quarta-feira, 16 de maio de 2012

Estado se mobilia contra as drogas

Governo do  Estado articula políticas  e
planejamento de enfrentamento ao Crak

Nonato de Souza
Ascom/SESP
EM 16/05/2012



Uma política do Governo Federal, em parceria com  Estados e Municípios prevê ampla campanha de combate ao Ckak, droga que se alastra  por todas as regiões do Pais.

No Acre, ainda que muito tenha se falado sobre o assunto, não ha registros de grandes apreensões de Crak. De acordo com informações de especialista o Crak, seria sub produto do oxidado de cocaína, conhecido nas região sul e sudeste, como “oxi”.

O Governo do Estado está agindo preventivamente contra a disseminação desta droga no Estado, pois tem informações sobre à alta aceitação deste tipo de droga entre o público consumidor, dado seu poder  de ação e baixo custo.
O Acre está na região de fronteira com países produtores de cocaína, a matéria prima do Crak. É pois  justificável as preocupações do governador Tião Viana.
Por determinação do governador a Secretaria de Ação Social acaba de concluir um diagnóstico em relação ao número de entidades terapêuticas bem como o de profissionais envolvidos no tratamento e recuperação de danos aos usuários de drogas.
Dentro da política estadual está previsto a realização de seminários em todos os 22 municípios - com início em junho. Em julho, um seminário fechará a programação na capital. Na esfera do Governo Federal acontecerá  nos dias 28 e 29  de maio em Rio Branco uma reunião cujo tema é “Crak, é Possível Vencer”, com a participação da Secretária Nacional de Segurança Pública (SENASP), Regina Mink.
Estarão presentes representantes do Ministério da Justiça (a própria Regina Mink), Ministério da Saúde, Desenvolvimento Social, da Educação e Casa Civil. Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal; Secretarias de Assuntos Federativos e Direito Humanos. Pelo Estado estarão presentes os secretários de Segurança Pública, Justiça, Saúde e  Assistência Social.
 Hoje pela manhã  aconteceu no auditório da Secretaria de Segurança Pública – SESP mais uma reunião inter secretarias com a participação do Ministério Público Estadual como continuidade do planejamento. Uma nova reunião ficou agendada para o dia 25 deste mês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário