domingo, 2 de dezembro de 2012

sobre o crack

Fluxograma do programa Crack é mostrado a
imprensa em solenidade no Auditório da SESP
 Nonato de Souza/Sesp-AC
 
Lançado oficialmente nesta quarta-feira 28, uma das ações mais importantes da Campanha Nacional de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas. Trata-se do eixo CUIDADO. No País o programa é coordenado pelo Ministério da Justiça em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas – SENAD, MS, ME, SDH e Ministério de Assistência Social. No Estado do Acre a coordenação é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Segurança Pública – SESP.
O Acre foi o 4º Estado da Federação a aderir ao programa. Foi criado para fortalecer a parceria com a União, Estados e Municípios. Depois de publicado o decreto de adesão do Acre ao programa, o Governador Tião Viana assinou decreto Criando o Comitê Estadual de Gestão de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas.
O comitê estadual é composto por representantes da Secretaria de Estadual de Segurança Pública – SESP, Secretaria de Estado da Casa Civil, Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Assistência Social – SEDS, Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos – SEJUDH, Secretaria de Estado de Saúde – SEE Polícia Militar do Estado do Acre, Secretaria Estadual de Polícia Civil – SESPC, Instituto de Administração Penitenciária – IAPEN, Instituto Sócio Educativo – ISE e Bombeiros Militar do Acre.
O programa estadual ficou sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública. O fluxo de atendimento do eixo “Cuidado” será repassado a várias instituições em forma de oficina. Através dessas oficinas haverá um nivelamento de informações atualizadas a cerca dos serviços prestadose moferecidos  no Estado e no Município de Rio Branco as pessoas em situação vulnerável.
Dentro da SESP há um núcleo que participa das ações do comitê, na divulgação do fluxograma de combate ao Crack, durante oficinas de treinamento aos demais parceiros envolvidos com a dinâmica de atuação do programa, especificamente as relacionadas ao eixo Cuidado e Prevenção. É o caso do Núcleo de Apoio Psicossocial – NAP, coordenado pela Psicóloga, Francisca Belém.  Além da participação nas oficinas, o NAP será também o responsável pelo atendimento psicológico da clientela envolvida no projeto que pertencem aos órgãos de segurança.
De acordo com o Secretário de Segurança Pública Ildor Reni Graebner, o Eixo “Cuidado”, foi construído a partir da integração entre as instituições que compõem o comitê, representantes do Ministério Público Estadual, Conselho Tutelar, Coordenadoria e Assessoria da Juventude, Secretaria de Cidadania e Assistência Social e o conselho Estadual de Entorpecentes (CONEN), coordenado pelo Professor Mário Elder. A coordenadoria administrativa do comitê é da servidora Suzi Lamas.
Com as oficinas espera-se inicialmente  a divulgação  dos fluxos  e os   serviços que já estão disponíveis  no município de no Estado. Em segundo lugar espera-se um maior atendimento as pessoas  que estão envolvida com as drogas. Para maiores informações consulte o Centro de Assistência Social – CRAS, fones: 92113950 e 3224-7384.

Nenhum comentário:

Postar um comentário