dos municípios do Acre com a capital e o restante do País. Os distantes municípios de Santa Rosa do Purus, Jordão, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, estavam até agora excluídas da globalização através de sinais de satélites, sem internet e telefones.
Os prejuízos dessas exclusões traziam perdas incalculáveis para setores essenciais como segurança pública, educação e saúde.

Uma ação de Governo, com a marca do empenho pessoal do governador Tião Viana, permitiu o fim do isolamento de municípios no Estado do Acre, ainda não contemplados com internet, através do projeto “Floresta Digital”.

Um planejamento estratégico da Segurança Pública do Estado, com olhar voltado para o setor de informação e inteligência, marca o fim de um “apagão digital” e inicia a inclusão desses municípios.

A Divisão de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública – SESP - conseguiu trazer para o Acre, 33 antenas parabólicas modelo VSAT, de um total 1.033 adquiridas pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sejam).

Os municípios de Brasiléia, Epitaciolândia, Assis Brasil, Jordão, Tarauacá, Sena Madureira, Santa Rosa e Xapuri, já estão com os equipamentos instalados e funcionando.  A meta futura é levar a tecnologia aos municípios de Cruzeiro do Sul, Manuel Urbano, Feijó, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

A odisséia em equipar Jordão com antena Vsat

Jordão uma das comunidades mais isoladas do Acre já sentiu o sabor da modernidade. Setores tão essenciais para a vida da população como Educação Saúde e Segurança Pública vinha sendo penalizados pelo isolamento.

Completamente dependentes de repasses do Estado ou da União, a prefeitura  de Jordão estava impossibilitada de acompanhar projetos, repasses de recursos e até  se comunicar com a capital e o país.

A antena Vsat da Segurança Pública já garantiu esses benefícios. Agora administradores do Jordão contam com os mesmo recursos tecnológicos disponíveis na capital.

Técnicos da SESP saíram de Tarauacá em direção ao Jordão em transportes de barco de pequeno porte, numa viagem que durou 73 horas entre os rio Tarauacá e Jordão. “Quando escurecia, a gente parava na beira do rio e estendia as redes de dormir. Não havia espaço a para arrumar as redes da tripulação  por sobre os equipamentos, era tudo muito desconfortável e improvisado.

Para não atrasar o cronograma da viajem a gente fazia a própria comida dentro do barco”, afirma o técnico em computação Lucas Onofre da Silva.

No pequeno barco, com capacidade máxima de seis toneladas viajavam o barqueiro e seu ajudante um pedreiro e o ajudante,  um  técnico de instalação de rede de computadores e dois técnicos  treinados pelo SINPAN, para instalação das Atenas VSAT  e captação de sinais do satélite.

O objetivo da instalação das antenas e garantir melhor fiscalização das nossas fronteiras e assegurar informações integradas entre os setores de segurança pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário