Segurança faz elogios das operações
integradas em 48 bairros da capital
Nonato de Souza
Ascom/sesp
em 18/06/2013
Por determinação do Governo do Estado, a Secretaria de Segurança Pública coordenou uma operação policial integrada para percorrer todas as áreas de Rio Branco consideradas de maior incidência de ocorrências policiais, com objetivo de garantir a presença das polícias nas ruas e promover maior aproximação entre polícia e comunidade.
Uma intitulada “Operação Boemia”, cuja finalidade era fiscalizar e coibir a presença e a venda de bebidas alcoólicas para menores e se os horários de funcionamento estavam de acordo com a portaria de SESP, que determina o horário de funcionamento de bares de acordo com seu grau de importância e localização geográfica.
A outra operação recebeu o nome de “Arrastão” porque tinha a meta de fiscalizar o maior numero de pessoas de a pé, em carros ou em motocicletas. Os objetivos da “Operação Arrastão” era a recaptura de foragidos da Justiça, cumprimento de mandados de prisão, apreensão de armas e entorpecentes.
Durante cinco finais de semana, um grande aparato de homens e viaturas, da SESP, CIOSP, Polícia Civil e Polícia Militar, Furepol, Conselho Tutelar. Tribunal de Justiça, Ministério Público e Juizado da Infância percorreu as cinco regionais de segurança pública de forma intercaladas, garantindo a presença das forças de segurança nas ruas e em locais onde a população se sente mais vulnerável à ação dos delinquentes.
Observadores da SESP constaram que nos bairros periféricos, onde a iluminação pública é precária (destruída por alto de vandalismo) e ainda sem condições de tráfego de veículos, as famílias se sentem desprotegidas e inseguras.
O Governo do Estado, ao mesmo tempo em que manda a polícia para as ruas a fim de proteger seus cidadãos, atua na área social e na promoção da cidadania, pois ao se interar daquelas situações em que polícia não pode agir, determina a presença da secretaria corresponde a demanda não atendida.
Órgãos participantes da operação
A Polícia Militar atuou com 14 policiais sendo 04 da Companhia de Trânsito, além dos oficias comandantes. A Justiça da Infância esteve presente com 08 servidores, todos agentes de proteção; O Ministério Público enviou dois servidores da Vara Criminal para acompanhar os trabalhos e dar suporte jurídico e legal às operações das polícias.
O Fundo de Reaparelhamento Policial – Furepol - mandou três fiscais, o Conselho Tutelar usou um dos agentes plantonista a cada operação. Este agente era o encarregado de fazer o encaminhamento dos adolescentes apreendidos durante a operação. A Polícia Civil atuou com um delegado e 09 agentes.
De acordo com a tabela previamente elaborada, a primeira operação aconteceu na 5ª Regional dia 24/05. No dia 29/05 foi a vez da 3ª Regional de Segurança Pública. No dia 01/06 a operação aconteceu na área da 2ª Regional. Dia 08/06 foi a vez da 4ª Regional e finalmente dia 15/06 ocorreu o fechamento da operação na 1ª Regional.
5ª REGIONAL
Bons resultados foram elogiados pela comunidade
Mais de 40 policiais civis, militares, agentes do Ministério Público, Furepol (Fundo do Reaparelhamento Policial), Juizado da Infância e Juventude realizaram no último final de semana uma ‘varredura’ em 16 bairros de Rio Branco. Durante a ação, quatro pessoas foram presas por roubo qualificado. “Ao todo foram feitas mais de 70 abordagens a transeuntes, bares foram multados por infringirem a portaria que regulamenta horários de funcionamento, além de dezenas de veículos vistoriados. A meta é aperfeiçoar os serviços”, disse a delegada Lúcia Jaccoud.
No primeiro ato, os policiais do Giro (Polícia Militar) libertaram a família do piscicultor Luiz Benício de Melo, que havia sido mantida refém, numa chácara, localizada na Estrada do Panorama. No começo da noite quatro homens armados invadiram a casa, renderam a mulher e dois filhos do piscicultor, um deles de apenas nove anos.
3ª REGIONAL
16 bairros foram visitados pelas forças policiais
O policiamento integrado percorreu os bairros Aeroporto Velho, Ayrton Senna, Bahia Nova e Bahia Velha, bairro Boa União, Boa Vista e Glória; João Eduardo I e II, João Paulo e Palheiral. Pista, Plácido de Castro, Preventório, Sobral e Volta Seca.
A ação policial se iniciou por volta de 22 horas e se encerrou as 4:hs. O Furepol teve uma participação bem atuante, fiscalizando 14 bares, com quatro notificações por descumprimento do horário de funcionamento.
Do lado policial houveram uma prisão em flagrante. Um menor foi notificado e duas trouxinhas de pasta base de cocaína foram encontradas abandonadas. Foram realizadas 69 abordagens.
2ª REGIONAL
As policias Civil e Militar, em parceria com várias instituições, realizaram a “Operação Arrastão” em bairros no Segundo Distrito de Rio Branco. A operação teve início às 21h da noite sábado e terminou às 3h da madrugada de domingo. 85 abordagens individuais, oito adolescentes apreendidos e os pais comunicados. Duas notificações de trânsito e três prisões registradas.
O delegado Cleilton Videira explica que a fiscalização aconteceu nos bares da região, em parceria com o Fundo de Reaparelhamento Policial (Furepol). A operação foi realizada em vários bairros do Segundo Distrito, entre eles, o bairro 6 de Agosto, Vila Acre, Taquari, Triângulo Velho, Cidade Nova e Belo Jardim.
No total, 45 pessoas participaram da ação, que de acordo com o policial, pretende dar sensação de segurança a comunidade. "Na verdade, busca trazer a sensação de policiamento, que os órgãos de segurança estão presentes e fazer a busca dos locais com maior concentração de possibilidade de criminalidade", afirma o policial.
O agente do juizado da juventude e da infância, Claudio Nascimento França, afirma que o número de menores consumindo bebida alcoólica é grande. "Encontramos muitos menores na rua, a noite toda nos bares, bebendo. Tentamos diminuir, mas é muito difícil. Falta o apoio dos pais", afirma.
4ª REGIONAL -
Segurança Pública realiza mais uma operação conjunta na 4ª regional
As operações Bohemia e Arrastão atingiu toda a 4ª Regional, compreendida pelos bairros Tucumã, Universitário, Mocinha Magalhães, Calafate, entre outros. Policiais Militares, Civis, juntamente com o Furepol, Ministério Público e Juizado da Infância e da Adolescência fizeram parte da operação.
A operação foi realizada no sábado (8) e contou com a presença de 10 policiais militares, comandados pelo Capitão Wallace, 5 policiais civis, tendo à frente o Delegado da 4ª Regional Jarlem Rodrigues. Ainda fizeram parte da operação 2 agentes do Ministério Público, 5 agentes do Juizado da Infância e da adolescência e 3 agentes do Furepol.
Números
das Operações
07 - instituições participaram das operações
integradas
105 - polícias civis e militares durante as cinco
operações
12 - viaturas
48 - bairros foram visitados pelas forças policiais
311 - pessoas foram abordadas e fiscalizadas
10 - menores encaminhados ao Conselho Tutelar
02 - prisões
em fragrante
02 - armas
brancas apreendidas
02 - trouxinhas de pasta base encontradas