segunda-feira, 21 de maio de 2012

Ação de Governo contra as drogas

Governo do Estado mobiliza instituições
 para o enfrentamento contra o Crack
Nonato Souza
Ascom/SESP
Em 21/05/2012


Em dezembro do ano passado, a presidente Dilma Rousseff lançou um pacote de ações de combate ao Crack e outras drogas, com investimento previsto de R$ 4 bilhões até 2014.
Entre as ações programadas estão à instalação de enfermarias em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) focada em atendimentos de usuários de drogas, criação de consultórios de rua em locais de maior incidência de Crack e a intensificação de ações de inteligência de combate ao tráfico.
No Acre, o governo do Estado instituiu uma comissão especifica composta por representantes de órgãos afins para fazer um diagnóstico sobre os números de dependentes, usuários, números de profissionais envolvidos com o tratamento e redução de danos, bem como a número de entidades terapêuticas voltadas para a recuperação dos dependentes.
Esse diagnóstico será apresentado entre os dias 28 e 29 deste mês durante a reunião “Crack, é Possível Vencer”. Uma ação do Governo Federal com envolvimento dos Governos Estadual e Municiais em todo País. A própria Secretária Nacional de Segurança Pública Regina Mink, confirmou presença.
Da reunião irão participar representantes do Ministério da Justiça, Ministério do Desenvolvimento Social, Casa Civil, Polícia federal, Secretaria de assuntos Federativos, Direitos Humanos, Ministério da Educação.
Pelo Estado estará Secretaria de Segurança Saúde, Educação, Assistência Social, Polícia Militar e Polícia Civil. Pelo município, Secretarias de Saúde e Assistência Social.
A comissão estadual encarregada do diagnóstico no Acre se reuniu pela 3ª vez hoje pela manhã, no gabinete do secretário de segurança Reni Graebner. 
Entre os pontos pactuados e que precisam de urgente solução estaria à recuperação rápida do pavilhão do Pronto Socorro do Hospital Geral das Clinicas onde estavam sendo assistidos os dependentes químicos, pois é grande a rejeição dos pacientes contra o Hospital de Doenças Mentais do Estado do Acre (Hosmac) onde está sendo feito o atendimento ambulatorial.
Outra questão abordada pela comissão é a necessidade de uma ação imediata no fortalecimento Conselho Estadual Ante Drogas e as dificuldades encontradas para  se obter informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário