sexta-feira, 18 de maio de 2012

Desarmamento

Campanha de Desarmamento  no Acre tem
início este mês com a participação de Regina Mink
Nonato de Souza
Ascom/sesp
Em 18/05/2-12


Delegado da Polícia Civil recebem orientação sobre a Campanha nacional de desarmamento
O Governo do Estado por intermédio da  Secretaria de Segurança Pública – SESP – iníciou na tarde de ontem  quinta-feira 17, o planejamento para a segunda fase da Campanha Nacional do Desarmamento, prevista para iniciar no Acre entre os dias 28 e 29 deste mês. Para o lançamento da campanha o Governo do Estado vai receber a secretaria Nacional de Segurança Pública Regina Mink.
O Secretário de Segurança Pública Ildor Reni Graebner, convidou o delegado da Polícia Federal Eduardo Queiroz, para que compartilhasse com delegados da Polícia Civil, os dados da campanha do ano passado.
O federal explicou que desde o lançamento da campanha em 2004, já foram “recuperadas” 580 mil armas de fogo. A campanha de ano passado, lançada em 06 de maio arrecadou 50 mil armas em todo País.
Revolveres, pistolas e espingardas lideram o ranking de armas mais comuns, entre as devolvidas pela sociedade civil. Foram 23.572 revólveres,  8.803 espingardas  e 3.963 pistolas.
Um dado positivo em nosso favor. O Acre aparece em 2º lugar entre os Estados com mais de 100 mil habitantes a terem contribuído para a campanha do desarmamento com participação 32,48% da população.
Em primeiro aparece o Rio Grande do Sul com 55,44% e em terceiro, São Paulo com 31,94% de participação popular.
Um dado curioso na campanha de cadastramento de armas para “caçadores de subsistência” é que o Acre tem registro de 32 mil pessoas incluídas nessa categoria. “Uma falha cometida por nós” admite o delegado Federal Queiroz.
Ele afirma que entre os beneficiados estão pessoas que moram na cidade, funcionários públicos e até Policiais Civis.
“Por sorte que esses equívocos será corrigidos. O cadastramento será renovado a cada ano. Podemos então proceder a novos critérios e procedimentos para corrigir as distorções”, afirma o delegado.
Aviso tão importante quanto esclarecedor
Ao entregar a arma, não é necessário apresentar documento. Não há risco de ser ou processado. Mesmo que à arma já tenha sido utilizada em alguma ocorrência criminal.
As armas devolvidas serão inutilizadas no mento da entrega e posteriormente destruídas pelo comando do Exército por meio de fundições ou fornos industriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário