sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Forúns Comunitários: secretaria e população unidos pela segurança do Acre


Forúns Comunitários: secretaria e população unidos pela segurança do Acre
Escrito por Reni Graebner
Em 18/01/2012
AsCom/Sesp

Com o intuito de envolver a comunidade na definição de ações prioritárias da Política de Segurança, cultivar relações de proximidade das unidades policiais junto aos territórios de sua atuação, a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) está realizando ao longo do mês reuniões com os representantes comunitários das cinco Regionais de Segurança de Rio Branco.     
As reuniões fazem parte da Política de Prevenção e Redução da Violência implantada no Estado, seguindo uma orientação do Governador Tião Viana e representam um canal de diálogo. Neste canal, as autoridades policiais se unem a comunidade e desse modo direcionam suas ações e atuações com o propósito de atender as necessidades do cidadão e da comunidade, nas questões interessantes a Segurança. Neste mês de Janeiro elas estarão acontecendo em todas as Regionais, fruto da pactuação realizada com todos os Coordenadores Comunitários em dezembro de 2011, no auditório da Sesp.
A criação dos Fóruns trouxe a oportunidade da comunidade validar o Plano de Metas para a redução da violência, denominado Pacto pela Paz e permitirá a proposição de iniciativas e ações para os órgãos de segurança.
Estes encontros são o inicio da 1ª etapa de consolidação dos Fóruns Comunitários que foram implantados nas 10 Regionais de Segurança do Estado no decorrer de 2011, com a eleição de representantes de cada comunidade, os chamados Coordenadores, que são responsáveis por levar os problemas de cada Regional de Segurança.Os Fóruns Comunitários foram instituídos sob o viés da filosofia da Policia Comunitária que tem como elemento central, o estabelecimento de parceria com a comunidade. Suas ações se norteiam pela premissa que tanto as instituições estatais quanto a população local, devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas que afetam a segurança pública.
Já no começo deste ano, a Secretaria teve a oportunidade de ouvir duas Regionais. A reunião da Primeira Regional aconteceu dia 12 no Batalhão da Policia Militar, a da Quarta Regional foi no auditório da Sesp, dia 17.
Através dos Coordenadores Comunitários dos Fóruns, foram apontadas as demandas e os problemas prioritários dos bairros. Com isso é feita uma aproximação, envolvendo os Coordenadores, o Comandante do Batalhão e o Delegado. Assim são feitos esclarecimentos quanto ao funcionamento de alguns serviços oferecidos pela Segurança, como o 190 e as informações (ou respostas) são levadas para a comunidade.
O processo conta com o envolvimento e a participação dos diversos segmentos das políticas sociais: Esporte, Cultura, Educação, Saúde e Assistência; representantes de Conselhos, Associações e Entidades não governamentais.
Os coordenadores eleitos pela comunidade terão encontros regulares e serão capacitados para identificar fatores de risco e de proteção existente em sua comunidade; relacionando entidades governamentais, não governamentais e lideranças de seu bairro e assim envolver e articular redes de proteção em sua comunidade, traçando propostas e sugestões de solução para os problemas identificados.
Nestas reuniões terão a oportunidade de Interar-se da agenda de trabalho que a Sesp realizará com os Coordenadores, e assim conscientizar-se da importância que terão na melhoria da oferta do serviço de Segurança Pública no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário