Escrito por Reni Graebner
Em 18/01/2012
AsCom/Sesp
Em 18/01/2012
AsCom/Sesp
As reuniões fazem parte da Política de Prevenção e Redução da
Violência implantada no Estado, seguindo uma orientação do Governador Tião
Viana e representam um canal de diálogo. Neste canal, as autoridades policiais se
unem a comunidade e desse modo direcionam suas ações e atuações com o propósito
de atender as necessidades do cidadão e da comunidade, nas questões interessantes
a Segurança. Neste mês de Janeiro elas estarão acontecendo em todas as Regionais,
fruto da pactuação realizada com todos os Coordenadores Comunitários em
dezembro de 2011, no auditório da Sesp.
A criação dos Fóruns trouxe a oportunidade da comunidade
validar o Plano de Metas para a redução da violência, denominado Pacto pela Paz
e permitirá a proposição de iniciativas e ações para os órgãos de segurança.
Estes encontros são o inicio da 1ª etapa de consolidação dos
Fóruns Comunitários que foram implantados nas 10 Regionais de Segurança do
Estado no decorrer de 2011, com a eleição de representantes de cada comunidade,
os chamados Coordenadores, que são responsáveis por levar os problemas de cada
Regional de Segurança.Os Fóruns Comunitários foram instituídos sob o viés da
filosofia da Policia Comunitária que tem como elemento central, o estabelecimento
de parceria com a comunidade. Suas ações se norteiam pela premissa que tanto as
instituições estatais quanto a população local, devem trabalhar juntas para
identificar, priorizar e resolver problemas que afetam a segurança pública.
Já no começo deste ano, a Secretaria teve a oportunidade de
ouvir duas Regionais. A reunião da Primeira Regional aconteceu dia 12 no
Batalhão da Policia Militar, a da Quarta Regional foi no auditório da Sesp, dia
17.
Através dos Coordenadores Comunitários dos Fóruns, foram
apontadas as demandas e os problemas prioritários dos bairros. Com isso é feita
uma aproximação, envolvendo os Coordenadores, o Comandante do Batalhão e o
Delegado. Assim são feitos esclarecimentos quanto ao funcionamento de alguns
serviços oferecidos pela Segurança, como o 190 e as informações (ou respostas)
são levadas para a comunidade.
O processo conta com o envolvimento e a participação dos
diversos segmentos das políticas sociais: Esporte, Cultura, Educação, Saúde e
Assistência; representantes de Conselhos, Associações e Entidades não
governamentais.
Os coordenadores eleitos pela comunidade terão encontros
regulares e serão capacitados para identificar fatores de risco e de proteção
existente em sua comunidade; relacionando entidades governamentais, não
governamentais e lideranças de seu bairro e assim envolver e articular redes de
proteção em sua comunidade, traçando propostas e sugestões de solução para os
problemas identificados.
Nestas reuniões terão a oportunidade de Interar-se da agenda
de trabalho que a Sesp realizará com os Coordenadores, e assim conscientizar-se
da importância que terão na melhoria da oferta do serviço de Segurança Pública
no Estado.
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