sábado, 17 de novembro de 2012


Fechando o calendário 2012

 

Câmara Temática do Enafron

reuniu-se em Epitaciolândia

 

Em 16/11/2012

Nonato de Souza/SESP/AC

 
A Câmara Temática de Segurança Pública na Fronteira, órgão gestor das políticas do Programa Estratégico Nacional de Segurança na Fronteira - ENAFRON esteve reunida na sede da Delegacia da Polícia Federal, em Epitaciolândia, no último dia 14 de novembro, fechando o calendário de reuniões previstas para 2012. 

A reunião da Câmara Temática faz parte do calendário de operações estratégicas do Enafron. Servem para avaliar a execução das ações elaboradas no mês anterior e criar um calendário de ações para o mês seguinte. 

As operações do Enafron são integradas e compartilhadas entre todas as Forças de Segurança do Estado, inclusive do Exército Brasileiro. 

Nesta reunião ficou definido diversas operações em toda região de Baixo e Alto Acre e, até o início do próximo ano, uma grande operação no Alto Juruá. Essas operações, por motivos óbvios, não podem ser detalhadas, pelo menos por enquanto.
 
O Ministério da Justiça está programando uma grande operação integrada e simultânea até o dia 12 de dezembro, com a participação dos 11 Estados integrantes do Enafron.  Investe através do Ministério das Relações Exteriores para contar com a participação dos países vizinha. O Secretário de Segurança Pública do Acre, Reni Graebner viajou no último final de semana a La Paz, capital da Bolívia para tratar do assunto junto ao Itamaraty e a embaixada do Brasil na Bolívia.
Aproveitará sua estada em Lá Paz, para tentar convencer as autoridades bolivianas a agilizar o processo onde o moto taxista brasileiro, Eronildo da Silva Lopes, 46 preso há 23 dias no presídio Vila Buche, é investigado sob acusação de participar de uma quadrilha que vinha tentando extorquir o gerente de banco Fernando Devik de Oliveira.
Presentes a reunião da Camará Temática do Enafron: o Secretário de Segurança Pública Ildo Reni Graebner; o Delegado da Polícia Federal, Carlos Frederico Portela S. Ribeiro; o Comandante da Companhia Especial de Fronteira, Cap.BM Marco Aurélio B. de Araújo; O Secretário Geral do Enafron, Maj.PM Almir Lopes de Souza; o Carlos F. Augusto Gadelha, representante do IBAMA; o representante da Operação Sentinela – DPF, Wilrone Cliste Fleming; o representante da SESP, Alberto Paixão Nascimento; o Comandante do 5° BEPCIF, Maj BM Vandernilson Peres da Silva; os representantes da Força Nacional, a Cap Athayses de O. Assunção, o Ten Denis de F. Fernandes; o Delegado de Polícia Civil de Epitaciolândia, Sérgio Lopes de Souza; o delegado de Polícia Civil de Brasiléia, Cristiano Ferreira de Bastos; a subcomandante do 10° BPM, Ten Cristiane. 

No início dos trabalhos o Secretário de Segurança falou da entrega dos materiais prometidos pela Senasp para a primeira fase do Enafron, mantida a data de até o final deste ano, com a entrega de veículos de quatro e duas rodas, material de informática e outros.

Relatou sobre a importância do trabalho integrado para o êxito da operação e enfatizou que este final de ano haja uma contenção de gastos, considerando que todas as secretarias estão no limite de custos. Fez os retrospectos dos anos de 2010, 2011 e 2012.  

Através de análise e estudo dos últimos dez anos percebeu-se que a taxa de homicídios poderia ser de 22,2/100000 habitantes. Na projeção para o ano de 2012, tudo indica que a meta será alcançada. Por motivo de outras agendas o Secretário de Segurança se ausentou da reunião. 

O Maj. PM Almir assumiu a reunião fazendo um retrospecto da operação do mês de outubro e falou sobre uma operação internacional a ser desencadeada no dia 12 de dezembro a partir de Tabatinga que ainda está em fase de planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário