sexta-feira, 25 de maio de 2012

Guerra contra o Crakc

Chefe da SENASP vem ao Acre para lançamento
 de campanhas contra Desarmamento  e Crack
Nonato de Souza
Em 26/05/2012
Ascom/SESP-Ac. 
A chefe da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça, Regina Maria Filomena de Luca Miki desembarca por volta de 15h30m da próxima segunda feira 28, no Aeroporto Internacional de Rio Branco/Ac. 
Vem cumprir  agenda do Governo Federal presidindo  uma reunião temática  “Crack, è Possível Vencer”, lançando oficialmente no Acre a Campanha Nacional instituída pelo Ministério da Justiça para o “Enfrentamento do Crack e outras Drogas”. Na mesma data será lançada a segunda etapa da Campanha Nacional de Desarmamento.
Durante o evento, com duração de dois dias, a Chefe da Senasp irá apresentar ações planejadas pelo Governo Federal, para enfrentamento ao Crack e Outras Drogas e Pactuar a adesão ao plano “Crack, É Possível Vencer”, entre o Governo Federal, O Governo do Estado e o Governo do Município, incluindo:  
·         Diagnósticos preliminares sobre a realidade local.
·         Proposta Conjunta de plano de ação, incluindo cronograma de construção da estratégia de implementação.
·         Estância de gestões locais  para assegurar intersetorialidade.
·         Termo de adesão.
Da comitiva liderada por Regina Miki, vêm representantes dos Ministérios da: Saúde, Justiça, Educação e Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Assuntos Federativos. Casa Civil, Polícia Federal e Policia Rodoviária Federal.
Do estado estarão participando da reunião: Secretarias de segurança Justiça e Direitos Humanos Assistência Social e Educação.
Em ação preparatória para a reunião com a chefe da SENASP, o Governo do Estado instituiu uma comissão especifica, composta por representantes de órgãos afins para fazer um diagnóstico sobre os números de dependentes, usuários, números de profissionais envolvidos com o tratamento e redução de danos, bem como a número de entidades terapêuticas voltadas para a recuperação dos dependentes. Esse diagnóstico será apresentado durante a reunião “Crack, é Possível Vencer”.
A agenda da comitiva federal no Acre constam duas atividades: 
·         Dia 28/05 às 16 as 19hs:30m: Encontro de trabalho no Auditório da Secretaria da Fazenda  na rua Benjamim Constant nº 946 – Centro.
·         Dia 29/05 das  9 às18 hs.  Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública – CIEPS.  Via Verde, BR 364 km 02 – Bairro Jardim Europa. 
Quem é Regina Miki 
Regina Maria Filomena de Luca é advogada, mestre em Direito Constitucional pela PUC/SP, especialista em Direito de Família e Fundiário e em Políticas de Segurança Pública pela PUC/RS. Atua como professora do Instituto de Segurança Pública da Fundação Santo André/SP e da Escola Paulista de Direito, Membro Associada Licenciada e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).
É membro do Fórum Metropolitano de Segurança Pública, integrante do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional da População em Situação de Rua e do Comitê de Acompanhamento e Monitoramento do PNDH-3, ambos da Presidência da República.
Foi secretária de Defesa Social de Diadema (SP) entre 2001 e 2008, período em que colaborou para a redução de 78,61% da taxa de homicídios da cidade, então uma das mais violentas do estado. 

Advogada e especialista em políticas de segurança pública é responsável pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que passou a integrar a Senasp a partir de janeiro de 2011.


Durante sua gestão em Diadema - 2001 a 2008 - Regina conseguiu reduzir a taxa de homicídios da cidade em 78,61%. Ela já vinha trabalhando no Ministério da Justiça desde 2008, quando foi convidada pelo então ministro Tarso Genro atual governador do Rio Grande do Sul para ser secretária executiva da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública.  (Diário do Campo Grande/ 10 de janeiro de 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário